Notícias do CIAGA

O Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no dia 28 de março de 2018, reinaugurou a Sala Ambiente de Navegação (G-104), patrocinada pela “De Moura Shipping LTDA.” desde 2007. A sala de aula passou por ampla modernização, incluindo reforma estrutural e de acabamentos, além de troca de equipamentos.

Estiveram presentes na reinauguração o Diretor-Geral de Navegação, Almirante de Esquadra LEONARDO PUNTEL, o Comandante do CIAGA, Contra-Almirante AMINTAS DA SILVA VIAMONTE, o Superintendente de Ensino, Contra-Almirante (RM1) CID AUGUSTO CLARO JUNIOR, o Capitão de Longo Curso SÉRGIO DE MOURA, presidente da “De Moura Shipping LTDA”, além de membros da Comunidade Marítima, militares, professores e alunos.

Por meio dessa parceria, os alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) e do Programa do Ensino Profissional Marítimo (PREPOM) ganham infraestruturas modernas e confortáveis para se dedicarem aos estudos náuticos.

 

 

Diretor-Geral de Navegação, Almirante de Esquadra LEONARDO PUNTEL, e Capitão de Longo Curso SÉRGIO DE MOURA inauguram a Sala Ambiente de Navegação no CIAGA.

No dia 21 de março de 2019, o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) recebeu a visita do Presidente da Escola Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) de Portugal, o Sr. LUIS FELIPE BATISTA, acompanhado pelo Vice-Presidente dessa Escola, Professor LUIS MENDONÇA. A ENIDH é a única escola pública nacional de formação marítima de Portugal, oferece graduação em Náutica, Máquinas, Engenharia Eletrotécnica Marítima, Gestão de Transporte e Logística, e Gestão Portuária, cursos de aperfeiçoamento em Náutica e Máquinas e cursos técnicos destinados a formar quadros intermediários capazes de realizar atividades de manutenção e reparos em navios.

Durante o encontro, o Comandante do CIAGA, Contra-Almirante AMINTAS DA SILVA VIAMONTE, apresentou as instalações do Centro de Instrução, como as Salas de Aulas, os Laboratórios, os Simuladores de Passadiço e de Praça de Máquinas, o Grêmio de Vela e os Camarotes dos alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM).

Ainda nesta ocasião, foram iniciadas tratativas e aprofundamento de diálogo entre as autoridades, de modo a permitir uma análise das possibilidades de cooperação entre as Instituições futuramente.

 

Contra-Almirante VIAMONTE recebe o Presidente e o Vice-Presidente da ENIDH de Portugal em visita ao CIAGA.

 

Contra-Almirante VIAMONTE apresenta o Grêmio de Vela do CIAGA

No domingo, dia 10 de março de 2019, os alunos da Escola de Formação da Marinha Mercante (EFOMM), em clima de integração, participaram da 14ª CISM Day Run - Corrida da Paz 2019, no Posto 6 em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro. O evento reuniu mais de 2 mil participantes para também celebrar o lema "Amizade través do esporte".

A Corrida da Paz acontece, anualmente, para comemorar a criação do Conselho Internacional de Esporte Militar (CISM). O objetivo, segundo os organizadores, é integrar as Forças Armadas e a sociedade por intermédio do esporte, contribuindo para a paz mundial. A Corrida da Paz é coordenada pelo Ministério da Defesa e, neste ano, o Comando da Aeronáutica foi o responsável pela organização e execução do evento.

No dia 8 de março de 2019, o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) comemorou o Dia Internacional da Mulher em homenagem àquelas que compõem a força de trabalho feminina desta Organização Militar.

Na ocasião, o Contra-Almirante AMINTAS DA SILVA VIAMONTE, Comandante deste Centro de Instrução, presenteou, com flores, militares, Servidoras Civis, professoras e funcionárias da Fundação de Estudos do Mar (FEMAR), exaltando o “Empoderamento das mulheres na Comunidade Marítima”, tema escolhido pela Organização Marítima Internacional para 2019, e enaltecendo a delicadeza, o dinamismo, o entusiamo e o comprometimento das mulheres nas atividades do CIAGA.

Além do caráter festivo e comemorativo, a celebração do Dia Internacional da Mulher, no CIAGA, buscou fortalecer a conscientização de todos quanto à igualdade de gênero e à importância crescente das mulheres na sociedade mundial.

Parabéns a todas mulheres!

No dia 19 de fevereiro de 2019, a Capitã de Cabotagem Daisy Lima da Silva palestrou para os alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), no auditório do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA). O tema “Liderança a bordo nos dias atuais” é de suma relevância para os alunos da EFOMM, considerando a necessidade dos futuros oficiais aprimorarem a comunicação, a fim de conseguirem transmitir ordens com clareza e precisão na busca pela perfeita execução da manobra a bordo de navios mercantes.

Comandante Daisy palestra para alunos da EFOMM

No dia 19 de fevereiro de 2019, foi realizada, no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), a Cerimônia de abertura do Ano Esportivo da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM). O calendário esportivo do CIAGA, para o ano de 2019, é constituído de um conjunto de competições internas e externas como MERCAER, XI MERCNAV, Dia do ComCA, Regatas à vela e a remo constantes do Calendário anual da Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro e do Circuito Poder Marítimo de Remo em Escaler, competições de corrida de orientação e diversos amistosos desportivos. Para os alunos, é uma grande oportunidade para desenvolver a formação moral por meio do esporte, estimular a confraternização e estreitar laços de camaradagem.

