Com2ºDN celebra 200 anos do primeiro içamento do pavilhão nacional em navio de guerra brasileiro

No dia 10 de novembro, o Comando do 2º Distrito Naval realizou, no convoo do Navio Doca Multipropósito Bahia (NDM Bahia), segundo maior navio da Força Naval, um cerimonial à bandeira comentado. A solenidade, que contou com a presença de autoridades civis e militares, aconteceu em alusão ao primeiro içamento do Pavilhão Nacional em navio de guerra brasileiro 200 anos.

O evento integra o calendário de comemorações do bicentenário da independência do Brasil e ocorreu no mesmo dia em que se comemora o Segundo Centenário da Esquadra Brasileira, criada para combater as forças navais portuguesas nas lutas pela independência do país, que teve seu batismo de combate na Bahia, e cujo surgimento significou para o Brasil a manutenção da unidade do nosso território.

Na oportunidade aconteceu, ainda, a cerimônia de entrega da Medalha Amigo da Marinha, em reconhecimento às instituições e personalidades civis e militares que se destacam no relacionamento com a Força, consideradas fundamentais para o fortalecimento do Poder Marítimo do país, pois atuam voluntariamente na divulgação dos valores e tradições da Marinha do Brasil e da importância da mentalidade marítima junto à sociedade.