Notícias do CIAGA

 

ENTREGA DAS PLATINAS AOS ALUNOS DO 1º ANO DA EFOMM
Adaptadores-Alunos e Candidatos-Alunos em formatura
 

ENTREGA DAS PLATINAS AOS ALUNOS DO 1º ANO DA EFOMM
Comandante do CIAGA entrega barreta de Adaptador ao Comandante-Aluno
 

ENTREGA DAS PLATINAS AOS ALUNOS DO 1º ANO DA EFOMM
Oficiais do Comando do Corpo de Alunos entregam as barreta aos Adaptadores-Alunos
 

ENTREGA DAS PLATINAS AOS ALUNOS DO 1º ANO DA EFOMM
Alunos desfilam em continência ao Comandante do CIAGA
 

No dia 26 de janeiro, encerrou-se o período de Adaptação dos 180 candidatos a alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA). Durante as três semanas do período de adaptação os adaptandos descobriram a verdadeira importância da união, lealdade e respeito, sentimentos nobres para um militar.

O Comandante do CIAGA recebeu os familiares dos candidatos-alunos no auditório Almirante Newton Braga e proferiu algumas palavras sobre a rotina militar e a superação. Em seguida, iniciou-se a cerimônia, onde o Comandante do CIAGA e o Superintendente de Ensino efetuaram a entrega das barretas ao Comandante-Aluno e Imediato-Aluno, respectivamente. Então, os Oficiais do Comando do Corpo de Alunos entregaram a barreta de Adaptador-Aluno a todos os alunos do 3º ano que se voluntariaram a exercer a nobre função de ensinar tudo o que aprenderam durante dois anos na EFOMM.

Por fim, os Adaptadores-Alunos realizaram a entrega das platinas aos novos alunos, que desfilaram em continência ao Comandante do CIAGA. Após a cerimônia os alunos encontraram seus familiares e se reuniram em uma acalorada confraternização no rancho da EFOMM.

 

 

ALUNOS DA EFOMM PARTICIPAM DO DESAFIO SOLAR BRASIL
 

Em 18 de dezembro de 2017, doze alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante do CIAGA participaram do Desafio Solar Brasil, com o objetivo de conscientizar o público participante que é possível gerar energia por meio de fonte limpa, da energia solar. O evento ocorreu no Colégio Naval, em Angra dos Reis, durante cinco dias.

Em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro e com o patrocínio do Conselho Nacional de Praticagem (CONAPRA) e do Escritório de Advocacia Siano e Martins Advogados Associados, a equipe da EFOMM conquistou o 2º lugar na categoria Catamarã, com o barco Vinícius Costa, em homenagem ao aluno do Curso de Máquinas que faleceu no ano da conquista.

Após o término do evento, o aluno Lucas Rocha, vice-presidente do Grêmio de Eficiência Energética, declarou que o Desafio Solar Brasil “elevou o caráter profissional da equipe”.

 

 

INÍCIO DA ADAPTAÇÃO PARA 180 NOVOS CANDIDATOS DA EFOMM
 

INÍCIO DA ADAPTAÇÃO PARA 180 NOVOS CANDIDATOS DA EFOMM
 

Em 08 de janeiro de 2018, no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha, 180 novos candidatos aprovados para o curso da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) iniciaram a adaptação. O Capitão de Mar e Guerra Rodrigo Bittencourt, Comandante do Corpo de Alunos, deu as boas-vindas ao corpo discente. As três semanas do período de adaptação têm o objetivo de fazer a transição da vida civil para a rotina militar, apresentando normas disciplinares e as atribuições da carreira. Ao término desse período, ocorre a entrega das platinas e os candidatos se tornam alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante.

