Base Naval de Aratu conclui o reparo da porta batel do dique seco Almirante Abel Campbell de Barros

A Base Naval de Aratu (BNA) encerrou o mês de fevereiro com a conclusão da manobra de desdocagem da porta batel do dique seco Almirante Abel Campbell de Barros, após a execução dos reparos, que permitiram a recuperação das condições de operacionalidade, uma maior celeridade nas manobras de docagem/desdocagem e o aprimoramento da segurança e confiabilidade do dique.

O reparo foi custeado, exclusivamente, por meio de recursos extra-MB. Dentre os principais serviços realizados, destacam-se: reparo de quatro válvulas principais de 16 polegadas; troca de anodos; instalação de novo vedante em uma das faces da porta batel; e reparos estruturais, elétricos e mecânicos.

A porta batel estava docada no Sistema de Elevação de Navios (SELENA) da BNA e exigiu uma programação precisa dos reparos, para que se obtivesse a melhor altura de maré para a docagem/desdocagem. A partir do seu restabelecimento, a BNA retoma as condições operacionais do dique seco e do SELENA, de modo a que possa efetuar os reparos nos meios navais, bem como atender aos clientes extra-MB. Assim, com o êxito alcançado nesse importante reparo, a Base Naval de Aratu reitera o seu lema: "Garantimos em terra a segurança no mar”.