Notícias do CIAGA

O Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) iniciou, em 6 de Janeiro, o Período de Adaptação para os candidatos aprovados no Exame de Conhecimentos, na Seleção Psicofísica e no Teste de Suficiência Física, constantes do Processo Seletivo de Admissão às Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (PS EFOMM/ 2020).

O período de Adaptação tem duração de três semanas, com o propósito de receber a documentação do candidato, promover a sua integração na estrutura organizacional do CIAGA e permitir a ambientação como a rotina e as atividades de aluno da EFOMM.

Nessa ocasião, os 109 candidatos selecionados, dentre eles 100 brasileiros e 9 estrangeiros, são instruídos sobre a conduta militar e realizam tarefas práticas e teóricas que permitem aferir o condicionamento físico de cada um e a aptidão para iniciar as atividades curriculares, sob os cuidados médicos e nutricionais necessários.

Depois desse período, os candidatos serão integrados ao Corpo de Alunos do CIAGA para iniciar o Curso de Formação de Oficiais da Marinha Mercante nas áreas de Náutica ou Máquinas, com duração de três anos, em regime de internato.

 

No dia 18 de dezembro de 2019, foi realizada no Auditório Almirante Newton Braga, neste Centro de

Instrução, a Cerimônia de Encerramento do Curso de Atualização de Oficiais de Máquinas (ATOM)

do Programa do Ensino Profissional Marítimo, presidida pelo Comandante do CIAGA, Contra-

Almirante AMINTAS DA SILVA VIAMONTE.

O evento contou com a presença de representantes da Comunidade Marítima e familiares dos alunos.

 

 

 

No dia 10 de dezembro de 2019, o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) recebeu a visita do Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante ROBERTO GONDIM CARNEIRO DA CUNHA, e da comitiva da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Na ocasião, o Comandante do CIAGA, Contra-Almirante AMINTAS DASILVAVIAMONTE, apresentou as instalações deste Centro de Instrução, em especial os laboratórios, a sala do Grêmio de Náutica, os Simuladores dePassadiço e de Praça de Máquinas.

 

 

No dia 4 de dezembro de 2019, foi realizada neste Centro de Instrução a Cerimônia de Declaração de Praticantes de Oficiais da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante, turma “Praticante Alexandre Silva”. Após três anos de intenso estudo, 72 alunos de Náutica e 55 de Máquinas, sendo 122 brasileiros e cinco estrangeiros (02 Cabo-Verdianos e 03 São-Tomenses), formaram-se homens e mulheres do mar, jovens de coragem, de dinamismo e dispostos a enfrentar as adversidades da profissão.

O evento foi presidido pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra ILQUES BARBOSA JUNIOR e contou com a presença do ex-Ministro da Marinha, Almirante de Esquadra MAURO CESAR RODRIGUES PEREIRA, do ex-Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra EDUARDO BACELLAR LEAL FERREIRA, de membros do Almirantado, de ex-Comandantes do CIAGA, de representantes da Comunidade Marítima, familiares e amigos dos formandos.

 

          No dia 29 de novembro, foi realizada a passagem da Cana do Leme, solenidade mais aguardada pelos alunos da EFOMM. A cerimônia que marca a passagem das funções da turma do 3º ano, que está se formando, para os alunos do 2º ano, foi presidida pelo Comandante do CIAGA, Contra-Almirante AMINTAS DA SILVA VIAMONTE e contou com a presença dos Oficiais e de todo o Corpo de Alunos.

 

 

        Na manhã do dia 29 de novembro de 2019, foi realizada, no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), a cerimônia de conclusão do Curso de Adaptação para Aquaviários Seção de Máquinas - Eletricista (CAAQ-ELT/2019). A cerimônia foi presidida pelo Comandante do CIAGA, Contra-Almirante AMINTAS DA SILVA VIAMONTE e contou com a presença do Superintendente de Ensino, Contra-Almirante (RM1) CID AUGUSTO CLARO JUNIOR, e com a presença de aproximadamente 100 pessoas, entre professores, familiares e convidados.

       O curso aprovou 30 alunos, que tiveram suas platinas trocadas pelas madrinhas e pelos padrinhos. O aluno JOSÉ TENÓRIO DOS SANTOS NETO, primeiro colocado do curso, recebeu das mãos do Comandante do CIAGA o Prêmio Escolar por seu desempenho.

