Notícias do CIAGA

Nos dias 17 e 18 de agosto, jovens de 20 cidades do Brasil, participaram do processo seletivo para a Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM-2020). No Rio de Janeiro, as provas aconteceram no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA). Dos 7.150 candidatos inscritos, 4.621 concorrem a 100 vagas para o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) no Rio de Janeiro e os outros 2.529 concorrem a 80 vagas para o Centro de Instrução Almirante Bráz de Aguiar (CIABA), em Belém. No primeiro dia, os candidatos realizaram as provas de Português, Inglês e Redação, enquanto no segundo dia, os estudantes testaram seus conhecimentos em Matemática e Física. Os candidatos aprovados na primeira etapa, que consiste nos exames de conhecimento, ainda terão mais três fases pela frente: seleção psicofísica, teste de suficiência física e período de adaptação.

 

 

 

No dia 9 de agosto de 2019, foi realizada a cerimônia de reinauguração das novas instalações do Simulador do Sistema Global Marítimo de Socorro e Segurança (GMDSS) deste Centro de Instrução.

A nova estrutura do GMDSS foi reinaugurada pelo Comandante do CIAGA, Contra-Almirante AMINTAS DA SILVA VIAMONTE, acompanhado pelo Superintendente de Ensino, Contra-Almirante (RM1) CID AUGUSTO CLARO JUNIOR, pelo Presidente do Conselho Nacional de Praticagem (CONAPRA), GUSTAVO HENRIQUE ALVES MARTINS, e pelo Diretor Técnico do CONAPRA, PORTHOS AUGUSTO DE LIMA FILHO. Além dessas autoridades, o evento contou com a presença de militares, professores e alunos do Curso de Atualização para Práticos (ATPR) deste Centro de Instrução.

As instalações do Simulador passaram por uma ampla modernização, incluindo reforma estrutural e elétrica, e troca de equipamentos de refrigeração, tendo a contribuição fundamental do CONAPRA, ao patrocinar a reestruturação desse espaço de estudo que muito estimula o ensino da prática da navegação.

No período 13 a 20 de julho, foi realizada a 46ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela. O evento brasileiro é apontado como um dos mais fortes da modalidade na América do Sul e reúne mais de 900 atletas, entre amadores, profissionais e olímpicos. O campeonato foi disputado no Yacht Club de Ilhabela e chegou à sua 46ª edição com oito classes convidadas: ORC, IRC, BRA RGS (A, B e C), Clássicos, C-30, HPE30, HPE25 e Bico de Proa.

Nesse evento, o CIAGA participou com dois veleiros, tripulados por alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM): “Aquarius” (Alunos INGRID BERBERT, KOHLER, BASÍLIO, YURI e VILLEND) e “Pioneiro” (Alunos DEGRAVE, BRUNA FREIRE, ANDERSON, VINÍCIUS VIEIRA e ROGOWSKI).

Na ocasião, a bordo do veleiro “Aquarius”, os alunos obtiveram o primeiro lugar na categoria RGS C e o terceiro lugar na categoria RGS Geral. Além disso, o “Pioneiro” obteve o sexto lugar na categoria RGS C.

O Comandante do CIAGA parabeniza os alunos envolvidos que representaram com maestria este Centro de Instrução.

 

 

No dia 12 de julho de 2019, foi realizada no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) a cerimônia de conclusão do Curso de Aperfeiçoamento para Oficial de Máquinas (APMA/1-2019). O curso APMA destina-se a habilitar o Primeiro Oficial de Máquinas para exercer a função inerente ao Subchefe e ao Chefe de Máquinas de navio da Marinha Mercante. O evento contou com a presença do Comandante do CIAGA, o Contra-Almirante AMINTAS DA SILVA VIAMONTE, representantes da Comunidade Marítima e familiares dos alunos. A turma, composta por 30 alunos, escolheu como Paraninfo o Professor PAULO ROBERTO BATISTA PINTO. Na oportunidade, o aluno LUIZ FELIPE DOMINGOS FERREIRA, primeiro colocado do curso, recebeu das mãos do Comandante do CIAGA o Prêmio Escolar por seu desempenho.

