Notícias do CIAGA

Nos dias 24 e 25 de maio de 2018 foi realizado o Workshop Eficiência Energética e Energias Renováveis no auditório do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA). Dividido em três blocos, o primeiro dia teve como tema Energias Renováveis Aplicadas à Mobilidade, o segundo bloco de palestras teve como tema Eficiência Energética – Novas Ideias e Suas Aplicações; e com foco em Inovações na Área de Energia, o terceiro bloco de palestras fechou o Workshop.

Ao final de cada rodada, os palestrantes se reuniram com um mediador para uma “mesa redonda”, onde as dúvidas dos presentes foram respondidas. CMG (RM1) Silva Junior, Assessor da Comissão Interna de Conservação de Energia da Marinha (CICEMAR), Francisco Silva, Assessor Técnico Regulatório da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) e Roberto Musser, Coordenador de Planejamento Gestão e Eficiência Energética da Light, integraram a banca de mediadores do Workshop.

O evento contou com a presença do pessoal da MB, estudantes universitários e instituições de ensino. Além das palestras, houve exposição de projetos relacionados ao uso de energias renováveis. Dentre os expositores, a Equipe Faraday E-Racing, formada por alunos da UFF, levou o protótipo de carro de corrida elétrico da Fórmula SAE (Sociedade de Engenheiros Automotivos), a FAETEC levou o Guarda Sol Alternativo que capta energia solar e distribui em um cabo USB, a Equipe Time Brasil, formada pela Escola Naval e UFRJ expôs o Barco Solar Almirante Tamandaré, a distribuidora de energia elétrica ENGIE levou o carro elétrico modelo Smart, entre outros expositores.

Os esforços somados para a condução do evento reafirmam o compromisso da Marinha do Brasil com o consumo de energia mais eficiente, sustentável e que demande menos recursos financeiros, visando à redução de custos da Força com energia elétrica. Também reafirma o interesse na criação de alternativas voltadas para o aprimoramento e implementação de ações que insiram a MB em um ambiente de gestão inteligente de energia.

Auditório Almirante Newton Braga, onde ocorreu o Workshop Eficiência Energética e Energias Renováveis.

 

 

O Comodoro Álvaro José de Almeida Júnior, Presidente do Centro de Capitães da Marinha Mercante (CCMM), palestrou para os alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), no dia 30 de maio de 2018, no auditório do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA). A palestra relembrou a história da Marinha Mercante e retratou momentos expressivos da carreira do Comodoro. Desta forma, o CIAGA busca motivar os alunos e solidificar sua formação através da transmissão de conhecimento de experientes mercantes.

 

Aluno Tavalask presta homenagem ao Comodoro Álvaro José Almeida Júnior.

 

Palestra motivacional para os alunos da EFOMM.

 

 

 

No dia 17 de abril de 2018 foi realizada, no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), a Transmissão do Cargo de Diretor de Portos e Costas, do Vice-Almirante WILSON PEREIRA DE LIMA FILHO, para o Vice-Almirante ROBERTO GONDIM CARNEIRO DA CUNHA. O evento contou com a presença do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra EDUARDO BACELLAR LEAL FERREIRA, do ex-Ministro da Marinha, Almirante de Esquadra MAURO CÉSAR RODRIGUES PEREIRA, do ex-Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra JULIO SOARES DE MOURA NETO e do Diretor-Geral de Navegação, Almirante de Esquadra PAULO CEZAR DE QUADROS KÜSTER. Ao final, os alunos da Escola de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) desfilaram em continência ao novo Diretor de Portos e Costas.

 


Vice-Almirante ROBERTO GONDIM CARNEIRO DA CUNHA recebe o cargo de Diretor de Portos e Costas

 


Alunos da EFOMM desfilaram em continência ao novo Diretor de Portos e Costas.

 

 

No dia 23 de abril, foi realizada a solenidade de transmissão do cargo de Diretor-Geral de Navegação, no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha. Na ocasião, o Almirante de Esquadra Paulo Cezar de Quadros Küster, atual Comandante de Operações Navais, passou a direção para o Almirante de Esquadra Leonardo Puntel.

Presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, a cerimônia teve a presença de chefes navais, autoridades civis e militares. Esta foi a segunda passagem de cargo após a Diretoria-Geral de Navegação ter sido desvinculada do Comando de Operações Navais, em agosto de 2015.

