ESCOLA DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DA MARINHA MERCANTE (EFOMM)

A EFOMM é uma verdadeira Academia do Mar, onde são formados Oficiais de Náutica e de

Máquinas. É um centro de referência para a formação de Oficiais da Marinha Mercante não só do Brasil, mas também de outros países, recebendo jovens da América Central, América do Sul e África.
 O curso tem dois períodos e é desenvolvido em oito semestres, a saber:

— Período Acadêmico, composto por seis semestres letivos em regime de internato, dois básicos e quatro técnicos específicos da habilitação escolhida; e

— Período de Estágio, compreendendo dois semestres embarcados para o curso de Náutica e para o curso de Máquinas, cumprindo estágio supervisionado.

As atividades de ensino são desenvolvidas no CIAGA e compreendem:

— Atividades acadêmicas – desenvolvidas em salas de aula, laboratórios, a bordo de embarcações, plataformas, terminais marítimos, estaleiros e simuladores;

 

Aula no Centro de Simuladores do CIAGA

 

Visita a um Navio Mercante

 

 – Atividades militares – desenvolvidas com vistas à formação militar naval e compreendem disciplinas curriculares, embarques, formaturas, cerimônias e eventos cívico-militares, serviço diário, prática de liderança e atividades de rotina das Organizações Militares, formando além de Oficiais da Marinha Mercante Brasileira, Oficiais da Reserva da Marinha do Brasil;

 – Atividades extraclasse – destinam-se a complementar o curso e compreendem palestras, seminários, filmes, visitas, atividades sociais, esportivo e culturais, de interesse para a formação do aluno.
Após o término do 3o ano, o aluno realizará, obrigatoriamente, o Estágio de Praticante, denominado Programa de Estágio (PREST), a bordo de embarcações mercantes utilizadas na navegação marítima e no apoio marítimo, exclusivamente em empresas indicadas pelos Centros de Instrução.
Durante os semestres acadêmicos, os alunos são militares, tendo em vista, que juntamente ao Curso de Formação de Oficiais da Marinha Mercante, os alunos brasileiros, realizarão o Curso de Formação de Oficiais da Reserva da Marinha.

 

Cerimônia de formatura de novos Praticantes Oficiais

 

               Após a declaração de Praticantes, os alunos são desligados do Serviço Ativo da MB, incluídos como Guardas-Marinha na Reserva, de acordo com a legislação em vigor. Como alunos civis, passam a ser regidos pelas Normas do Ensino Profissional Marítimo (EPM) e o Regimento Interno do CIAGA.

               Ao terminar o curso, o aluno será declarado Bacharel em Ciências Náuticas (curso de nível superior), e passará a integrar o Quadro de Oficiais da Reserva não remunerada da Marinha do Brasil, no posto de Segundo-Tenente.

Processo de Admissão

             Anualmente é coordenado pelo CIAGA o Processo Seletivo de Admissão às Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante – EFOMM do CIAGA (Rio de Janeiro – RJ) e CIABA (Belém – PA). Para ingressar nas EFOMM, o candidato deverá ser aprovado em todas as etapas do Processo Seletivo incluindo o período de adaptação.

Condições para a Inscrição

    • Ser brasileiro (ambos os sexos), ressalvado o ingresso de estrangeiro em intercâmbio autorizado pelo Comando da Marinha, com idade mínima de 17 anos e máxima de 23 anos em 1o de janeiro do ano de realização do curso;
    • Ter concluído, com aproveitamento, o curso do Ensino Médio ou equivalente, em instituição oficialmente reconhecida, até a data de matrícula no curso;
    • Não ter filhos ou dependentes e não ser casado ou haver constituído união estável;
    • Ter altura mínima de 1,54 m e máxima de 2,00 m;
    • Não ter sido condenado por sentença penal transitada e julgada;
    • Não ter sido, nos últimos cinco anos, na forma da legislação vigente: responsabilizado por ato lesivo ao patrimônio público de qualquer esfera de governo, em processo disciplinar administrativo, do qual não caiba mais recurso, contando o prazo a partir da data do cumprimento da sanção; ou condenado em processo criminal com sentença transitada em julgado, contado o prazo a partir da data de cumprimento da pena;
    • Estar em dia com as obrigações do Serviço Militar e da Justiça Eleitoral;

   • Não ter sido julgado “incapaz definitivamente” para o Serviço Ativo das Forças Armadas ou das Forças Auxiliares ou para o Serviço Militar Inicial;
   • Não ser ex-aluno de EFOMM, não ter sido excluído, a bem da disciplina ou por inaptidão ao oficialato, de qualquer escola preparatória ou de formação das Forças Armadas ou Auxiliares, nem ter sido excluído, a bem da disciplina, do Serviço Ativo ou do Serviço Militar Inicial (SMI) de qualquer Organização Militar;
    • Possuir registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
    • Possuir documento oficial de identificação válido e com fotografia;
    • Efetuar o pagamento da taxa de inscrição; e
    • Cumprir as instruções estabelecidas no edital.