 

 

CIAGA CRIA GRÊMIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA PARA OS ALUNOS DA EFOMM
Alunos do Grêmio de Eficiência Energética com Mestre Jonas, escultor de barco ligado à UFRJ
 

CIAGA CRIA GRÊMIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA PARA OS ALUNOS DA EFOMM
Barco Solar em construção

O CIAGA criou, no segundo semestre de 2017, por meio da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), o Grêmio de Eficiência Energética, que se tornou importante e necessário em virtude da busca por fontes energéticas alternativas e métodos mais eficientes do uso da energia elétrica. O Grêmio tem o objetivo de mudar hábitos e metodologia de ensino aos jovens estudantes e conta com parcerias da Praticagem Brasil, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Escola Naval, Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Escola Técnica do Arsenal de Marinha (ETAM). No momento, os alunos integrantes do Grêmio de Eficiência Energética trabalham na construção do Barco Solar, que será capaz de competir no Desafio Solar Brasil, em dezembro de 2017. Organizado pelo Núcleo Interdisciplinar para Desenvolvimento Social (NIDES), o ganhador do Desafio viaja para competir no Dutch Solar Chalenge, na Holanda.  Outros projetos do Grêmio são: carro de golfe solar, bicicleta elétrica e iluminação externa solar. O Grêmio de Eficiência Energética é fruto do Projeto de Gestão e Eficiência Energética - CON ENERGIA, que busca a redução de custos com energia elétrica e, secundariamente, a inserção da Marinha do Brasil no atual cenário de energia, em conformidade com o mundo moderno.

 

 


Alunos competem na raia do CIAGA


Alunos da EFOMM se destacam na 18º Regata a Remo em Escaler

Na manhã do dia 19 de novembro de 2017 foi realizada, no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), a 18ª Regata CIAGA a Remo em Escaler, última etapa do Circuito Poder Marítimo de Remo em Escaler. O Centro de Instrução subiu ao pódio cinco vezes: 1º colocado na categoria Aspirante masculino com o CIAGA A e 2° lugar, na mesma categoria, com o CIAGA B, 2º lugar na categoria feminina e na categoria Veterano, além da 3º colocação na categoria Sub 24. O evento contou também com stands de outras organizações militares e área para recreação infantil.

 

 


Passagem da Superintendência de Ensino do CIAGA


Desfile dos alunos da EFOMM em continência ao Alte Falcão

Após oito anos e um mês prestando serviço como Superintendente de Ensino (SE) no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), despediu-se, no dia 14 de novembro de 2017, o Contra-Almirante (RM1) MARCO ANTONIO GUIMARÃES FALCÃO. Durante todo o período em que esteve à frente da SE, o Almirante Falcão deu continuidade ao seu perfil de alto padrão profissional e dinamismo, demonstrados amplamente durante sua brilhante carreira como oficial da Marinha do Brasil. Neste mesmo dia, o Comandante do CIAGA, Contra-Almirante VANLEY MONTEIRO SOARES, empossou o Contra-Almirante (RM1) CID AUGUSTO CLARO JUNIOR como Superintendente de Ensino do CIAGA. Logo após o Cerimonial à Bandeira, iniciou-se a Cerimônia de Passagem de Cargo com a tripulação do CIAGA, formada por militares da ativa, da reserva, professores, servidores civis, funcionários da fundação de Estudos do Mar (FEMAR) e alunos da Escola de Formação da Marinha Mercante (EFOMM). Ao final da cerimônia os alunos da EFOMM desfilaram em continência em homenagem ao Almirante Falcão.

 

 

CRIANÇAS SE ENCANTAM NA 3ª EDIÇÃO DO DIA DO SONHO
Aluno da EFOMM entrega presente
 

CRIANÇAS SE ENCANTAM NA 3ª EDIÇÃO DO DIA DO SONHO
Mesa do bolo ornamentada com o tema “sonho”

O dia 11 de novembro de 2017 será sempre lembrado como um dia especial para as 30 crianças da comunidade Morrinho de Bangu, RJ. Todos os anos, os alunos da Escola de Formação da Marinha Mercante (EFOMM) coordenam o Dia do Sonho no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), onde em cada edição, crianças de uma comunidade do Rio de Janeiro são selecionadas para passar o Dia do Sonho em nossas instalações. Na 3ª edição, logo pela manhã, foram recebidas para o café da manhã delicioso e seguiram para diversas atividades recreativas em companhia dos alunos da EFOMM, fechando o dia com distribuição de presentes e repartindo o bolo de festa, que simboliza a solidariedade e união entre os alunos e as crianças. O CIAGA apoia e incentiva ações como estas, que são exemplos de correção, dignidade e amor ao próximo.