 

 

 

No dia 10 de junho de 2019, foi realizada a cerimônia militar alusiva ao 154º aniversário

da Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Marinha, presidida pelo Comandante

do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha, Contra-Almirante AMINTAS DA

SILVA VIAMONTE. Na cerimônia, foram lidas a Ordem do Dia do Comandante da

Marinha e a Mensagem do Presidente da República, e realizadas a imposição da Medalha

Militar de 20 anos, troca de platinas por mudança de quadro, troca de platinas e insignias

de militares promovidos, entrega de distintivos de bom comportamento e premiação de

militares e servidor civil padrão.

.

 

 

 

 

No dia 29 de maio de 2019, foi realizada no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) palestra abordando o tema “Conhecendo o Tribunal Marítimo”, proferida pelo Presidente do Tribunal Marítimo, Vice-Almirante (RM1) WILSON PEREIRA DE LIMA FILHO. Durante a palestra, os alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) foram instruídos sobre as atribuições do Tribunal Marítimo, tais como julgar os acidentes e fatos da navegação, manter o registro geral das embarcações e dos armadores de navios brasileiros, além de apresentar diversos casos de acidentes da navegação que são julgados por aquele Tribunal. Ao final, houve espaço para perguntas, ocasião em que os alunos puderam esclarecer suas dúvidas sobre o tema. O CIAGA se empenha em contribuir para a ampliação e consolidação do conhecimento de Direito Marítimo dos alunos da EFOMM, tornando a formação mais sólida para os futuros homens do mar.

 

 

No dia 28 de maio de 2019, no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), foi realizada a palestra “Mudanças de Comportamento na Sociedade”, do programa Operação Lei Seca, proferida pela Coordenadora-Geral da Operação Lei Seca, Delegada da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro VERÔNICA STIEPANOWEZ DE OLIVEIRA, e sua equipe. Durante a palestra, os alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) foram instruídos sobre as transformações causadas na sociedade depois do início da Operação Lei Seca, ouviram depoimentos de vítimas de acidentes de trânsito causado por ingestão de álcool e participaram de dinâmicas que mostraram o risco de dirigir após ingerir bebidas alcoólicas. A Lei Seca foi criada com objetivo muito claro: salvar vidas nas ruas e estradas do Brasil. Sua tarefa mais importante é a educação dos motoristas. Mudanças de comportamento geram transformações positivas e profundas na sociedade.

 

 

 

 

O Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) realizou, nos dias 24 e 25 de maio de 2019, a XLII MERCNAV. A competição, cujo objetivo é promover a interação e o espírito esportivo entre futuros homens do mar, reuniu os alunos do Colégio Naval e da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), que disputaram 10 modalidades esportivas. A EFOMM saiu vitoriosa nas seguintes modalidades: Remo Escaler (Feminino), Futebol de Campo, Orientação (Feminino e Equipe), Judô (Médio e Pesado), Basquete, Xadrez, Atletismo (Arremesso de Peso) e a Vela (J24, Escaler, Laser Radial e Laser Standard). Ao final da competição, o Colégio Naval sagrou-se campeão da LXII MERCNAV.

 

Em maio de 2019 o Setor de Inscrições do Centro de Instruções Almirante Graça Aranha (CIAGA) realizou o primeiro atendimento ao público, marcado por meio do Sistema de Agendamento Eletrônico de Atendimento (AEA), disponível no Portal do CIAGA, na internet, conforme cronograma de implementação proposto pela Diretoria de Portos e Costas. Esse recurso tecnológico permite ao usuário reservar data e horário para ser atendido, reduzindo assim o tempo de espera para obter o serviço. Inicialmente, o sistema disponibiliza apenas agendamento para solicitação de certidões, certificados, currículos e diplomas, mas, futuramente, todos os serviços poderão ser marcados pelo AEA. O CIAGA está constantemente se aperfeiçoando e investindo em novas tecnologias para atender, com dinamismo e eficiência, aos profissionais da Marinha Mercante.

No dia 17 de maio de 2019, o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) realizou a Cerimônia de Juramento à Bandeira dos 167 alunos do 1º ano da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM). O evento foi presidido pelo Diretor-Geral do Pessoal da Marinha, Almirante de Esquadra RENATO RODRIGUES DE AGUIAR FREIRE. Estiveram presentes na cerimônia o Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante ROBERTO GONDIM CARNEIRO DA CUNHA, o Presidente do Centro de Capitães da Marinha Mercante, Comodoro ÁLVARO JOSÉ DE ALMEIDA JÚNIOR, e o Comandante do CIAGA, Contra-Almirante AMINTAS DA SILVA VIAMONTE, além de ex-comandantes do CIAGA, membros da comunidade marítima e familiares dos alunos. A Cerimonia foi revestida de muita vibração e entusiasmo por parte dos alunos, que agora estão incorporados à Marinha do Brasil.

