Notícias do CIAGA

No dia 19 de fevereiro de 2019, a Capitã de Cabotagem Daisy Lima da Silva palestrou para os alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), no auditório do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA). O tema “Liderança a bordo nos dias atuais” é de suma relevância para os alunos da EFOMM, considerando a necessidade dos futuros oficiais aprimorarem a comunicação, a fim de conseguirem transmitir ordens com clareza e precisão na busca pela perfeita execução da manobra a bordo de navios mercantes.

Comandante Daisy palestra para alunos da EFOMM

No dia 19 de fevereiro de 2019, foi realizada, no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), a Cerimônia de abertura do Ano Esportivo da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM). O calendário esportivo do CIAGA, para o ano de 2019, é constituído de um conjunto de competições internas e externas como MERCAER, XI MERCNAV, Dia do ComCA, Regatas à vela e a remo constantes do Calendário anual da Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro e do Circuito Poder Marítimo de Remo em Escaler, competições de corrida de orientação e diversos amistosos desportivos. Para os alunos, é uma grande oportunidade para desenvolver a formação moral por meio do esporte, estimular a confraternização e estreitar laços de camaradagem.

 

Cerimônia de abertura do Ano Esportivo

Acendimento da pira

 

 

 

 

No dia 25 de janeiro de 2019, foi realizada, no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), a cerimônia de Entrega de Platinas dos Alunos do 1º ano da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM). O evento, que marcou o fim da adaptação dos alunos recém-ingressos na EFOMM, contou com a presença dos padrinhos, madrinhas e familiares dos alunos.

Na sequência, ocorreu a solenidade de entrega de barretes de adaptadores e auxiliares aos alunos do terceiro e segundo ano, respectivamente, os quais foram voluntários para a função, abdicando do seu período de férias a fim de contribuírem para a formação dos novos alunos.

 

Celebração entre pais e alunos na Entrega de Platina.

 

Entrega de barrete de Adaptador

 

No dia 1º de fevereiro de 2019, no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), foi realizada a Aula Inaugural do Curso de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), que marca o início do ano letivo, com a presença do Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante ROBERTO GONDIM CARNEIRO DA CUNHA, do Comandante do CIAGA, Contra-Almirante AMINTAS DA SILVA VIAMONTE, de autoridades navais, da Comunidade Marítima, de professores e do Corpo de Alunos.

 

Como objetivo de colaborar com a formação dos futuros mercantes, a Capitã de Longo Curso HILDELENE LOBATO BAHIA, primeira mulher a comandar um navio no Brasil, ministrou a aula para 473 alunos, sendo 118 alunas. O tema apresentado foi: “Empoderamento das mulheres na Comunidade Marítima”.

 

Esse tema foi selecionado pela Organização Marítima Internacional (IMO), para 2019, como uma oportunidade para aumentar a conscientização sobre a importância da igualdade de gênero e ressaltar a significante contribuição que realizam as mulheres de todo o mundo no setor marítimo.

 

A Comandante HILDELENE defendeu a desmitificação de que o ambiente a bordo é hostil, sendo possível trabalhar, em harmonia, marinheiros e marinheiras em uma mesma tripulação. O CIAGA busca incentivar os alunos e solidificar sua formação por meio da transmissão de conhecimento de mercantes experientes. A Capitã de Longo Curso HILDELENE é um exemplo que motiva os alunos a seguirem a carreira marítima.

 

 

Capitã de Longo Curso HILDELENE e as 118 alunas da EFOMM

 

Capitã de Longo Curso HILDELENE palestrando para alunos da EFOMM

 

 

Atenção, ex-alunos!

O Comandante do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) convida seus

ex-alunos para participar do desfile em comemoração ao 48º Aniversário deste Centro,

a ser realizado no dia 27 de fevereiro de 2019, às 9 horas, no traje passeio.

Participe deste momento! Você faz parte desta história!

Para mais informações: Telefone: (21)3505-3199

Clique aqui para preencher o formulário!

 

O Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) iniciou, em 7 de Janeiro, o Período de Adaptação para os candidatos aprovados no Exame de Conhecimentos, na Seleção Psicofísica e no Teste de Suficiência Física, constantes do Processo Seletivo de Admissão às Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (PS EFOMM/ 2019).

O período de Adaptação tem duração de três semanas, com o propósito de receber a documentação do candidato, promover a sua integração na estrutura organizacional do CIAGA e permitir a ambientação como a rotina e as atividades de aluno da EFOMM.

Nessa ocasião, os 173 candidatos selecionados (128 do sexo masculino e 45 do sexo feminino), dentre eles 7 candidatos estrangeiros (3 de Cabo Verde, 2 do Paraguai e 2 do Panamá), são instruídos sobre a conduta militar e realizam tarefas práticas e teóricas que permitem aferir o condicionamento físico de cada um e a aptidão para iniciar as atividades curriculares, sob os cuidados médicos e nutricionais necessários.

Depois desse período, os candidatos, doravante alunos, serão integrados ao Corpo de Alunos do CIAGA para iniciar o Curso de Formação de Oficiais da Marinha Mercante nas áreas de Náutica ou Máquinas, com duração de três anos, em regime de internato.

 

No dia 06 de Dezembro de 2018, foi realizada no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha, a cerimônia de Declaração de Praticantes-Oficiais da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), Turma “Aluno VINÍCIUS COSTA”. O evento foi presidido pelo Comandante da Marinha, o Almirante de Esquadra EDUARDO BARCELLAR LEAL FERREIRA, e contou com a participação do Ex -Ministro da Marinha, o Almirante de Esquadra MAURO CESAR RODRIGUES PEREIRA, do Ex-Comandante da Marinha, o Almirante de Esquadra JULIO SOARES DE MOURA NETO, de membros do Almirantado, autoridades navais, representantes da Comunidade Marítima, Integrantes da turma “Chefe de máquinas JOSÉ JOAQUIM VICENTE” que completou 50 anos de formados este ano, familiares e amigos dos formandos.