Completando cinquenta anos em 2018, a Diretoria-Geral de Navegação, como Órgão de Direção Setorial, tem sido submetida a crescente demanda de suas atividades, particularmente as relacionadas a assuntos marítimos, segurança da navegação, hidrografia, oceanografia e meteorologia.

 

 

No dia 10 de abril de 2018 foi realizado no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), a inauguração dos novos Simuladores de Passadiço e Praça de Máquinas pelo Vice-Almirante WILSON PEREIRA DE LIMA FILHO, Diretor de Portos e Costas e  Contra-Almirante VANLEY MONTEIRO SOARES, Comandante do CIAGA. O evento contou com a presença de membros da comunidade marítima e Sociedade Amigos da Marinha.

O Simulador de Passadiço desenvolvido pela Marinha do Brasil é o primeiro inteiramente com tecnologia nacional capaz de reproduzir uma situação real através de simulação de um navio mercante para treinar e capacitar futuras tripulações. Ele incorpora alta fidelidade dinâmica na simulação de movimentos, geração de ondas e de todos os estados do mar, possui gráficos para instrumentos e visualização para fora da janela do navio. O software de controle permite criar cenários em vários locais e para diferentes tipos de operações, seguindo normas de certificação Det Norske Veritas (DNV). Flexível, capaz de uma grande versatilidade em termos de navios tem uma estrutura modular capaz de gerar diferentes camadas de imersão. Trata-se de um simulador completo, que permite a realização de treinamentos realistas, para uma imensa gama de cenários, como avarias, incêndio, falha em equipamento, pane elétrica, entre outros.

O Simulador de Passadiço foi desenvolvido em parceria com o Centro de Analises de Sistemas Navais (CASNAV), Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) e Fundação de Estudos do Mar (FEMAR).

Baseado nos modelos comerciais mais modernos, o Simulador de Praça de Máquina é o primeiro simulador de máquinas nacional com 30 computadores em rede e monitores touchscreen distribuídos em salas que representam diferentes setores de um navio. É capaz de simular uma planta baseada nas máquinas tipicamente encontradas em navios mercantes de grande porte movidos com motores a diesel de baixa rotação, incluindo mais de 70 telas que representam a planta elétrica de propulsão de forma fiel.

A escolha do tipo de embarcação reflete uma configuração de máquinas comum entre os navios mercantes da frota brasileira, sendo ideal para o uso em um centro de formação e treinamento. O instrutor pode selecionar um dos diversos cenários iniciais instalados ou salvar seu próprio. Avarias podem ser introduzidas em qualquer bomba, filtro, válvula e outros equipamentos. O projeto foi feito usando a plataforma LINUX, usando as linguagens Java e C++.

O domínio da tecnologia específica de simuladores permite que a Marinha do Brasil detenha o conhecimento técnico, possibilitando a capacidade de atualizações no simulador ao longo dos anos e elaboração de diferentes configurações, bem como o desenvolvimento de novos simuladores de Submarinos ou navios de superfície da Marinha do Brasil. Desta forma, a detenção desta tecnologia autóctone configura-se um marco na história da Marinha e do Brasil.

Simulador de Passadiço desenvolvido pela Marinha do Brasil

Equipe do CASNAV, CIAGA e FEMAR, responsáveis pelo projeto do Simulador de Passadiço.

Equipe responsável pelo projeto do Simulador de Praça de Máquinas.

 

 

No dia 29 de março de 2018 os alunos do PROFESP do Centro de Instrução Almirante Graça  Aranha (CIAGA) participaram da abertura simbólica das atividades do PROFESP, acompanhados dos monitores e coordenadores do projeto no CIAGA. O evento ocorreu no CIASC, na Ilha do Governador (RJ) e contou com a presença do Ministro da Defesa interino, General de Exército Joaquim Silva e Luna, e o Ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra.

Em atendimento ao Programa Emergencial, criado pelo Decreto Presidencial Nº 9.197, de 14 de novembro de 2017, o programa do Governo Federal tem como objetivo prevenir e enfrentar a violência na região metropolitana do Rio, por meio de políticas e ações sociais realizadas de forma integrada e articulada entre os ministérios envolvidos.

Legenda: Alunos do PROFESP desfilam no CIASC

Legenda: Alunos do PROFESP, voluntários e a 1T(RM2-T) Caroline Corrêa

 

Fonte do texto: http://www.defesa.gov.br/noticias/41195-ministros-participam-da-abertura...

