Comando do 2° Distrito Naval comemora o Dia Marítimo Mundial

As Organizações Militares (OM) do Sistema de Segurança do Tráfego Aquaviário subordinadas ao Comando do 2° Distrito Naval realizaram cerimônias comemorativas ao Dia Marítimo Mundial, em 30 de setembro, com a leitura da Ordem do Dia da Diretoria de Portos e Costas. Os eventos aconteceram em Aracaju/SE e nas cidades baianas de Salvador, Ilhéus, Porto Seguro, Juazeiro e Bom Jesus da Lapa.

Em Salvador, a data foi celebrada ainda com a iluminação especial, na cor azul marinho, dos prédios das sedes do Comando do 2° Distrito Naval e da Capitania dos Portos da Bahia, além do Elevador Lacerda e do Forte de Santo Antônio da Barra, que abriga o Farol da Barra. Um dos mais conhecidos cartões postais do Brasil e considerado pela IALA (International Association of Marine Aids to Navigation and Lighthouse Authorities) como Farol Patrimônio do Ano de 2020, o Farol é administrado pela Marinha do Brasil, que também mantém no local o Museu Náutico da Bahia. A iluminação dos monumentos atendeu à iniciativa da IMO (International Maritime Organization) de dar maior visibilidade ao Dia Marítimo Mundial.

Adicionalmente, o link da transmissão da cerimônia realizada pela Marinha foi encaminhado para os militares reserva na área de jurisdição e para a tripulação das OM, pelo aplicativo WhatsApp, juntamente com o vídeo institucional alusivo à data.