Pular para o conteúdo principal

08/05/2025 - Com2ºDN celebra 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial

  • Publicado em 08/05/2025 - 19:19
  • Atualizado em 08/05/2025 - 19:24
Compartilhe:

A Marinha do Brasil (MB) celebrou nesta quinta-feira (8) os 80 anos do “Dia da Vitória” no Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN), em Salvador. A data representa o momento histórico em que as tropas aliadas superaram as forças nazistas e fascistas durante a Segunda Guerra Mundial. A MB teve papel relevante na Guerra, especialmente na Batalha do Atlântico Sul nas águas da Bahia.

Em agosto de 1942, o submarino alemão “U-507” iniciou uma série de ataques brutais à navegação mercante. Em apenas quatro dias, navios como o “Itagiba” e “Arará”, atacados no litoral de Morro de São Paulo; o veleiro “Jacira”, canhoneado no litoral de Itacaré; o “Hammaren”, de bandeira Sueca, torpedeado ao largo de Salvador; além do “Baependy”, “ e “Aníbal Benévolo”, no litoral sergipano, foram afundados, ceifando mais de 600 vidas brasileiras. 

Em Salvador, a resistência veio com a defesa marítima do Comando Naval do Leste; a antiga Capitania dos Portos viu nascer a 4ª Companhia Regional de Fuzileiros Navais, com 150 praças. “Neste Dia da Vitória, renovamos o nosso compromisso com a paz, a soberania e a memória. Que esta geração e as que virão saibam que o mar é também uma fonte de vida, é uma barreira para nossa defesa, é o caminho de crescimento nacional”, registrou o Comandante do 2ºDN, Vice-Almirante Gustavo Calero Garriga Pires. 

Participaram da cerimônia representantes do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB); Polícia Militar da Bahia; Corpo de Bombeiros Militar da Bahia; Escoteiros do Mar; Sociedade Amigos da Marinha (Soamar); Associação de Ex-Combatentes do Estado da Bahia e Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais; além de convidados da sociedade civil e da indústria naval baiana.


Cerimônia cívico-militar reuniu civis e militares no Com2ºDN

 


Homenagem celebrou 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial

Compartilhe: