Dando continuidade a uma série de ações voltadas ao desenvolvimento econômico do Estado da Bahia nas questões ligadas ao mar, a Assembléia Legislativa da Bahia (ALBA) realizou, no dia 24 de outubro, uma Sessão especial sobre “Economia do Mar, perspectivas e desafios” de um setor que movimenta, anualmente, cerca de R$ 80 bilhões na Bahia, e cerca de R$ 2 trilhões na economia brasileira.
O encontro foi proposto pelo Deputado Eduardo Salles e conduzido pelo presidente da ALBA, Deputado Adolfo Menezes. No discurso de abertura, o proponente da sessão agradeceu a presença expressiva dos atores do setor, entre eles representantes da Marinha do Brasil, empresários e pesquisadores da Economia do Mar. Na oportunidade, o parlamentar informou que, na semana passada, foi publicado o Projeto de Lei n° 25.085/2023, que prevê a criação da Política Estadual de Incentivo da Economia do Mar como estratégia de desenvolvimento socioeconômico do Estado da Bahia. O projeto estabelece a criação de um arcabouço legal que autoriza o Poder Executivo a incentivar diversas atividades relacionadas à Economia do Mar.
Além dos parlamentares, o evento contou com a participação do Comandante do 2º Distrito Naval, Vice-Almirante Antonio Carlos Cambra, do Secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, Contra-Almirante Ricardo Jaques Ferreira, que fizeram apresentações sobre “Economia do Mar na Bahia” e “Planejamento Espacial Marinho”, respectivamente. Adicionalmente, prestigiaram o evento os Secretários Estaduais de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Planejamento, e a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico de Salvador.
