Cerimônias em Salvador marcam os 154 anos da Batalha Naval do Riachuelo

Em comemoração aos 154 anos da Batalha Naval do Riachuelo, o Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN) realizou a cerimônia militar no Farol da Barra, conhecido cartão postal de Salvador (BA), na manhã do dia 11 de junho.

Na ocasião, foram lidas a mensagem do Presidente da República e a Ordem do Dia do Comandante da Marinha alusivas à data. Também houve a imposição de condecorações da “Ordem do Mérito Naval” a militares e personalidades que se destacaram e prestaram relevantes serviços à Marinha do Brasil. Enquanto isso, no mar, nas proximidades do Farol da Barra, a Corveta “Caboclo”, os Navios-Patrulha “Gravataí” e “Guaratuba”, o Aviso de Patrulha “Dourado” e os Navios-Varredores “Aratu”, “Atalaia” e Albardão”, todos subordinados ao Comando do 2º Distrito Naval, chamaram a atenção dos frequentadores da orla da Barra, que se surpreenderam com a Parada Naval.

No dia anterior (10), o Comandante do 2º Distrito Naval, Vice Almirante Marcelo Francisco Campos, e o Presidente da Associação Comercial da Bahia, Adary Oliveira, fizeram uma aposição floral no monumento em homenagem aos mortos na Guerra do Paraguai, localizado na Praça Riachuelo. Em seguida, na sede do Com2ºDN, durante cerimônia interna, foram realizadas a imposição das medalhas Mérito Militar e Mérito Marinheiro e a entrega de divisas aos militares promovidos. Além de Salvador, os 154 anos da Batalha Naval do Riachuelo também foram comemorados nas cidades de Aracaju (SE), Pirapora (MG), Ilhéus, Porto Seguro, Juazeiro e Bom Jesus da Lapa (BA).