Exame de Conhecimentos

           O exame de conhecimentos compreenderá provas escritas de Português, Redação, Inglês, Matemática e Física.
As provas escritas terão caráter eliminatório e classificatório.
Será considerado aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50 pontos nas provas de Português, Inglês, Matemática e Física.
Serão considerados os seguintes aspectos e pontuações na correção da Redação:
a) estrutura (conteúdo, coesão e coerência) - até 50 pontos; e
b) expressão (clareza, adequação vocabular e correção) - até 50 pontos.
O candidato que obtiver nota zero em qualquer das provas, inclusive na de Redação, será eliminado do Processo Seletivo.

 

Jovens do Brasil participam do Processo Seletivo para EFOMM

 

Inspeção de Saúde

            Os candidatos só serão convocados para Inspeção de Saúde se aprovados e classificados no Exame de Conhecimentos, de acordo com o edital.

Teste de Suficiência Física

          Os candidatos somente serão convocados para esse exame se forem aprovados na Inspeção de Saúde.
O candidato será considerado aprovado se conseguir:

a) para os homens:
    • Correr 2.300 metros, no tempo máximo de 12 minutos; e
    • Nadar 50 metros, no tempo máximo de 1 minuto e 30 segundos, em qualquer tipo de nado básico. Não sendo aceito nado submerso ou modo “cachorrinho”.

b) para as mulheres:
    • Correr 1.900 metros, no tempo máximo de 12 minutos; e
    • Nadar 50 metros, no tempo máximo de 1 minuto e 45 segundos, em qualquer tipo de nado básico. Não sendo aceito nado submerso ou modo “cachorrinho”.

      
Período de Adaptação

         O período de adaptação tem duração de três semanas, tendo como objetivo integrar e ambientar o candidato à estrutura organizacional do Centro de Instrução e iniciar a sua formação militar. Nesse período, os candidatos são submetidos a diversas atividades que envolvem preparo físico e psicológico. São ministradas palestras com o intuito de instruí-los sobre os diversos assuntos que abrangem a vida do Oficial da Marinha Mercante, além dos direitos, deveres, regulamentos internos da escola e sobre a rotina da EFOMM após o período de adaptação.

 

Novos alunos da EFOMM no período de adaptação

 

Matrícula

          Vencidas as etapas do Processo Seletivo de Admissão e do Período de Adaptação, o(a) candidato(a) será matriculado(a) no Curso de Formação de Oficiais da Marinha Mercante, com duração mínima de seis semestres.
          Simultaneamente, será também matriculado(a), mesmo que já tenha prestado o serviço militar, no Núcleo de Formação de Oficiais da Reserva da Marinha – NFORM, na condição de Aluno do Órgão de Formação de Oficiais da Reserva, com precedência hierárquica equivalente à graduação de Cabo.
           O curso será realizado em regime de internato, com licenças nos finais de semana, feriados e nas férias escolares. O curso é gratuito e o CIAGA fornece alimentação, alojamento, uniformes, roupa de cama e assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa.
          A partir da matrícula, os alunos passam a receber uma remuneração mensal, cujo valor está previsto na Lei de Remuneração dos Militares.

 

Entrega de Platinas aos novos alunos da EFOMM após o período de adaptação

 

          Nos dois primeiros semestres letivos, o aluno recebe as noções básicas para o conhecimento e facilitação da escolha do ramo de atividade a ser exercido na futura profissão, orientando-o para um dos seguintes cursos:

    • NÁUTICA – destinado a formar o Oficial de Náutica, a quem compete o manuseio dos equipamentos de convés, de navegação e de comunicações de bordo; e

    • MÁQUINAS – destinado a formar o Oficial de Máquinas, habilitando-o a conduzir e manter as instalações de máquinas do navio.

          A opção para o curso de Náutica ou de Máquinas é realizada pelo aluno ao término do segundo semestre, obedecendo rigorosamente ao critério de classificação, considerando o aproveitamento escolar obtido nos dois primeiros semestres letivos, dentro do número de vagas estabelecido para cada curso.

