2º Distrito Naval celebra os 151 anos da Batalha Naval do Riachuelo

2º Distrito Naval celebra os 151 anos da Batalha Naval do  Riachuelo

Uma aposição floral e uma cerimônia cívico-militar marcaram, na manhã do dia 10 de junho, em Salvador, a passagem do aniversário de 151 anos da vitória brasileira na Batalha Naval do Riachuelo. Às 8h, o Comandante do 2º Distrito Naval, Vice-Almirante Cláudio Portugal de Viveiros, e o Presidente da Associação Comercial da Bahia, Luiz Fernando Studart Ramos de Queiroz, depositaram uma coroa de flores no monumento aos mortos da Guerra do Paraguai, na Praça Riachuelo.

Já na sede do Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN), no bairro do Comércio, a cerimônia comemorativa foi realizada a partir das 10h, com revista às tropas, leitura da Ordem do Dia do Comandante da Marinha e da mensagem do Vice-Presidente da República em exercício do cargo de Presidente da República e imposição das condecorações da “Ordem do Mérito Naval” a autoridades e personalidades civis e militares. O evento foi finalizado com o tradicional desfile militar.

Sobre o aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, o Vice-Almirante Viveiros afirmou: “A Data Magna da Marinha nos permite celebrar os feitos históricos e atos heroicos dos que lutaram em Riachuelo e também cultuar, até os dias atuais, seus exemplos de liderança, patriotismo e dedicação”.

Cerimônias cívico-militares alusivas aos 150 anos da Batalha Naval do Raichuelo também foram realizadas nas Organizações Militares subordinadas ao Com2ºDN situadas nas cidades de Aracaju-SE, Pirapora-MG, Ilhéus, Porto Seguro, Juazeiro e Bom Jesus da Lapa-BA.