Capitania dos Portos da Bahia realiza Operação “Corpus Christi” na Baía de Todos-os-Santos e no Arquipélago de Cairu

Durante o período de 2 a 6 de junho, a Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) realizou a Operação “Corpus Christi”, que teve o objetivo de intensificar as ações de fiscalização do tráfego aquaviário e de patrulhamento na Baía de Todos-os-Santos (BTS), em Salvador; e no arquipélago de Cairu, localizado no Baixo Sul da Bahia.

 

A operação foi realizada com a participação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Município de Salvador (SEDUR) e da Polícia Militar da Bahia (PMBA), que atuaram na fiscalização das embarcações, de modo a coibir a realização de eventos clandestinos em embarcações e crimes ambientais. Em Cairu, a Prefeitura Municipal também atuou na fiscalização do cumprimento dos decretos municipais e estaduais de combate à pandemia de COVID-19.

Durante a ação na BTS, foram empregadas as lanchas blindadas Guaiúba e Caraúna, subordinadas ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Leste, e duas motos aquáticas da CPBA. No total da operação, foram abordadas 128 embarcações, com 21 notificações emitidas, tendo sido apreendidas 03 delas. Adicionalmente, foram realizados 16 testes de alcoolemia nos condutores de embarcações.