2 - INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÃO EM CURSOS

ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÕES:

I – Cursos que possuem um EDITAL referente ao seu processo seletivo (CFAQ-I-MAC/MAM; CAAQ-CTS; CFAQ-MOC; CFAQ-MOM, EFOMM-FONT e EFOMM-FONQ) - Inscrição pela Internet, acessando o site do próprio CIAGA.

II – Para os outros cursos, o candidato deve efetuar a inscrição comparecendo à Divisão de Inscrição no CIAGA, ou  enviar a documentação pelo Correio (a opção de qual forma utilizar o serviço dos correios, SEDEX ou carta comum, é de inteira responsabilidade daquele que está se inscrevendo) da documentação abaixo listada:

  • a) RG e CPF;

  • b) Atestado de Saúde Ocupacional - (ASO) que comprove bom estado de saúde física e mental, com obrigatória especificação das condições auditivas e visuais. O atestado deverá estar dentro do prazo de validade;

  • c) Caderneta de Inscrição e Registro (CIR) – para verificação do tempo de embarque, o qual será considerada para a classificação;

  • d) Documentos Comprobatórios das Condições para Inscrição/Matrícula exigidas no PREPOM;

    LEMBRETE: a responsabilidade de comprovar que possui os requisitos para inscrição/matrícula nos cursos do EPM é do cidadão que está se inscrevendo no curso!

  • e) GRU e Comprovante de pagamento da taxa de inscrição; e

  • f) Ficha de Inscrição.pdf

IIIPara cursos em que esteja definido no PREPOM a prioridade de matrícula aos aquaviários que estejam matriculados em outros cursos (APMA, por exemplo), o candidato deve, na própria ficha de inscrição, mencionar tal fato, indicando a turma e o Centro de Instrução no qual está matriculado.

IV – Como cada inscrição em um curso é um processo independente, a documentação de cada curso deve ser enviada completa, o CIAGA não se responsabilizará pelo extravio de documentos caso algum deles seja enviado para ser usado como comprovação em várias inscrições de cursos/turmas  diferentes. 

V – Os documentos para cada curso individualmente devem ser enviados em envelope único (podem ser postados juntos em um mesmo pacote documentos para vários cursos, mas eles devem estar internamente dentro do pacote em envelopes separados e identificados) para o seguinte endereço:

CENTRO DE INSTRUÇÃO ALMIRANTE GRAÇA ARANHA

Divisão de Inscrição

Av. Brasil, nº 9.020 – Olaria – Rio de Janeiro/ RJ

CEP: 21030-001

 

VI – Toda atenção deve ser dada ao fato de que toda a documentação deve dar entrada na Divisão de Inscrição durante o período de inscrição do curso, não sendo considerado válido a data do comprovante de postagem no correio ou qualquer outra data em comprovante de envio.

VII – Caso a Capitania dos Portos, Delegacia ou Agência mais próxima de sua casa tenha disponibilidade, os documentos para inscrição podem ser enviados por estes órgãos, mas isso não garante nenhum relaxamento quanto ao prazo do período de inscrição (publicado no PREPOM) ou quanto as instruções mencionadas nos itens “III”, '‘IV’' e “V” acima.

VIIINo caso de indicação de empresa, a Carta de Indicação deve ser feita de acordo com o Modelo de Carta_Indicação devidamente assinada, no mínimo pelo Encarregado do setor de Recursos Humanos e somente será aceita se for remetida pela própria empresa para o CIAGA, seja para o email (ciaga.cursos@marinha.mil.br) ou pelos Correios.

IX – A Carta de Indicação para os cursos CAAQ-ELT e CAAQ-CDM devem conter OBRIGATORIAMENTE em seu texto o compromisso da empresa em fornecer uma vaga de estágio embarcado para cada um dos indicados

Texto Sugerido: "Informo, ainda, que esta empresa assume o compromisso de fornecer vaga(s) para o(s) referido(s) candidatos, a fim de cumprir o “Estágio Supervisionado Embarcado” para conclusão do curso".

XApós ser emitida a GRU, o candidato ao curso deve atentar para o fato de que a GRU só estará liberada para pagamento no dia seguinte ao que ela foi gerada.