 

Cerimônia de abertura do Ano Esportivo

Acendimento da pira

 

 

 

 

No dia 25 de janeiro de 2019, foi realizada, no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), a cerimônia de Entrega de Platinas dos Alunos do 1º ano da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM). O evento, que marcou o fim da adaptação dos alunos recém-ingressos na EFOMM, contou com a presença dos padrinhos, madrinhas e familiares dos alunos.

Na sequência, ocorreu a solenidade de entrega de barretes de adaptadores e auxiliares aos alunos do terceiro e segundo ano, respectivamente, os quais foram voluntários para a função, abdicando do seu período de férias a fim de contribuírem para a formação dos novos alunos.

 

Celebração entre pais e alunos na Entrega de Platina.

 

Entrega de barrete de Adaptador

 

No dia 1º de fevereiro de 2019, no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), foi realizada a Aula Inaugural do Curso de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), que marca o início do ano letivo, com a presença do Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante ROBERTO GONDIM CARNEIRO DA CUNHA, do Comandante do CIAGA, Contra-Almirante AMINTAS DA SILVA VIAMONTE, de autoridades navais, da Comunidade Marítima, de professores e do Corpo de Alunos.

 

Como objetivo de colaborar com a formação dos futuros mercantes, a Capitã de Longo Curso HILDELENE LOBATO BAHIA, primeira mulher a comandar um navio no Brasil, ministrou a aula para 473 alunos, sendo 118 alunas. O tema apresentado foi: “Empoderamento das mulheres na Comunidade Marítima”.

 

Esse tema foi selecionado pela Organização Marítima Internacional (IMO), para 2019, como uma oportunidade para aumentar a conscientização sobre a importância da igualdade de gênero e ressaltar a significante contribuição que realizam as mulheres de todo o mundo no setor marítimo.

 

A Comandante HILDELENE defendeu a desmitificação de que o ambiente a bordo é hostil, sendo possível trabalhar, em harmonia, marinheiros e marinheiras em uma mesma tripulação. O CIAGA busca incentivar os alunos e solidificar sua formação por meio da transmissão de conhecimento de mercantes experientes. A Capitã de Longo Curso HILDELENE é um exemplo que motiva os alunos a seguirem a carreira marítima.

 

 

Capitã de Longo Curso HILDELENE e as 118 alunas da EFOMM

 

Capitã de Longo Curso HILDELENE palestrando para alunos da EFOMM

 

O Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) iniciou, em 7 de Janeiro, o Período de Adaptação para os candidatos aprovados no Exame de Conhecimentos, na Seleção Psicofísica e no Teste de Suficiência Física, constantes do Processo Seletivo de Admissão às Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (PS EFOMM/ 2019).

O período de Adaptação tem duração de três semanas, com o propósito de receber a documentação do candidato, promover a sua integração na estrutura organizacional do CIAGA e permitir a ambientação como a rotina e as atividades de aluno da EFOMM.

Nessa ocasião, os 173 candidatos selecionados (128 do sexo masculino e 45 do sexo feminino), dentre eles 7 candidatos estrangeiros (3 de Cabo Verde, 2 do Paraguai e 2 do Panamá), são instruídos sobre a conduta militar e realizam tarefas práticas e teóricas que permitem aferir o condicionamento físico de cada um e a aptidão para iniciar as atividades curriculares, sob os cuidados médicos e nutricionais necessários.

Depois desse período, os candidatos, doravante alunos, serão integrados ao Corpo de Alunos do CIAGA para iniciar o Curso de Formação de Oficiais da Marinha Mercante nas áreas de Náutica ou Máquinas, com duração de três anos, em regime de internato.

 

No dia 06 de Dezembro de 2018, foi realizada no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha, a cerimônia de Declaração de Praticantes-Oficiais da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), Turma “Aluno VINÍCIUS COSTA”. O evento foi presidido pelo Comandante da Marinha, o Almirante de Esquadra EDUARDO BARCELLAR LEAL FERREIRA, e contou com a participação do Ex -Ministro da Marinha, o Almirante de Esquadra MAURO CESAR RODRIGUES PEREIRA, do Ex-Comandante da Marinha, o Almirante de Esquadra JULIO SOARES DE MOURA NETO, de membros do Almirantado, autoridades navais, representantes da Comunidade Marítima, Integrantes da turma “Chefe de máquinas JOSÉ JOAQUIM VICENTE” que completou 50 anos de formados este ano, familiares e amigos dos formandos.

 

 

 

 

No dia 03 de Dezembro de 2018, foi realizada, no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), a palestra com o tema: "Conhecendo o Tribunal Marítimo" para os alunos da escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), proferida pelo Vice-Almirante (RM1) WILSON PEREIRA DE LIMA FILHO, Juiz-presidente do Tribunal Marítimo.

 

 

 

 

No dia 30 de Novembro de 2018, foi realizada a Cerimônia de Transmissão do cargo de Comandante do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), do Contra-Almirante VANLEY MONTEIRO SOARES para o Contra-Almirante AMINTAS DA SILVA VIAMONTE, presidida pelo Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante ROBERTO GONDIM CARNEIRO DA CUNHA. Ao final, os alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) desfilaram em continência ao novo Comandante.

 

 

 

Vanha particpar deste torneio com os alunos da EFOMM.

DATA: 06/10/18

HORÁRIO: 09:00

LOCAL: SALÃO NOBRE DO GRÊMIO DE VELA – AV BRASIL, 9020 – OLARIA -RJ

 

VAGAS LIMITADAS

INSCRIÇÃO:http://ngforms.ngprofessionals.com.br/sistema/builder/rander_form/1b3207a489ab83d46f74864b9bf0c3088652c718