 

 

Acompanhados da professora de química 1T(RM2-T) Cátia Pontes e do Imediato do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), CMG (FN) Frederico, no dia 16 de março de 2018, os alunos do 1º ano da Escola de Formação da Marinha Mercante (EFOMM) visitaram a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto em Angra dos Reis com o objetivo de aprofundar o conhecimento dos estudantes sobre o funcionamento de uma usina. Na Central Nuclear, os alunos assistiram palestras onde foram abordados assuntos como o funcionamento e a importância de uma usina nuclear para o Brasil. Também foram exibidos vídeos institucionais de funcionamento e geração de energia.
Após a palestra os alunos foram convidados a conhecer o interior da usina, onde puderam conhecer todo o funcionamento da central de comando e tiveram acesso ao turbo gerador.


Oficias do CIAGA e José Chahim, Assistente de Superintendência da Comunicação Social.


Oficias do CIAGA e alunos da EFOMM na exposição interativa da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto em Angra dos Reis.


Alunos se preparam para entrar no turbogerador.

Alunos no turbogerador

 

 

A Organização Marítima Internacional (IMO) é uma agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU) responsável pelo estabelecimento de padrões internacionais visando à proteção e segurança do transporte marítimo. A IMO é, inegavelmente, a maior fonte de regulamentação do transporte marítimo internacional, e garante que esse setor vital, responsável por mais de 80% do comércio global em volume e mais de 70% em valor, se mantenha seguro, protegido, ambientalmente adequado e eficiente do ponto de vista energético, de acordo com Memorando da Diretoria Geral de Navegação.

Em vista do exposto e atendendo a convocação do Secretário-Geral da ONU ao ensejo do 70° aniversário da Convenção, a MB realizou cerimônia cívico militar alusiva à data no dia 06 de março de 2018. Na ocasião, foi entregue o Prêmio DPC de Qualidade e, ao final, a Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais fez uma apresentação em homenagem à IMO. 

O evento contou com a presença do ex-Ministro da Marinha, Almirante de Esquadra MAURO CESAR RODRIGUES PEREIRA, do ex-Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra JULIO SOARES DE MOURA NETO,  do Diretor-Geral de Navegação, Almirante de Esquadra PAULO CEZAR DE QUADROS KÜSTER, do Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante WILSON PEREIRA DE LIMA FILHO e do Presidente do Centro de Capitães da Marinha Mercante, Capitão de Longo Curso ÁLVARO JOSÉ ALMEIDA JÚNIOR, além de membros do Almirantado e da Comunidade Marítima.

Cerimônia em Comemoração ao 70º Aniversário da Convenção da Organização Marítima Internacional (IMO)


Almirante KÜSTER entrega o Prêmio DPC de Qualidade

Apresentação da Banda Marcial de Fuzileiros Navais

 

 

ENTREGA DAS PLATINAS AOS ALUNOS DO 1º ANO DA EFOMM
Adaptadores-Alunos e Candidatos-Alunos em formatura
 

ENTREGA DAS PLATINAS AOS ALUNOS DO 1º ANO DA EFOMM
Comandante do CIAGA entrega barreta de Adaptador ao Comandante-Aluno
 

ENTREGA DAS PLATINAS AOS ALUNOS DO 1º ANO DA EFOMM
Oficiais do Comando do Corpo de Alunos entregam as barreta aos Adaptadores-Alunos
 

ENTREGA DAS PLATINAS AOS ALUNOS DO 1º ANO DA EFOMM
Alunos desfilam em continência ao Comandante do CIAGA
 

No dia 26 de janeiro, encerrou-se o período de Adaptação dos 180 candidatos a alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA). Durante as três semanas do período de adaptação os adaptandos descobriram a verdadeira importância da união, lealdade e respeito, sentimentos nobres para um militar.

O Comandante do CIAGA recebeu os familiares dos candidatos-alunos no auditório Almirante Newton Braga e proferiu algumas palavras sobre a rotina militar e a superação. Em seguida, iniciou-se a cerimônia, onde o Comandante do CIAGA e o Superintendente de Ensino efetuaram a entrega das barretas ao Comandante-Aluno e Imediato-Aluno, respectivamente. Então, os Oficiais do Comando do Corpo de Alunos entregaram a barreta de Adaptador-Aluno a todos os alunos do 3º ano que se voluntariaram a exercer a nobre função de ensinar tudo o que aprenderam durante dois anos na EFOMM.

