Comandante da Marinha participa das comemorações do Jubileu de Ouro da Base Naval de Aratu

A Base Naval de Aratu (BNA) realizou, no dia 3 de junho, a cerimônia alusiva aos 50 anos de sua criação. Sua origem remonta à Segunda Guerra Mundial, quando os Estados Unidos da América construíram a Base Aeronaval “Aratu Seaplane Base”. Em 3 de junho de 1969, após estudos realizados pela MB, foi criada a BNA.

 

A cerimônia teve a honra de ser presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, e relembrou os feitos da Base ao longo do seu primeiro cinquentenário, bem como destacou a sua importância no contexto naval da Marinha do Brasil. Além da sua tripulação, composta por militares e servidores civis, o evento contou com a presença do Comandante do 2º Distrito Naval, Vice-Almirante Marcelo Francisco Campos, entre outras autoridades das Forças Armadas, Auxiliares e civis. Após a cerimônia, foram descerradas as placas em homenagem ao Jubileu de Ouro e, por dever de justiça, aos ex-comandantes da BNA que contribuíram para a história da Base e prestigiaram a cerimônia com suas presenças: C Alte Edgar Luiz Siqueira Barbosa, C Alte Marcio Tadeu Francisco das Neves, CMG Marcus Vinícius de Castro Loureiro, CMG (Refº) Dacio Cunha Gomes, CMG (Refº) Milton Alves Ramires, CMG (RM1) Sérgio A. Pereira Joau e Silva e CMG (RM1) Marcos Carvalho Costa.

 

Na Ordem do Dia, o Comandante da BNA, Capitão de Mar e Guerra (EN) Francisco Joailton de Lima, declarou: “Na certeza do dever cumprido, alicerçado no comprometimento da tripulação atual e dos que viveram e construíram esses 50 anos de história da Base Naval de Aratu, desde o marinheiro mais moderno, servidor civil artífice até os oficiais, cada um com sua contribuição e importância, na busca de prover o melhor e enaltecer o nome da Base, estamos unidos e prontos para enfrentar e superar os desafios vindouros, sustentando nosso lema ‘Garantimos em terra, a Segurança no mar’”.