Notícias do CIAGA

CLIQUE AQUI para assistir o vídeo.

CLIQUE AQUI para assistir ao vídeo.

    Em 19 de maio, o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) firmou parceria com a empresa Melina Rugby Esportes e Lazer Ltda, que passará a ministrar aulas de rugby para os alunos que participam do Programa Forças no Esporte (PROFESP) neste Centro de Instrução.
    O Programa forças no Esporte, possibilita a crianças e adolescentes, moradores de áreas carentes vizinhas ao CIAGA, múltiplas vivências pela prática de atividades esportivas e socialmente inclusivas, garantindo também a esses jovens uma alimentação saudável e de qualidade em duas refeições diárias.
    Essa é mais uma iniciativa que visa fomentar o esporte para esses jovens, contribuindo para formar cidadãos por meio de valores como respeito, integridade, disciplina e solidariedade.

O Comandante do CIAGA, Contra-Almirante Paulo Vecchi Ruiz Cardoso da Silva e o Sr. Michel Henry Leplus, representante do Melina Rugby Esportes e Lazer, com professores e alunos do PROFESP no Campo de Esportes.

Alunos do PROFESP fazem aula de rugby

     O Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) recebeu, no dia 18 de maio de 2022, o Presidente do Tribunal Marítimo, Vice-Almirante (RM1) Wilson Pereira de Lima Filho, que proferiu uma palestra para os alunos do 3º ano da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) com o tema: “O Oficial da Marinha Mercante e o Tribunal Marítimo”. Nas suas palavras, o Almirante Lima Filho enalteceu a importância do Tribunal Marítimo para o setor, contribuindo para o enriquecimento cultural e para a formação profissional dos futuros Praticantes.

 

No dia 16 de fevereiro de 2022, ocorreu a Cerimônia de Abertura do Ano Esportivo da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante. Esse evento dá início às atividades esportivas do ano, com competições internas e externas, que estimulam a prática de liderança e o desenvolvimento do espírito de equipe e cooperação nos participantes.

 

O Comandante do CIAGA, Contra-Almirante RUIZ declara aberto o ano esportivo da EFOMM/2022.

No dia 11 de fevereiro de 2022, o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha recebeu a visita do Deputado Federal JOÃO CARLOS SOARES GURGEL.

 

Na ocasião, o Comandante, Contra-Almirante PAULO VECCHI RUIZ CARDOSO DA SILVA, proferiu uma apresentação para o Deputado Federal e seus assessores, e após, percorreram as instalações deste Centro de Instrução.

 

No dia 9 de fevereiro, foi realizada a Aula Inaugural do Curso de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), que simboliza a abertura do ano acadêmico desse curso, o qual possui, atualmente, 302 alunos, sendo 235 homens e 67 mulheres, dentre os quais 16 estrangeiros de Nações Amigas.

 

Nas suas palavras de abertura, o Diretor-Geral de Navegação, Almirante de Esquadra WLADMILSON BORGES DE AGUIAR, enalteceu a força da Marinha Mercante brasileira no âmbito de todas as atividades econômicas do nosso País.

 

Com a palestra: “Contribuições da Marinha Mercante nos 200 Anos de País Independente”, o Diretor do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, Vice-Almirante (RM1) JOSÉ CARLOS MATHIAS, Comandante do CIAGA no período de 11 de abril de 2008 a 7 de abril de 2010, apresentou a evolução histórica da Marinha Mercante brasileira, desde a abertura dos portos às nações amigas, em 1808, até os dias de hoje, e os fatos e personalidades marcantes nessa trajetória.

 

A EFOMM capacita os futuros líderes marítimos e prepara a reserva estratégica da Marinha do Brasil. Ao longo do curso, a formação militar desenvolve o senso de disciplina e responsabilidade nos alunos, bem como enaltece os padrões morais traduzidos nos princípios e costumes expressos na “Rosa das Virtudes”. Valores como honra, lealdade e cooperação, entre outros, são basilares e esperados no comportamento profissional de um futuro líder no passadiço ou na praça de máquinas.