Rotina

          A vida a bordo exige muita disciplina e espírito de companheirismo. Devido a esse fato, os alunos da EFOMM são submetidos à uma rotina rigorosa, que visa a formação do caráter profissional dos futuros Oficiais da Marinha Mercante Brasileira.
A rotina começa bem cedo. Antes do crepúsculo, é tocada a alvorada. Logo em seguida, todo o Corpo de Alunos deve estar formado na consagrada Alameda Alegrete, para assim prosseguirem com o café da manhã. Ao término do café, é dado início ao ciclo profissionalizante, com aulas de caráter técnico, as quais proporcionam aos alunos um vasto conhecimento sobre a rotina de bordo e das atividades exercidas por um Oficial da Marinha Mercante, seja ele de Máquinas ou de Náutica.

          Na parte da tarde, as aulas são retomadas e, logo em seguida, são iniciadas as atividades voltadas para a prática de esportes, que são subdivididas em diversas equipes, como: vela, remo, natação, futebol, voleibol, basquetebol, judô, atletismo e orientação.
À noite, os alunos aproveitam o tempo livre, dedicando-se aos estudos ou envolvendo-se em atividades que estão à sua disposição: aulas de musculação, Grêmios Acadêmicos, biblioteca, salão de leitura, cinema e canto.
No decorrer do ano, são realizadas diversas etapas da instrução e visitas a bordo de navios mercantes e de navios de guerra. São realizadas, também, instruções de salvamento e tiro, entre outras.

Infraestrutura

          A EFOMM foi construída e aparelhada para a aplicação de excelentes técnicas educacionais, com a capacidade de preparar e instruir jovens para uma excelente formação marítima. A EFOMM é dotada de salas de aulas, laboratórios, simuladores de última geração, refeitório, biblioteca, além de contar com professores especializados para a formação integral do aluno.
Além de profissionais de alta qualidade envolvidos na formação intelectual, a EFOMM conta com excelentes especialistas, responsáveis pelo desenvolvimento físico, atendimento médico e odontológico e pela orientação psicológica dos alunos.
          A infraestrutura para a prática esportiva conta com quadras de esporte, campo de futebol, pista de atletismo, piscinas, grêmio de vela e remo, academia etc.
O enriquecimento cultural não é deixado de lado. Atividades extraclasses são realizadas durante a semana, contando com a seguinte infraestrutura: salão de leitura, salão de jogos, salão de vídeo, cinema, grêmio de idiomas, além dos grêmios de máquinas, náutica, informática,religiosos, música, mergulho autônomo e de relações internacionais, abertos a todo o corpo de alunos.

Atividades

          A EFOMM, além de proporcionar a formação profissional de seus alunos, também oferece a eles a prática esportiva e cultural.

          Em relação à prática esportiva, os alunos podem integrar as seguintes equipes: futebol, vôlei, orientação, basquete, atletismo, judô, natação, remo e vela, além da programação de atividades físicas diárias para manutenção da higidez corporal.

 

Atividades Esportivas

 
          Anualmente, a EFOMM disputa competições com várias instituições de ensino. As mais tradicionais disputas são entre o CIAGA e o Colégio Naval (que são chamadas de MERCNAV) e entre as duas EFOMM, a nossa do CIAGA e a do CIABA. Tais competições contam com diversas modalidades esportivas, dentre as quais destacamos as de  Remo e Vela, que fazem parte da tradição e da formação marinheira da EFOMM.
            A EFOMM conta com um Grêmio de Vela e Remo. Atualmente, o Grêmio de Vela e Remo da EFOMM (GVREFOMM) dispõe de barcos a vela classes Laser, Dingue, Oceano, Ranger, J-24 e Escaler (barco tradicional das escolas de Marinha em todo o mundo), além de barcos a remo.
          Anualmente, o GVREFOMM realiza uma grande regata à vela, denominada Regata CIAGA, que consta oficialmente no calendário da Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro, e a Regata Poder Marítimo, a remo, cuja primeira edição foi vencida pelo escaler masculino da EFOMM.
 

Regata à Vela

 

          A Sociedade Acadêmica da Marinha Mercante (SAMM), formada pelos próprios alunos da EFOMM, tem como objetivo proporcionar aos alunos eventos socioculturais e recreativos, oferecendo opções de lazer e cultura, integrando a EFOMM à sociedade e divulgando a Marinha Mercante Brasileira por intermédio das diversas atividades que participa.

         Entre esses eventos estão as confraternização entre as turmas, peças teatrais,  gincanas culturais, visitas diversas, etc. A SAMM também é responsável pela criação e supervisão de diversas agremiações de alunos, como os Grêmios de Náutica, Máquinas, Meio Ambiente, Evangélico, Católico, Espírita, Artes Marciais, Idiomas, Relações Internacionais, Xadrez, Mergulho etc.

          Como meio de divulgação desses eventos, a SAMM é responsável pela edição e divulgação externa, na página do Instagram e em um canal do YOUTUBE chamado – O PELICANO – que apresenta as principais atividades da EFOMM e dos alunos junto à comunidade marítima.