 

 

No dia 14 de maio de 2019, o CIAGA participou da Feira de Informação Profissional do Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ). A Assessoria de Comunicação Social, apoiada pelos alunos integrantes do Jornal Pelicano da Escola de Formação de Oficias da Marinha Mercante (EFOMM), montou estande informativo para divulgação dos cursos da EFOMM e do Programa do Ensino Profissional Marítimo (PREPOM). Os alunos da EFOMM trocaram informações e experiências com alunos CMRJ, que ficaram entusiasmados com a amplitude de possibilidades da carreira de Oficial da Marinha Mercante. O CIAGA apoia e incentiva o intercâmbio de conhecimento entre os Colégios Militares e o Centro de Instrução.

 

 

 

 

O Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no dia 28 de março de 2018, reinaugurou a Sala Ambiente de Navegação (G-104), patrocinada pela “De Moura Shipping LTDA.” desde 2007. A sala de aula passou por ampla modernização, incluindo reforma estrutural e de acabamentos, além de troca de equipamentos.

Estiveram presentes na reinauguração o Diretor-Geral de Navegação, Almirante de Esquadra LEONARDO PUNTEL, o Comandante do CIAGA, Contra-Almirante AMINTAS DA SILVA VIAMONTE, o Superintendente de Ensino, Contra-Almirante (RM1) CID AUGUSTO CLARO JUNIOR, o Capitão de Longo Curso SÉRGIO DE MOURA, presidente da “De Moura Shipping LTDA”, além de membros da Comunidade Marítima, militares, professores e alunos.

Por meio dessa parceria, os alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) e do Programa do Ensino Profissional Marítimo (PREPOM) ganham infraestruturas modernas e confortáveis para se dedicarem aos estudos náuticos.

 

 

Diretor-Geral de Navegação, Almirante de Esquadra LEONARDO PUNTEL, e Capitão de Longo Curso SÉRGIO DE MOURA inauguram a Sala Ambiente de Navegação no CIAGA.

No dia 21 de março de 2019, o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) recebeu a visita do Presidente da Escola Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) de Portugal, o Sr. LUIS FELIPE BATISTA, acompanhado pelo Vice-Presidente dessa Escola, Professor LUIS MENDONÇA. A ENIDH é a única escola pública nacional de formação marítima de Portugal, oferece graduação em Náutica, Máquinas, Engenharia Eletrotécnica Marítima, Gestão de Transporte e Logística, e Gestão Portuária, cursos de aperfeiçoamento em Náutica e Máquinas e cursos técnicos destinados a formar quadros intermediários capazes de realizar atividades de manutenção e reparos em navios.

Durante o encontro, o Comandante do CIAGA, Contra-Almirante AMINTAS DA SILVA VIAMONTE, apresentou as instalações do Centro de Instrução, como as Salas de Aulas, os Laboratórios, os Simuladores de Passadiço e de Praça de Máquinas, o Grêmio de Vela e os Camarotes dos alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM).

Ainda nesta ocasião, foram iniciadas tratativas e aprofundamento de diálogo entre as autoridades, de modo a permitir uma análise das possibilidades de cooperação entre as Instituições futuramente.

 

Contra-Almirante VIAMONTE recebe o Presidente e o Vice-Presidente da ENIDH de Portugal em visita ao CIAGA.

 

Contra-Almirante VIAMONTE apresenta o Grêmio de Vela do CIAGA

No domingo, dia 10 de março de 2019, os alunos da Escola de Formação da Marinha Mercante (EFOMM), em clima de integração, participaram da 14ª CISM Day Run - Corrida da Paz 2019, no Posto 6 em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro. O evento reuniu mais de 2 mil participantes para também celebrar o lema "Amizade través do esporte".

A Corrida da Paz acontece, anualmente, para comemorar a criação do Conselho Internacional de Esporte Militar (CISM). O objetivo, segundo os organizadores, é integrar as Forças Armadas e a sociedade por intermédio do esporte, contribuindo para a paz mundial. A Corrida da Paz é coordenada pelo Ministério da Defesa e, neste ano, o Comando da Aeronáutica foi o responsável pela organização e execução do evento.