Capitania dos Portos da Bahia apoia a realização da procissão de Bom Jesus dos Navegantes em Salvador – BA

Após uma pausa em 2021, por motivos de restrições à aglomeração, no dia 01 de janeiro de 2022, a tradicional procissão de Bom Jesus dos Navegantes retornou ao calendário com uma configuração totalmente marítima, sem nenhum tipo de translado terrestre.

Esta procissão é secular, sendo realizada desde o período imperial. Todo primeiro dia do ano, navegadores e portuários buscam a benção do Bom Jesus dos Navegantes para iniciarem os trabalhos relacionados com o mar. Como de praxe, desde 1964, coube à Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) vistoriar a Galeota “Gratidão do Povo”, uma embarcação a remo, que carrega a imagem do Bom Jesus desde 1892; e fazer a escolta do cortejo, que, após a realização da missa na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, desatracou do cais da CPBA, passou pelo Farol da Barra e seguiu para a região da Ribeira, onde a imagem desembarcou, retornando para a Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem.

Na edição de 2022, além das embarcações da CPBA, uma aeronave IH-6 do Primeiro Esquadrão de Helicópteros de Instrução (HI-1), da Força Aeronaval, também participou do evento, ajudando na coordenação e na cobertura fotográfica. O cortejo chegou a ser seguido por cerca de 30 embarcações, que, junto com as lanchas da CPBA, acompanharam a imagem do Bom Jesus dos Navegantes durante o seu trajeto.