 

 

 

         Na tarde do dia 27 de novembro de 2019, o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha realizou a cerimônia de encerramento do Curso de Aperfeiçoamento para Oficial de Máquinas (APMA-2/2019), no Auditório Almirante Newton Braga. O curso destina-se a qualificar o Oficial de Máquinas para exercer as funções inerentes ao Subchefe e ao Chefe de Máquinas da Marinha Mercante. A cerimônia foi presidida pelo Comandante do CIAGA, Contra-Almirante AMINTAS DA SILVA VIAMONTE e contou com a presença do Superintendente de Ensino, Contra-Almirante (RM1) CID AUGUSTO CLARO JUNIOR, e com a presença de aproximadamente 120 pessoas, entre professores, familiares e convidados.

          A aluna FERNANDA DE MESQUITA GUERRIERI, primeira colocada do curso, recebeu das mãos do Comandante do CIAGA o Prêmio Escolar por seu desempenho.

 

 

  No dia 9 de novembro, foi organizada pelo Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), com o apoio da Comissão de Desportos da Marinha, a XX Regata “Poder Marítimo” – CIAGA, última etapa do XIX circuito “Poder Marítimo” de Remo em Escaler.

O evento aconteceu na Baía de Guanabara, na Raia do Complexo Naval da Penha, e contou com mais de 400 atletas em 7 modalidades distintas, tendo a participação especial de jovens do Programa Força no Esporte (PROFESP), inclusive a presença relevante do Núcleo do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília.

Estiveram presentes o Comandante do 7° Distrito Naval, Vice-Almirante WLADMILSON BORGES DE AGUIAR, o Comandante do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha, Contra-Almirante AMINTAS DA SILVA VIAMONTE, o Comandante do Centro de Instrução Almirante Alexandrino, Contra-Almirante RENATO GARCIA ARRUDA, o Comandante da Escola Naval, Contra-Almirante GUILHERME DA SILVA COSTA, o Comandante do Centro de Instrução Almirante Wandenkolk, Contra-Almirante RICARDO PEREIRA DA SILVA, o Comandante do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes e Presidente da Comissão de Desportos da Marinha, Contra-Almirante MARCELO GUIMARÃES DIAS, representantes da Comunidade Marítima, autoridades convidadas e a Família Naval.

A XX Regata “Poder Marítimo” - CIAGA, patrocinada pela Transpetro e Abrigo do Marinheiro, foi marcada por provas bem disputadas, evidenciando a garra e a determinação dos competidores, ao mesmo tempo que celebrou a solidariedade, uma ocasião de diálogo, de compreensão e de enriquecimento humano recíproco.

Cabe registrar a atuação do CIAGA, por meio dos alunos da Escola de Formação da Marinha Mercante (EFOMM), os quais conquistaram a 1ª colocação na Categoria Feminino, a 3ª colocação na Categoria PROFESP Masculino e a 2ª colocação na Categoria PROFESP Feminino.

 

 No dia 11 de novembro de 2019, foi realizada a cerimônia de inauguração das novas instalações da Sala Ambiente de Arte Naval (G-103), do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA).
A nova estrutura da Sala G-103 foi inaugurada pelo Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante ROBERTO GONDIM CARNEIRO DA CUNHA, acompanhado pelo Capitão de Longo Curso SÉRGIO DE MOURA e pela Prática FERNANDA LETÍCIA DA SILVA, e contou com a presença do Comandante do CIAGA, Contra-Almirante AMINTAS DA SILVA VIAMONTE, do Comandante do Centro de Instrução Almirante Alexandrino, Contra-Almirante RENATO GARCIA ARRUDA, e do Assessor-Chefe da Diretoria-Geral do Material da Marinha, Contra-Almirante ALEXANDER REIS LEITE. Além dessas autoridades, compareceram membros da Comunidade Marítima, militares e professores deste Centro de Instrução.
A reestruturação da Sala Ambiente de Arte Naval envolveu a reformulação da planta elétrica, substituição de condicionadores de ar, instalação de lâmpadas de LED, melhoria da lousa interativa digital, troca de vidraças e persianas, reforma das peças de arte naval, das maquetes, do módulo de computador e das mesas, instalação do quadro de vidro, substituição do projetor multimídia e aquisição de computador e sistema de som.
Ressalta-se a contribuição fundamental da “De Moura Shipping Ltda”, ao adotar e patrocinar esse espaço de estudo que muito estimula o ensino da prática da Arte Naval.