 

 

 

 

No dia 03 de Dezembro de 2018, foi realizada, no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), a palestra com o tema: "Conhecendo o Tribunal Marítimo" para os alunos da escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), proferida pelo Vice-Almirante (RM1) WILSON PEREIRA DE LIMA FILHO, Juiz-presidente do Tribunal Marítimo.

 

 

 

 

No dia 30 de Novembro de 2018, foi realizada a Cerimônia de Transmissão do cargo de Comandante do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), do Contra-Almirante VANLEY MONTEIRO SOARES para o Contra-Almirante AMINTAS DA SILVA VIAMONTE, presidida pelo Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante ROBERTO GONDIM CARNEIRO DA CUNHA. Ao final, os alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) desfilaram em continência ao novo Comandante.

 

 

 

Vanha particpar deste torneio com os alunos da EFOMM.

DATA: 06/10/18

HORÁRIO: 09:00

LOCAL: SALÃO NOBRE DO GRÊMIO DE VELA – AV BRASIL, 9020 – OLARIA -RJ

 

VAGAS LIMITADAS

INSCRIÇÃO:http://ngforms.ngprofessionals.com.br/sistema/builder/rander_form/1b3207a489ab83d46f74864b9bf0c3088652c718

 

 

 

 

 

No dia 25 de junho de 2018 , o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) recebeu palestra do Centro de Dependência Química (CEDEQ), do Hospital Central da Marinha (HCM), ministrada pela psicóloga Gisele Rongel, especialista em dependência química. Durante a palestra, a tripulação do CIAGA recebeu orientações sobre como identificar um dependente químico e como é feito encaminhamento do militar para o tratamento pela OM. A psicóloga destacou a importância do tratamento dos familiares do dependente, que também precisam de ajuda para aprender a lidar com os problemas consequentes da convivência com o dependente. Ao final, o Comandante do CIAGA reforçou o perigo do uso de entorpecentes, tanto na esfera penal militar, quanto o sofrimento gerado no ceio familiar. Também orientou à tripulação a constante atenção no comportamento dos jovens.

 


 

Comandante do CIAGA e a psicóloga Gisele Rongel

 

O Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no dia dia 26 de junho de 2018, recebeu a palestra “A Utilização do Ambiente Virtual em Apoio ao Ensino Presencial”, ministrada pelo Professor José Leonardo Dias Duarte, Coordenador da Área de Administração da Escola Naval. Essa iniciativa é mais um esforço para capacitar os profissionais e aprimorar a qualidade de Ensino a Distância (EaD) deste Centro de Instrução.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Professor José Leonardo Dias Duarte ao lado do CF (RM1) Ivan, FC André Mourilhe, 1T (RM2-T) Fabiana Ribeiro e 1T (RM2-T) Francine.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Professores e alunos da EFOMM assistem a palestra.

Nos dias 24 e 25 de maio de 2018 foi realizado o Workshop Eficiência Energética e Energias Renováveis no auditório do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA). Dividido em três blocos, o primeiro dia teve como tema Energias Renováveis Aplicadas à Mobilidade, o segundo bloco de palestras teve como tema Eficiência Energética – Novas Ideias e Suas Aplicações; e com foco em Inovações na Área de Energia, o terceiro bloco de palestras fechou o Workshop.

Ao final de cada rodada, os palestrantes se reuniram com um mediador para uma “mesa redonda”, onde as dúvidas dos presentes foram respondidas. CMG (RM1) Silva Junior, Assessor da Comissão Interna de Conservação de Energia da Marinha (CICEMAR), Francisco Silva, Assessor Técnico Regulatório da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) e Roberto Musser, Coordenador de Planejamento Gestão e Eficiência Energética da Light, integraram a banca de mediadores do Workshop.

O evento contou com a presença do pessoal da MB, estudantes universitários e instituições de ensino. Além das palestras, houve exposição de projetos relacionados ao uso de energias renováveis. Dentre os expositores, a Equipe Faraday E-Racing, formada por alunos da UFF, levou o protótipo de carro de corrida elétrico da Fórmula SAE (Sociedade de Engenheiros Automotivos), a FAETEC levou o Guarda Sol Alternativo que capta energia solar e distribui em um cabo USB, a Equipe Time Brasil, formada pela Escola Naval e UFRJ expôs o Barco Solar Almirante Tamandaré, a distribuidora de energia elétrica ENGIE levou o carro elétrico modelo Smart, entre outros expositores.

Os esforços somados para a condução do evento reafirmam o compromisso da Marinha do Brasil com o consumo de energia mais eficiente, sustentável e que demande menos recursos financeiros, visando à redução de custos da Força com energia elétrica. Também reafirma o interesse na criação de alternativas voltadas para o aprimoramento e implementação de ações que insiram a MB em um ambiente de gestão inteligente de energia.

Auditório Almirante Newton Braga, onde ocorreu o Workshop Eficiência Energética e Energias Renováveis.

 

 

O Comodoro Álvaro José de Almeida Júnior, Presidente do Centro de Capitães da Marinha Mercante (CCMM), palestrou para os alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), no dia 30 de maio de 2018, no auditório do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA). A palestra relembrou a história da Marinha Mercante e retratou momentos expressivos da carreira do Comodoro. Desta forma, o CIAGA busca motivar os alunos e solidificar sua formação através da transmissão de conhecimento de experientes mercantes.

 

Aluno Tavalask presta homenagem ao Comodoro Álvaro José Almeida Júnior.

 

Palestra motivacional para os alunos da EFOMM.