Notícias do CIAGA

Dia 22 de outubro

Palestras:

 

          No dia 29 de abril de 2020, o Comandante de CIAGA, Contra-Almirante ANDRÉ, junto ao Departamento de Saúde e representantes da Superintendência, de Ensino, ministraram a palestra "Orientações para o Licenciamento da EFOMM durante o período de pandemia".

 

          Logo após a palestra, os Oficiais do Corpo de Alunos da EFOMM, efetuaram as entregas dos Kits de Prevenção ao COVID-19 para os alunos.

Em 20 de abril de 2020, ocorreu a transmissão do Cargo de Comandante do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha. Assumiu o cargo o Contra-Almirante ANDRÉ MORAES FERREIRA. A cerimônia foi presidida pelo Diretor de Postos e Costas, Vice-Almirante ALEXANDRE CURSINO DE OLIVEIRA.

No dia 02 de Abril de 2020, o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), recebeu a visita do Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante ROBERTO GONDIM CARNEIRO DA CUNHA.

Na ocasião, ocorreu um almoço de confraternização em homenagem e despedida ao Vice-Almirante ROBERTO, tendo em vista sua tranferência para a reserva em abril deste mesmo ano.

O Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) comemorou o Dia Internacional da Mulher em homenagem àquelas que compõem a força de trabalho feminina desta Organização Militar.

Na ocasião, o Contra-Almirante AMINTAS DA SILVA VIAMONTE, Comandante deste Centro de Instrução, presenteou, com flores, militares, Servidoras Civis, professoras e funcionárias da Fundação de Estudos do Mar (FEMAR), enaltecendo a delicadeza, o dinamismo, o entusiamo e o comprometimento das mulheres nas atividades do CIAGA.

Além do caráter festivo e comemorativo, a celebração do Dia Internacional da Mulher, no CIAGA, buscou fortalecer a conscientização de todos quanto à igualdade de gênero e à importância crescente das mulheres na sociedade.

No dia 11 de março de 2020, ocorreu, no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), o lançamento do livro “O Mar como Destino”, escrito pelo Capitão de Longo Curso ALVARO JOSÉ DE ALMEIDA JÚNIOR, presidente do Centro de Capitães da Marinha Mercante. Os alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) se reuniram no auditório Almirante Newton Braga para uma palestra de apresentação do livro e, logo após, seguiram para uma sessão de autógrafos no hall de entrada do auditório.

O evento contou com as presenças do Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante ROBERTO GONDIM CARNEIRO DA CUNHA, do Comandante do CIAGA, Contra-Almirante AMINTAS DA SILVA VIAMONTE, do Superintendente de Ensino deste Centro de Instrução, o Contra-Almirante CID AUGUSTO CLARO JUNIOR e dos alunos da EFOMM.

 

No dia 17 de fevereiro de 2020, foi realizada, no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), a Cerimônia de abertura do Ano Esportivo da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM). O calendário esportivo do CIAGA, para o ano de 2020, é constituído de um conjunto de competições internas e externas como XLIV MERCNAV, MERCANTEX, IV MERCAER, V MERCAEX e Dia do ComCA, regatas a vela e a remo constantes do Calendário anual da Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro e do Circuito Poder Marítimo de Remo em Escaler, competições de corrida de orientação e diversos amistosos desportivos. Para os alunos, é uma oportunidade para desenvolver a formação moral por meio do esporte.

 

No dia 31 de janeiro de 2020, ocorreu, no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), a Inauguração da réplica do mastro do Primeiro Navio-Escola da Marinha Mercante Brasileira, Wenceslau Braz.

Construído em 1882, pelo Arsenal de Marinha da Corte, foi batizado como Corveta “Primeiro de Março”, em homenagem à data em que terminou a Guerra do Paraguai em 1870. Em 1884, foi reclassificado como Cruzador e serviu à Esquadra de Evoluções, que era o núcleo mais moderno da Armada à época. Em 1890, passou a servir como Navio-Escola para a Marinha de Guerra. Teve sua baixa em 1917, quando foi entregue ao Lloyd Brasileiro para servir como Navio-Escola dos Aspirantes a Piloto da Marinha Mercante, sendo batizado com o nome de “WENCESLAU BRAZ”. Após passar por importantes reformas, realizou a primeira viagem de instrução, na qual levou os futuros pilotos para Florianópolis. O suspender do Rio de Janeiro, contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o Presidente da República Exmo. Sr. WENCESLAU BRAZ e o Ministro da Marinha Almirante Alexandrino de Alencar, que havia sugerido a passagem do navio para o Lloyd Brasileiro.

A cerimônia contou com as presenças do ex-Comandante do CIAGA, Almirante de Esquadra FORTUNA, do Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante ROBERTO, dos ex-Comandantes do CIAGA, do Comandante do CIAGA, Contra-Almirante VIAMONTE, e também com a participação da Comunidade Marítima e dos alunos.

No dia 31 de janeiro de 2020, ocorreu, no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), a Inauguração do Tanque de Remo Olímpico Mestre Beethoven Toscano de Britto.

