Notícias do CIAGA

 No dia 12 de janeiro de 2022, o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), completou 51 anos de existência. Para celebrar a data, foi realizada uma Cerimônia Militar presidida pelo Contra-Almirante PAULO VECCHI RUIZ CARDOSO DA SILVA, com a presença do Superintendente de Ensino, Contra-Almirante (RM1) CID AUGUSTO CLARO JUNIOR, de uma representação da tripulação e de jovens do Programa Forças no Esporte (PROFESP).

 

 Na ocasião, também ocorreu a cerimônia de premiação de militares e servidor civil padrão.

 

 

O Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) iniciou, em 10 de janeiro, o período de adaptação para os candidatos aprovados no Exame de Conhecimentos, na Seleção Psicofísica e no Teste de Suficiência Física, constantes do Processo Seletivo de Admissão às Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (PS EFOMM/2022).

O período de Adaptação tem duração de três semanas, com o propósito de receber a documentação do candidato, promover a sua integração na estrutura organizacional do CIAGA e permitir a ambientação como a rotina e as atividades de aluno da EFOMM.

Nessa ocasião, os 150 candidatos selecionados, dentre eles 144 brasileiros e 6 estrangeiros, são instruídos sobre a conduta militar e realizam tarefas práticas e teóricas que permitem aferir o condicionamento físico de cada um e a aptidão para iniciar as atividades curriculares, sob os cuidados sanitários, médicos e nutricionais necessários.

Depois desse período, os candidatos serão integrados ao Corpo de Alunos do CIAGA para iniciar o Curso de Formação de Oficiais da Marinha Mercante, com duração de três anos, em regime de internato.

 

No dia 2 de dezembro de 2021, foi realizada neste Centro de Instrução, a Cerimônia de Declaração de Praticantes da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante, turma “Visconde de Mauá”.

 

A cerimônia foi presidida pelo Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante SERGIO RENATO BERNA SALGUEIRINHO, e contou com a presença do Presidente da Fundação de Estudos do Mar, Almirante de Esquadra (Refº) AIRTON TEIXEIRA PINHO FILHO, do Comandante do Primeiro Distrito Naval, Vice-Almirante EDUARDO MACHADO VASQUEZ, do Comandante do Pessoal de Fuzileiros Navais, Vice-Almirante (FN) EDUARDO ROSSATTO, do Diretor de Saúde da Marinha, Vice-Almirante HUMBERTO GIOVANNI CANFORA MIES, do Diretor de Assistência Social da Marinha, Vice-Almirante ANDRÉ MORAES FERREIRA, do Diretor de Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, JOSÉ CARLOS MATHIAS, do Presidente do Tribunal Marítimo, Vice-Almirante WILSON PEREIRA DE LIMA FILHO, do Diretor da Procuradoria Especial da Marinha, Vice-Almirante LUIZ OCTÁVIO BARROS COUTINHO, do Comandante deste Centro de Instrução, Contra-Almirante PAULO VECCHI RUIZ CARDOSO DA SILVA, de representantes da Comunidade Marítima, familiares e amigos dos formandos.

 

 

Clique Aqui para assistir ao Coral dos Alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante do CIAGA.

No dia 27 de setembro, o Capelão do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha, Capitão-Tenente Roberto Ferreira, fez a entrega de brinquedos no Núcleo de Assistência Social (NAS), no Centro de Instrução Almirante Alexandrino. O material foi arrecadado em diversas Organizações Militares do Rio de Janeiro durante a Campanha de Arrecadação de Brinquedos 2021, em atendimento às ações empreendidas pela Marinha do Brasil junto ao Programa “Pátria Voluntária”.

 

No dia 22 de setembro de 2021, o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) recebeu a visita do Adido Naval da Colômbia, Capitan de Navio, Armada JOHN HENRY RUIZ MURCIA. O Capitan de Navio JOHN RUIZ foi recepcionado pelo Comandante do CIAGA, Contra-Almirante PAULO VECCHI RUIZ CARDOSO DA SILVA, onde o acompanhou para conhecer as instalações e formação dos alunos da EFOMM deste Centro de Instrução.

 

Nos dias 14 e 15 de agosto de 2021, serão realizadas as provas escritas do PS EFOMM 2022. Tendo em vista os protocolos para o enfrentamento, prevenção e controle da infecção pela Covid-19, recomenda-se aos candidatos que atentem para as medidas de segurança presentes no vídeo abaixo:

Clique aqui para assistir ao video

      No dia 28 de janeiro de 2021, ocorreu a transmissão do Cargo de Comandante do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha. Assumiu o Contra-Almirante PAULO VECCHI RUIZ CARDOSO DA SILVA. A cerimônia foi presidida pelo Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante ALEXANDRE CURSINO DE OLIVEIRA. A cerimônia contou com a presença do Ex-Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra JULIO SOARES DE MOURA NETO e do Ministro do Superior Tribunal Militar, Almirante de Esquadra LEONARDO PUNTEL.

 

 

 

        

Clique na imagem para assistir ao vídeo.

CERIMÔNIA DE DECLARAÇÃO DE PRATICANTES DE OFICIAIS DA ESCOLA DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DA MARINHA MERCANTE (EFOMM)

 

 

         No dia 2 de dezembro de 2020, foi realizada neste Centro de Instrução a Cerimônia de Declaração de Praticantes de Oficiais da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante, turma “Professor Urbano Texeira Gondar”.

 

Dia 22 de outubro

Palestras: