Base Naval De Aratu passa por Vistoria de Segurança de Mergulho 

Entre 25 e 28 de outubro, a Base Naval de Aratu (BNA), na qualidade de Organização Militar Específica de Mergulho (OMEM), recebeu a Comissão de Vistoriadores para realização da Vistoria de Segurança de Mergulho (VSMG). Cabe destacar que a BNA se tornou a primeira Organização Militar da MB a passar por uma VSMG desde a aprovação da publicação ComForS-265 (Manual de Segurança de Mergulho).

Com o propósito de identificar perigos da Atividade Especial de Mergulho (AEM), propor recomendações de segurança e definir se a BNA está apta para conduzir e apoiar operações de mergulho, a VSMG ocorreu em duas fases. Na primeira, foram verificadas as condições de material, do local de trabalho, o acionamento do Plano de Emergência de Mergulho (PEMG) e o cumprimento das Listas de Verificação. Já na segunda fase, foi verificada a aplicação das técnicas de mergulho desde o seu planejamento até a sua finalização, visando à identificação de perigos.

Durante a VSMG, a Comissão de Vistoriadores realizou uma reunião com a participação das Organizações Militares da área do Comando do 2° Distrito Naval com capacidade de apoiar AEM, a fim de padronizar e disseminar procedimentos para o gerenciamento da segurança, orientando a prevenção e investigação de acidentes de mergulho.