Fiscalização na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco

Agencia de Fluvial de Juazeiro participa de Fiscalização na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco

No período de 24 de abril a 06 de maio, a Agência Fluvial de Juazeiro (AgJuiazeiro) participou da 37ª etapa do Programa de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, que ocorreu em Juazeiro e em mais nove municípios da região do Vale do São Francisco: Remanso, Sobradinho, Uauá, Campo Alegre de Lourdes, Curaçá, Casa Nova, Sento Sé, Pilão Arcado e Jaguarari.

A Marinha do Brasil e o IBAMA formaram a Equipe Aquática, que teve a atribuição de fiscalizar e coibir a pesca predatória e a operação de dragas de extração mineral ilegais. Paralelamente, a equipe da AgJuazeiro realizou ações de Inspeção Naval promovendo a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no rio e a prevenção da poluição hídrica causada por embarcações e suas instalações de apoio no Lago do Sobradinho e em sua jusante.

O FPI é um trabalho interagências de prevenção e combate à degradação do meio ambiente, realizado por diversos órgãos que tenham atuação direta ou alguma interface com questões ambientais.

Durante as ações, os Inspetores Navais da AgJuazeiro, em conjunto com agentes do IBAMA, notificaram cinco embarcações, fizeram a apreensão de 250 kg de pescado e recolheram mais de 6 mil metros de redes de pesca irregulares.