
Comemorado no dia 16 de novembro, o Dia Nacional da Amazônia Azul foi lembrado em diversos eventos realizados em Salvador, nos meses de outubro e novembro. No dia 23 de outubro, a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) realizou uma sessão especial sobre “Economia do Mar e a importância da Amazônia Azul para a Bahia”, que contou com a presença de diversas autoridades do estado e do município, além de membros de diversos setores da sociedade.
No dia 5 de novembro, a Base Naval de Aratu recebeu a competição de Triathlon Sprint Salvador - “Edição Especial Amazônia Azul”, etapa realizada pela Federação Baiana de Triathlon, com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia e da Marinha do Brasil.
O Museu do Mar Aleixo Belov, localizado no Centro Histórico de Salvador, promoveu no dia 12 de novembro, uma palestra sobre a “Importância da Amazônia Azul sob o olhar da Marinha do Brasil”, que contou com a participação de aproximadamente 80 pessoas. Ainda no dia 12, o Yatch Clube da Bahia realizou um treino alusivo à Amazônia Azul na “prainha” do Comando do 2o Distrito Naval (Com2oDN), com barcos da Classe Optimist.
No dia 16, a Associação Comercial da Bahia (ACB) sediou um evento que reuniu representantes da Marinha do Brasil, entre eles o Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, e representantes do BNDES, Prefeitura de Salvador, Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, deputados, gestores, pesquisadores e empresários, com o propósito de chamar a atenção da sociedade baiana para as oportunidades econômicas a partir da exploração sustentável do mar brasileiro.
No mesmo dia 16, o prédio do Com2oDN e o Farol da Barra foram iluminados na cor azul, em alusão ao Dia Nacional da Amazônia Azul. Por fim, no período de 14 a 19 de novembro, a Marinha do Brasil montou uma exposição no Salão Náutico Grand Pavois, realizado na Bahia Marina, onde foi realizada, no dia 16 de novembro, palestra sobre as atividades da Capitania dos Portos da Bahia e a importância da Amazônia Azul.