Por fim, os Adaptadores-Alunos realizaram a entrega das platinas aos novos alunos, que desfilaram em continência ao Comandante do CIAGA. Após a cerimônia os alunos encontraram seus familiares e se reuniram em uma acalorada confraternização no rancho da EFOMM.

 

 

ALUNOS DA EFOMM PARTICIPAM DO DESAFIO SOLAR BRASIL
 

Em 18 de dezembro de 2017, doze alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante do CIAGA participaram do Desafio Solar Brasil, com o objetivo de conscientizar o público participante que é possível gerar energia por meio de fonte limpa, da energia solar. O evento ocorreu no Colégio Naval, em Angra dos Reis, durante cinco dias.

Em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro e com o patrocínio do Conselho Nacional de Praticagem (CONAPRA) e do Escritório de Advocacia Siano e Martins Advogados Associados, a equipe da EFOMM conquistou o 2º lugar na categoria Catamarã, com o barco Vinícius Costa, em homenagem ao aluno do Curso de Máquinas que faleceu no ano da conquista.

Após o término do evento, o aluno Lucas Rocha, vice-presidente do Grêmio de Eficiência Energética, declarou que o Desafio Solar Brasil “elevou o caráter profissional da equipe”.

 

 

INÍCIO DA ADAPTAÇÃO PARA 180 NOVOS CANDIDATOS DA EFOMM
 

INÍCIO DA ADAPTAÇÃO PARA 180 NOVOS CANDIDATOS DA EFOMM
 

Em 08 de janeiro de 2018, no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha, 180 novos candidatos aprovados para o curso da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) iniciaram a adaptação. O Capitão de Mar e Guerra Rodrigo Bittencourt, Comandante do Corpo de Alunos, deu as boas-vindas ao corpo discente. As três semanas do período de adaptação têm o objetivo de fazer a transição da vida civil para a rotina militar, apresentando normas disciplinares e as atribuições da carreira. Ao término desse período, ocorre a entrega das platinas e os candidatos se tornam alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante.

 

 

CIAGA CRIA GRÊMIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA PARA OS ALUNOS DA EFOMM
Alunos do Grêmio de Eficiência Energética com Mestre Jonas, escultor de barco ligado à UFRJ
 

CIAGA CRIA GRÊMIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA PARA OS ALUNOS DA EFOMM
Barco Solar em construção

O CIAGA criou, no segundo semestre de 2017, por meio da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), o Grêmio de Eficiência Energética, que se tornou importante e necessário em virtude da busca por fontes energéticas alternativas e métodos mais eficientes do uso da energia elétrica. O Grêmio tem o objetivo de mudar hábitos e metodologia de ensino aos jovens estudantes e conta com parcerias da Praticagem Brasil, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Escola Naval, Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Escola Técnica do Arsenal de Marinha (ETAM). No momento, os alunos integrantes do Grêmio de Eficiência Energética trabalham na construção do Barco Solar, que será capaz de competir no Desafio Solar Brasil, em dezembro de 2017. Organizado pelo Núcleo Interdisciplinar para Desenvolvimento Social (NIDES), o ganhador do Desafio viaja para competir no Dutch Solar Chalenge, na Holanda.  Outros projetos do Grêmio são: carro de golfe solar, bicicleta elétrica e iluminação externa solar. O Grêmio de Eficiência Energética é fruto do Projeto de Gestão e Eficiência Energética - CON ENERGIA, que busca a redução de custos com energia elétrica e, secundariamente, a inserção da Marinha do Brasil no atual cenário de energia, em conformidade com o mundo moderno.

 

 


Alunos competem na raia do CIAGA


Alunos da EFOMM se destacam na 18º Regata a Remo em Escaler

Na manhã do dia 19 de novembro de 2017 foi realizada, no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), a 18ª Regata CIAGA a Remo em Escaler, última etapa do Circuito Poder Marítimo de Remo em Escaler. O Centro de Instrução subiu ao pódio cinco vezes: 1º colocado na categoria Aspirante masculino com o CIAGA A e 2° lugar, na mesma categoria, com o CIAGA B, 2º lugar na categoria feminina e na categoria Veterano, além da 3º colocação na categoria Sub 24. O evento contou também com stands de outras organizações militares e área para recreação infantil.