 

 


CIAGA inaugura duas novas salas de aula


Descerramento da placa da sala D-107

No dia 31 de outubro de 2017, o CIAGA inaugurou mais duas salas de aula, desta vez patrocinadas pela Norsul Navegação SA, NorsulMax SA e Companhia de Navegação NorsulMax Navegação SA e Companhia de Navegação Norsul. O evento contou com a presença dos executivos Carlos Carloni, Renato Costa e Marcos Araujo. Estiveram presentes na inauguração, o Comandante e o Superintendente de Ensino do CIAGA. Em setembro, a Praticagem de Paranaguá também inaugurou uma sala composta por modernas tecnologias audiovisuais. Através dessas parcerias os alunos da Escola de Formação de Oficiais da marinha Mercante (EFOMM) e do Programa do Ensino Profissional Marítimo (PREPOM) ganham infraestruturas modernas e confortáveis para se dedicarem aos estudos náuticos.

 

 


Comandante do CIAGA recebe agradecimento de Claudio Vivieiros, Relações Institucionais da Wilson Sons


Voluntárias da Wilson Sons finalizam a comemoração acompanhadas do ator e diretor
de teatro Ernesto Piccolo e da estudante Dandara Brito

No dia 31 de outubro de 2017, o CIAGA, em parceria com voluntários da Wilson Sons, organizou a comemoração do Dia das Crianças para os alunos do Programa Forças no Esporte (PROFESP). Para alunos entre 10 e 14 anos, o dia começou com contagem de histórias, já os alunos com mais de 14 anos se divertiram com uma dinâmica sobre o tema “como mudar o mundo com pequenos gestos”. Em seguida, todos os alunos participaram de uma Oficina de Teatro com o ator e diretor de teatro Ernesto Piccolo, que utilizou o mesmo tema da dinâmica. No final, ainda houve um espaço para show de talentos onde a aluna Dandara Brito, do 1º ano do Colégio Estadual José Souza Marques, se destacou ao cantar sua música “As Diferenças”, emocionando todos os presentes.

 

 


Entrega de lembrança do CIAGA para a palestrante em agradecimento a excelente palestra
 


A palestrante com a Chefe do Departamento de Saúde e a tripulação feminina

Em alusão ao Outubro Rosa, movimento internacional que ocorre no mês de outubro com objetivo principal de ressaltar a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, o CIAGA convidou a CMG (RM1-S) ÂNGELA MARIA SOARES LIMA para realizar palestra sobre a "Prevenção do câncer ginecológico" no Auditório Almirante Newton Braga, para a tripulação do CIAGA e das OM da subárea 4, como COMRJ e BAMRJ. A palestrante ressaltou a importância do auto-exame das mamas e da realização do exame preventivo anual com o ginecologista, a fim de diagnosticar o câncer de colo de útero transmitido pelo vírus HPV em fase inicial. Além disso, enfatizou que uma vida equilibrada, com uma alimentação saudável, prática de atividades física, livre do tabagismo e de etilismo é fundamental para evitar qualquer doença.

 

 


Escoteiros acampam no CIAGA

 


Instrutores reunidos para a foto oficial no CIAGA

Nos dias 28 e 29 de outubro de 2017, o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) recebeu a União dos Escoteiros do Brasil – Região do Estado do Rio de Janeiro, em suas instalações para realização do 27º Elo Nacional, um acampamento escoteiro com mais de 150 jovens na faixa de 11 a 17 anos, para encontro com o tema “Desenvolvimento Sustentável”. Dentre as atividades, os alunos acamparam no campo de futebol do CIAGA, realizaram Cerimonial à Bandeira e rodas de conversas para debater o tema, que é um dos 17 objetivos da Organização das Nações Unidas (ONU).
 