 

No dia 7 de novembro de 2019, aconteceu no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha o 10° Encontro Pedagógico do CIAGA. O evento contou com a presença do Comandate do CIAGA, Contra-Almirante AMINTAS DA SILVA VIAMONTE, do Superintendente de Ensino, Contra-Amirante CID AUGUSTO CLARO JUNIOR, de professores e instrutores deste Centro de Instrução, de militares de diversas Organizações Militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, e de vários convidados civis da área de educação.

       O Encontro teve como tema "Formação de Formadores: A dinâmica entre os mundos físico e digital.", abordando as novas práticas pedagógicas, de suma importância para a educação, uma vez que abrange assuntos relevantes para o desenvolvimento tecnológico do ensino, marcado por uma trajetoria de tradição e inovação.

      Na ocasião, foram proferidas palestras relacionadas à "Formação de formadores e as diferentes gerações" - CC (T) MARCELO NOGUEIRA, do CIAA, sobre o "Ensino a distância em apoio ensino presencial: a linguagem utilizada nos materiais didáticos" - CMG (RM1-T) BIAGIOTTI, da DEnsM, e acerca das "Habilidades de comunicação em salas de aula presencial e a distância" - Professor NEY PEREIRA. Por fim, os participantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas aos palestrantes, mediadas pelo CMG (RM1-IM) MONÇORES, do CIANB, de forma que a interação aprofundou o conhecimento e enriqueceu os temas apresentados.

 

 

No dia 18 de outubro, o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) realizou a cerimônia comemorativa ao Dia do Mestre. Na ocasião, foi concedido o prêmio “Professor/Instrutor Padrão- 2019” aos Professores/Instrutores que, durante o ano letivo, se destacaram no desempenho da atividade de ensino, revelando sua competência técnica, relacionamento interpessoal e dedicação profissional.

O prêmio é classificado em quatro categorias: TTC, Magistério, Militar da Ativa e FEMAR. Este ano, foram agraciados o SO-RM1-EL MENDONÇA (TTC), Professora LAURA (Magistério), 1ºTen (RM2-T) TELES (Militar da Ativa) e Professor HERMANN (FEMAR).

O evento contou com a presença do Comandante do CIAGA, o Contra-Almirante AMINTAS DA SILVA VIAMONTE, do Superintendente de Ensino, o Contra-Almirante (RM1) CID AUGUSTO CLARO JUNIOR, dos Chefes dos Departamentos de Ensino, do Corpo Docente e de alunos.

Essa cerimônia demonstra o valor e a importância que a Marinha do Brasil dedica aos professores responsáveis pela condução do Ensino Profissional Marítimo, que contribuem para a formação, especialização, aperfeiçoamento e atualização dos homens e mulheres da Marinha Mercante, fundamentais para o desenvolvimento econômico do Brasil.

 

 

 

 

No dia 5 de outubro, o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) realizou, na Baía de Guanabara, a 47ª Regata a Vela CIAGA, com o apoio do Clube Naval Charitas.

O evento contou com a presença do Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra LEONARDO PUNTEL, do Diretor-Geral de Navegação, Almirante de Esquadra MARCELO FRANCISCO CAMPOS, do Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante ROBERTO GONDIM CARNEIRO DA CUNHA, do Comandante do CIAGA, Contra-Almirante AMINTAS DA SILVA VIAMONTE, de representantes da comunidade marítima, de autoridades convidadas e da Família Naval.

A Regata CIAGA tem grande importância no cenário esportivo, fazendo parte do calendário oficial da Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro. A competição teve o patrocínio da Praticagem do Brasil, CONAPRA, FEMAR e Abrigo do Marinheiro, instituições que acreditam na essência desse esporte como instrumento de educação.

O bom tempo, com céu claro e vento favorável, proporcionou disputas acirradas nas diversas classes, contribuindo para o sucesso da regata. O objetivo maior é promover e fomentar as atividades náuticas, desenvolvendo nos competidores a mentalidade marítima e despertando o sentimento e a vocação pelos usos, costumes e tradições do mar.

