Comandante do 2º Distrito Naval profere palestra para jovens em escola de Salvador.

No dia 5 de julho, o Comandante do 2º Distrito Naval (Com2ºDN), Vice-Almirante Almir Garnier Santos, realizou a abertura da operação “Cisne Branco” 2017 na cidade de Salvador, por meio de uma palestra para estudantes dos níveis fundamentais e médio do Colégio São Bento, tradicional instituição de ensino da capital baiana, com 112 anos de existência.

 

Na apresentação, o Com2ºDN destacou os principais aspectos do concurso e falou sobre relevantes temas que foram abordados na operação Cisne Branco ao longo dos anos, como a importância do mar para os brasileiros, a Amazônia Azul e as atividades desenvolvidas pela Marinha do Brasil em prol da defesa da pátria e dos brasileiros, além da carreira militar e as formas de ingresso na força naval.

 

Além dos alunos, professores e coordenadores do Colégio São Bento, também participaram do evento as alunas Marseille Marie Moliel, representante da escola e vencedora distrital da operação Cisne Branco 2016, no ensino fundamental, e a vencedora nacional do ensino médio no mesmo ano, Marina Quezia Mota Alves, que conversaram com os estudantes e apresentaram sugestões para a elaboração de uma boa redação.

Marina Quezia, falou sobre o quanto o prêmio na operação Cisne Branco tem ajudado no seu reconhecimento acadêmico. “Toda vez que participo de um processo seletivo e os avaliadores percebem que fui agraciada por uma instituição tão prestigiada como a Marinha do Brasil, dizem que eu estou previamente pré selecionada, somente pelo fato de ter sido reconhecida por uma instituição desta magnitude. Esta é a grande herança que a OCB deixou para minha vida”, pontuou. Marseille Marie participará mais um ano da operação Cine Branco, agora no ensino médio. “Será mais uma oportunidade de adquirir experiência e conhecimento. Mesmo que não consiga lograr êxito, terei orgulho de expressar o conhecimento adquirido em pequenas linhas, por isso acredito ser muito importante que o participante busque o aprendizado para elaborar uma boa redação”, ressaltou.

Ao longo da programação do evento, os estudantes do Colégio São Bento ainda tiveram a oportunidade de assistir uma apresentação da banda de música do Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador e visitar uma exposição de maquetes dos meios navais subordinados ao Comando do 2º Distrito Naval, além do estande do Serviço de Recrutamento Distrital do Com2ºDN, onde receberam orientações sobre como ingressar na Marinha.