Beethoven Toscano de Britto foi remador profissional, que competiu pelos Clubes de Regatas Guanabara, Botafogo, Vasco da Gama e Flamengo, onde encerrou sua carreira de remador e passou a se dedicar, a partir de 2002, integralmente à formação de futuros campeões, como instrutor de Remo do CIAGA. Empenhava-se de forma exemplar para ensinar esse secular esporte para os alunos da EFOMM. Enquanto treinador da equipe conquistou diversos prêmios, tendo como principais destaques a conquista de quatro das cinco categorias de remo em escaler no circuito Poder Marítimo no ano de 2008, além do troféu Eficiência. O Mestre Beethoven, como era chamado pelos Alunos, foi um verdadeiro líder para todos que participavam de suas equipes. Beethoven faleceu de forma repentina em SET2011, ano em que foi homenageado pela turma que se formava, a qual recebeu o seu nome.

A cerimônia contou com as presenças do ex-Comandante do CIAGA, Almirante de Esquadra FORTUNA, do Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante ROBERTO, dos ex-Comandantes do CIAGA, do Comandante do CIAGA, Contra-Almirante VIAMONTE, e também com a participação da Senhora SYLVIA DULCE DE ALBUQUERQUE, viúva do Mestre BEETHOVEN, dos Professores CELSO e SIDNEY, da Comunidade Marítima e dos alunos.

           No dia 31 de janeiro de 2020, ocorreu, no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), a Aula Inaugural, com a palestra “Ensino e Aprendizagem na Era do Conhecimento”, proferida pelo Professor NEY PEREIRA, especialista em Marketing e Neurociência Pedagógica; e o almoço em comemoração ao 49° aniversário deste Centro.

          Os eventos contaram com as presenças do Diretor-Geral de Navegação, Almirante de Esquadra CAMPOS, do ex-Comandante do CIAGA, Almirante de Esquadra FORTUNA, do Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante ROBERTO, do Diretor de Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha e ex-Comandante do CIAGA, Vice-Almirante MATHIAS, do Juiz-Presidente do Tribunal Marítimo, Vice-Almirante LIMA FILHO, do Comandante do CIAGA, Contra-Almirante VIAMONTE, do Assessor do Diretor de Portos e Costas e ex-Comandante do CIAGA, Contra-Almirante SÉRGIO FREITAS, dos Almirantes FALCÃO, ORTIZ, ERIC BARBOSA, da Diretoria de Portos e Costas, do Superintendente de Ensino deste Centro de Instrução, o Contra-Almirante CLARO, do ex-comandante do CIAGA, Capitão de Mar e Guerra BARCELLOS e também com a participação da Comunidade Marítima, professores e alunos.

No dia 24 de janeiro de 2020, foi realizada, neste Centro de Instrução, a Cerimônia de Entrega de Platinas para os Alunos do 1° ano da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM). O evento, que marcou o fim da adaptação, contou com a presença das madrinhas, dos padrinhos, dos familiares e amigos dos alunos. Na sequência, ocorreu a solenidade de entrega de barretas aos adaptadores e monitores do terceiro e do segundo ano, respectivamente, os quais foram voluntários para tais funções, abdicando das férias a fim de contribuírem para a formação dos novos alunos.

 

O Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) iniciou, em 6 de Janeiro, o Período de Adaptação para os candidatos aprovados no Exame de Conhecimentos, na Seleção Psicofísica e no Teste de Suficiência Física, constantes do Processo Seletivo de Admissão às Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (PS EFOMM/ 2020).

O período de Adaptação tem duração de três semanas, com o propósito de receber a documentação do candidato, promover a sua integração na estrutura organizacional do CIAGA e permitir a ambientação como a rotina e as atividades de aluno da EFOMM.

Nessa ocasião, os 109 candidatos selecionados, dentre eles 100 brasileiros e 9 estrangeiros, são instruídos sobre a conduta militar e realizam tarefas práticas e teóricas que permitem aferir o condicionamento físico de cada um e a aptidão para iniciar as atividades curriculares, sob os cuidados médicos e nutricionais necessários.

Depois desse período, os candidatos serão integrados ao Corpo de Alunos do CIAGA para iniciar o Curso de Formação de Oficiais da Marinha Mercante nas áreas de Náutica ou Máquinas, com duração de três anos, em regime de internato.

 

No dia 18 de dezembro de 2019, foi realizada no Auditório Almirante Newton Braga, neste Centro de

Instrução, a Cerimônia de Encerramento do Curso de Atualização de Oficiais de Máquinas (ATOM)

do Programa do Ensino Profissional Marítimo, presidida pelo Comandante do CIAGA, Contra-

Almirante AMINTAS DA SILVA VIAMONTE.

O evento contou com a presença de representantes da Comunidade Marítima e familiares dos alunos.

 

 

 

No dia 10 de dezembro de 2019, o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) recebeu a visita do Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante ROBERTO GONDIM CARNEIRO DA CUNHA, e da comitiva da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Na ocasião, o Comandante do CIAGA, Contra-Almirante AMINTAS DASILVAVIAMONTE, apresentou as instalações deste Centro de Instrução, em especial os laboratórios, a sala do Grêmio de Náutica, os Simuladores dePassadiço e de Praça de Máquinas.