
No dia 07 de maio, o Comando Conjunto Bahia realizou a desinfecção biológica do Largo da Mariquita, da Vila Caramuru e da Praça da Sereia, pontos de grande circulação de pessoas no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. Na ação, foram empregados 15 militares do Grupo de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR), coordenado pelo Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador.
A medida foi em atendimento à demanda da Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), por ocasião da alteração do Decreto Municipal que determina alteração do horário do toque de recolher. Visando a reduzir o risco de contaminação pelo coronavírus entre os frequentadores desses locais, que concentram bares, restaurantes e comércio de rua, a desinfecção foi realizada com quaternário de amônia, uma substância de alta eficiência desinfetante, que não prejudica a saúde humana e preserva as superfícies onde é aplicada.
Desde o início da pandemia, em março de 2020, o Comando Conjunto Bahia realizou mais de 170 ações de desinfecção, incluindo importantes pontos turísticos e de grande circulação de pessoas na capital baiana, como o Caminho da Fé, Igreja do Bonfim, Elevador Lacerda e praças Thomé de Souza, Cruz Caída, da Sé e Cairu, além do Plano Inclinado Gonçalves, que liga o Centro Histórico ao bairro do Comércio. A ação também alcançou outros equipamentos, como a Casa do Carnaval, Casa do Rio Vermelho, Farol da Barra e fortes de São Diogo e Santa Maria.