 
CIAGA CELEBRA JUBILEU DE OURO DA TURMA 1967
Turma Jubileu de Ouro de 1967 com o Comandante do CIAGA
 
CIAGA CELEBRA JUBILEU DE OURO DA TURMA 1967
Turma Honório Luiz de Vargas descerra placa na Galeria Jubileu de Ouro
 

O CIAGA abriu as portas, no dia 25 de outubro de 2017, para a confraternização do Jubileu de Ouro da Turma Honório Luiz de Vargas, formados em 1967, à época Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante do Rio de Janeiro (EMMRJ). Durante o dia os integrantes da turma assistiram a apresentação do vídeo institucional do CIAGA, do vídeo Minuto Mercante e percorreram as instalações da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), de maneira que relembrassem os bons momentos e aproveitassem para mostrar aos filhos, netos e esposas o lugar onde se formaram e viveram parte importante de suas vidas. Após as visitas, na presença do Comandante do CIAGA, os ex-alunos descerraram a placa alusiva à turma, na Galeria do Jubileu de Ouro, e puderam confraternizar com um coquetel oferecido pelos próprios ex-alunos. A presença ilustre destes, mantém viva a memória da Marinha Mercante brasileira e reforça os laços entre a Escola e os praticantes.

 

 
CIAGA RECEBE O IV KATHOLIKÓS – ENCONTRO DE JOVENS CATÓLICOS DAS FORÇAS ARMADAS

 

De 20 a 22 outubro de 2017 aconteceu no CIAGA o Katholikós, encontro de jovens católicos das academias e escolas militares das Forças Armadas (FFAA), que tem por finalidade desenvolver a espiritualidade cristã, além de proporcionar a integração, o espírito de corpo e companheirismo entre os alunos das diferentes escolas. O encontro acontece cada ano em uma Força, neste ano, na sua quarta edição, ele ocorreu no CIAGA, acolhendo os alunos das escolas convidadas pelo Arcebispo Militar do Brasil, Dom Fernando Guimarães.

CLIQUE AQUI - VEJA MAIS

 

 
CIAGA REALIZA 45ª REGATA A VELA
 
CIAGA REALIZA 45ª REGATA A VELA
 

No dia 16 de outubro de 2017 o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) comemorou o Dia do Mestre com um almoço em homenagem ao Corpo Docente no Salão Nobre. O evento contou com a participação do Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho e do Comandante do CIAGA, Contra-Almirante Vanley Monteiro Soares. Durante o almoço foram homenageados com o título de “Professor Padrão” os seguintes docentes: Derivaldo Camilo Duarte da Silva (Curso Especial de Operador ARPA), 1T(RM2-T) Flávia Ernesto de Oliveira da Silva (Informática), Luiz Fernando Silva (Letras/Português), Elizabeth Fátima Lourenço (Matemática e Resistência de Materiais) e Viviane da Costa Ferreira (Ed. Física). Após o almoço, os alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) desfilaram em continência ao Diretor de Portos e Costas.

 

 
CIAGA REALIZA 45ª REGATA A VELA
 
 

CIAGA REALIZA 45ª REGATA A VELA
 

O CIAGA realizou, no dia 7 de outubro de 2017, no Clube Naval Charitas (CNC), em Niterói (RJ), a 45º Regata a Vela do CIAGA, com os patrocínios da POUPEX, Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), Conselho Nacional de Praticagem (CONAPRA), Fundação de Estudos do Mar (FEMAR) e Instituto de Ciências Náuticas, apoio do CNC e Centro de Capitães da Marinha Mercante. O evento contou com a presença de autoridades militares, membros da Comunidade Marítima, parceiros do CIAGA e familiares. O tempo bom, com bons ventos, contribuiu para o sucesso da competição. A Regata CIAGA tem grande importância no cenário esportivo, fazendo parte do Calendário Oficial da Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro. O Departamento de Formação Marinheira do CIAGA tem como objetivo promover e fomentar as atividades náuticas, desenvolvendo nos alunos a “mentalidade” marinheira, fazendo despertar neles o sentimento e a vocação pelos usos, costumes e tradições do mar.