
Em evento realizado no Hotel de Trânsito de Inema, no Complexo Naval de Aratu, o Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN) celebrou duas datas que marcam o calendário da Marinha: o 131º aniversário do Corpo de Engenheiros da Marinha e o Dia das Comunicações Navais. A cerimônia, realizada no dia 15 de abril, foi presidida pelo Comandante do Com2ºDN, o Vice-Almirante Humberto Caldas da Silveira Júnior e contou com a presença dos Comandantes da Base Naval de Aratu, Capitão de Mar e Guerra Érico Sant’anna Vilela, e da Estação Rádio da Marinha em Salvador, Capitão de Corveta Leonardo Freitas Daflon da Silva.
As organizações militares foram representadas por conta das suas atividades-fim. A Base Naval é reconhecida por sua estrutura de reparo de navios, inclusive atendendo ao público civil, e lota atualmente 29 engenheiros. Já a Estação Rádio é a responsável pelo controle das Comunicações Navais na área dos estados da Bahia e Sergipe.
Em seu discurso, o Comandante do Com2ºDN exaltou a importância dos quadros para a Marinha e destacou que, com os novos meios desenvolvidos e adquiridos pela força naval, é imprescindível que os militares se mantenham atentos às novas tecnologias e busquem o aprimoramento técnico-profissional.
Após a leitura das Ordens do Dia, em referência às datas comemorativas, expedidas pela Diretoria Industrial da Marinha e pela Diretoria de Comunicações e Tecnologia da Informação da Marinha, houve a entrega da Medalha Mérito Engenharia da Marinha e do Prêmio de Operador Padrão. Foram agraciados com a medalha, o SO-MI Manoel Miranda Costa e o SO-MO Alberto Pereira Junior e como operador padrão o CB-CN Michel Silva De Jesus. Os militares receberam do Vice-Almirante Humberto as respectivas honrarias.
Devido à situação epidemiológica atual, o evento foi realizado em espaço aberto, seguindo todos os protocolos de segurança e restrito a representações internas.