1- INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÃO EM CURSOS

I – Cursos que possuem um EDITAL referente ao seu processo seletivo (CFAQ-I-C/M; CAAQ-CT/S; CFAQ-I-C; CFAQ-I-M, EFOMM-FONT e EFOMM-FONQ) - Inscrição pela Internet, acessando o site do próprio CIAGA.

II – Para os outros cursos, o candidato deve efetuar a inscrição comparecendo à Divisão de Inscrição no CIAGA, ou  enviar a documentação pelo Correio (a opção de qual forma utilizar o serviço dos correios, SEDEX ou carta comum, é de inteira responsabilidade daquele que está se inscrevendo) da documentação abaixo listada:

  • a) RG e CPF;
  • b) Atestado de Saúde Ocupacional - (ASO) que comprove bom estado de saúde física e mental, com obrigatória especificação das condições auditivas e visuais. O atestado deverá estar dentro do prazo de validade;
  • c) Caderneta de Inscrição e Registro (CIR) – para verificação do tempo de embarque, o qual será considerada para a classificação;
  • d) Documentos Comprobatórios das Condições para Inscrição/Matrícula exigidas no PREPOM; LEMBRETE: a responsabilidade de comprovar que possui os requisitos para inscrição/matrícula nos cursos do EPM é do cidadão que está se inscrevendo no curso!
  • e) GRU e Comprovante de pagamento da taxa de inscrição; e
  • f) FICHA DE INSCRICAO.pdf

III - Como cada inscrição em um curso é um processo independente, a documentação de cada curso deve ser enviada completa, o CIAGA não se responsabilizará pelo extravio de documentos caso algum deles seja enviado para ser usado como comprovação em várias inscrições de cursos/turmas  diferentes. 

IV - Os documentos para cada curso individualmente devem ser enviados em envelope único (podem ser postados juntos em um mesmo pacote documentos para vários cursos, mas eles devem estar internamente dentro do pacote em envelopes separados e identificados) para o seguinte endereço:

CENTRO DE INSTRUÇÃO ALMIRANTE GRAÇA ARANHA
Divisão de Inscrição
Av. Brasil, nº 9.020 – Olaria – Rio de Janeiro/ RJ
CEP: 21030-001

V - Toda atenção deve ser dada ao fato de que toda a documentação deve dar entrada na Divisão de Inscrição durante o período de inscrição do curso, não sendo considerado válido a data do comprovante de postagem no correio ou qualquer outra data em comprovante de envio.

VI - Caso a Capitania dos Portos, Delegacia ou Agência mais próxima de sua casa tenha disponibilidade, os documentos para inscrição podem ser enviados por estes órgãos, mas isso não garante nenhum relaxamento quanto ao prazo do período de inscrição (publicado no PREPOM) ou quanto as instruções nos item "III", 'IV' e "V" acima.

VII - No caso de indicação de empresa, a Carta de Indicação deve ser feita de acordo com o Modelo de Carta de Indicacao, devidamente assinada, no mínimo pelo Encarregado do setor de Recursos Humanos e somente será aceita se for remetida pela própria empresa para o CIAGA, seja para o email (ciaga.cursos@marinha.mil.br) ou pelos Correios.

VIII - Após ser emitida a GRU, o candidato ao curso deve atentar para o fato de que a GRU só estará liberada para pagamento no dia seguinte ao que ela foi gerada.

ORIENTAÇÕES ADICIONAIS PARA INSCRIÇÃO COM ENVIO DE DOCUMENTOS PELO CORREIO

I - Não há necessidade de envio de fotografias 3x4 ou de qualquer outro tamanho;

II - Não há necessidade de que as cópias de documentos sejam coloridas, mas a responsabilidade de que a cópia esteja legível é do interessado na inscrição. Não serão considerados informações em cópias de documentos que não estejam legíveis!

III - Não há mais a cobrança de que as cópias de documentos sejam autenticadas em cartório. Mas a qualquer momento em que as verificações regulares ou as verificações aleatórias realizadas por este Centro de Instrução constatarem uma fraude, o cidadão infrator será retirado imediatamente do processo (ou mesmo do curso, caso já tenha sido matriculado), sem prejuízo das sanções previstas nas NORMAM ou em leis federais cabiveis ao fato.