 

No dia 28 de janeiro de 2022, foi realizada neste Centro de Instrução, a Cerimônia de Entrega de Platinas para os alunos do 1° ano da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), simbolizando o fim do Período de Adaptação e o início do Período Acadêmico. Os alunos passaram a ostentar em seus uniformes suas novas platinas, conquistadas com muito esforço e determinação. Em função das restrições para prevenção ao COVID-19, o evento foi restrito ao público interno.

 

 

Desfile em continência ao Comandante do CIAGA

No dia 27 de janeiro de 2022, foi realizada no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha a Cerimônia de Transmissão de Cargo de Imediato, do Capitão de Mar e Guerra PAULO ROBERTO GUIMARÃES GOMES JÚNIOR. Assumiu, interinamente, o Capitão de Fragata DIEGO CANAT JANEIRO FERNANDES.

 

A cerimônia foi presidida pelo Comandante deste Centro de Instrução, Contra-Almirante PAULO VECCHI RUIZ CARDOSO DA SILVA e contou com a presença de toda a tripulação e Servidores Civis do CIAGA.

 

Na manhã do dia 10 de janeiro de 2022, os candidatos se apresentaram no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), com o propósito de finalizar a última fase do Processo Seletivo da EFOMM. Verificados seus respectivos documentos, os, então, adaptandos, estão aptos a singrar o desafiador Período de Adaptação.

A semana de adaptação começou com a realização de procedimentos preventivos contra a COVID-19. Todos foram submetidos a um teste de detecção de COVID-19 e aqueles que apresentaram o resultado positivo foram liberados e passaram a cumprir o isolamento social. Tendo sido tomadas as devidas medidas sanitárias, a adaptação prosseguiu com palestras sobre os setores de Educação Física e Religioso. Terminadas as palestras, os adaptandos se dirigiram para as salas de aula, onde receberam diversas instruções, tanto sobre o CIAGA e sua parte militar quanto sobre a carreira Mercante que os esperam mais a frente.

Todos os dias, depois do desjejum, os adaptandos praticam Treinamento Físico Militar (TFM), composto de corrida, natação e exercícios físicos. Além disso, também são ministradas instruções teóricas e práticas de remo, com o intuito de proporcionar a oportunidade tanto de remarem quanto de velejarem.

Os adaptandos tiveram a grata surpresa de que iriam embarcar em navios da Marinha do Brasil, onde experimentaram seu primeiro contato com a vida de bordo e puderam sentir o verdadeiro cheiro do mar e se encantar com a esteira do navio sumindo no horizonte.

Fonte e para mais informações, acesse: https://www.jornalpelicano.com.br/

 

Instrução de remo e vela

Embarque dos adaptandos em navios da Marinha do Brasil

 No dia 12 de janeiro de 2022, o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), completou 51 anos de existência. Para celebrar a data, foi realizada uma Cerimônia Militar presidida pelo Contra-Almirante PAULO VECCHI RUIZ CARDOSO DA SILVA, com a presença do Superintendente de Ensino, Contra-Almirante (RM1) CID AUGUSTO CLARO JUNIOR, de uma representação da tripulação e de jovens do Programa Forças no Esporte (PROFESP).

 

 Na ocasião, também ocorreu a cerimônia de premiação de militares e servidor civil padrão.

 

 

O Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) iniciou, em 10 de janeiro, o período de adaptação para os candidatos aprovados no Exame de Conhecimentos, na Seleção Psicofísica e no Teste de Suficiência Física, constantes do Processo Seletivo de Admissão às Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (PS EFOMM/2022).

O período de Adaptação tem duração de três semanas, com o propósito de receber a documentação do candidato, promover a sua integração na estrutura organizacional do CIAGA e permitir a ambientação como a rotina e as atividades de aluno da EFOMM.

Nessa ocasião, os 150 candidatos selecionados, dentre eles 144 brasileiros e 6 estrangeiros, são instruídos sobre a conduta militar e realizam tarefas práticas e teóricas que permitem aferir o condicionamento físico de cada um e a aptidão para iniciar as atividades curriculares, sob os cuidados sanitários, médicos e nutricionais necessários.

Depois desse período, os candidatos serão integrados ao Corpo de Alunos do CIAGA para iniciar o Curso de Formação de Oficiais da Marinha Mercante, com duração de três anos, em regime de internato.