Cumpre destacar a participação dos alunos da Escola de Formação da Marinha Mercante (EFOMM), que obtiveram a 2ª colocação na Classe RGS A com o Veleiro “Orion CONAPRA”, a 3ª colocação na Classe Ranger 22 com o Veleiro “Polaris”, a 3ª colocação na Classe Velamar 22 com o Veleiro “Alegrete”, as 2ª e 3ª colocações na Classe Escaler com os Veleiros “Sol” e “Regulus”, respectivamente, as 2ª e 3ª colocações na Classe Laser STD com os barcos comandados pelos alunos DIEGO MATOS e ICARO FERREIRA, respectivamente, e a 3ª colocação na Classe Laser Radial com o barco comandado pelo aluno LUIZ GABRIEL HAAG.

 

 

 

 

 

No dia 21 de agosto de 2019, foi realizada a cerimônia de reinauguração do Simulador de Passadiço do Grêmio de Náutica do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA). Trata-se de um equipamento do tipo Part Task Training (PTT), fabricado pela technomar, capaz de simular as complexas manobras diárias de navios contêineres de até 366 metros, petroleiros, graneleiros e de carga geral, nos Portos de Santos, Rio Grande, Rio de Janeiro e Manaus, sob diferentes condições climáticas.

A nova estrutura do Simulador de Passadiço do Grêmio de Náutica foi reinaugurada pelo Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante ROBERTO GONDIM CARNEIRO DA CUNHA, acompanhado pelo Comandante do CIAGA, Contra-Almirante AMINTAS DA SILVA VIAMONTE, pelo Capitão de Longo Curso JOSÉ MENEZES FILHO e pelos Práticos da Barra do Rio Grande REGINALDO GOMES PANTOJA e CARLOS JESUS DE OLIVEIRA SCHEIN. Além dessas autoridades, o evento contou com a presença de militares, professores e alunos do CIAGA.

A modernização desse equipamento teve a contribuição da Praticagem da Barra do Rio Grande, do Prático REGINALDO GOMES PANTOJA e do Capitão de Longo Curso JOSÉ MENEZES FILHO, ao patrocinarem a reestruturação desse simulador, que muito estimula o ensino da prática de navegação, fundamental para o aprimoramento técnico-profissional dos alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM).

 

 

Nos dias 17 e 18 de agosto, jovens de 20 cidades do Brasil, participaram do processo seletivo para a Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM-2020). No Rio de Janeiro, as provas aconteceram no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA). Dos 7.150 candidatos inscritos, 4.621 concorrem a 100 vagas para o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) no Rio de Janeiro e os outros 2.529 concorrem a 80 vagas para o Centro de Instrução Almirante Bráz de Aguiar (CIABA), em Belém. No primeiro dia, os candidatos realizaram as provas de Português, Inglês e Redação, enquanto no segundo dia, os estudantes testaram seus conhecimentos em Matemática e Física. Os candidatos aprovados na primeira etapa, que consiste nos exames de conhecimento, ainda terão mais três fases pela frente: seleção psicofísica, teste de suficiência física e período de adaptação.

 

 

 

No dia 9 de agosto de 2019, foi realizada a cerimônia de reinauguração das novas instalações do Simulador do Sistema Global Marítimo de Socorro e Segurança (GMDSS) deste Centro de Instrução.

A nova estrutura do GMDSS foi reinaugurada pelo Comandante do CIAGA, Contra-Almirante AMINTAS DA SILVA VIAMONTE, acompanhado pelo Superintendente de Ensino, Contra-Almirante (RM1) CID AUGUSTO CLARO JUNIOR, pelo Presidente do Conselho Nacional de Praticagem (CONAPRA), GUSTAVO HENRIQUE ALVES MARTINS, e pelo Diretor Técnico do CONAPRA, PORTHOS AUGUSTO DE LIMA FILHO. Além dessas autoridades, o evento contou com a presença de militares, professores e alunos do Curso de Atualização para Práticos (ATPR) deste Centro de Instrução.

As instalações do Simulador passaram por uma ampla modernização, incluindo reforma estrutural e elétrica, e troca de equipamentos de refrigeração, tendo a contribuição fundamental do CONAPRA, ao patrocinar a reestruturação desse espaço de estudo que muito estimula o ensino da prática da navegação.