PROA-TFM

Programa de Orientação e Apoio ao Treinamento Físico Militar (PROA-TFM)
 
O Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN) desenvolveu o Programa de Orientação e Apoio ao Treinamento Físico Militar (PROA-TFM), que tem difundido o treinamento funcional para as tripulações de todas as Organizações Militares (OM) da Marinha do Brasil (MB).
A metodologia do treinamento funcional é aplicada a indivíduos com idades e níveis de condicionamento diferentes. Sua prática pode ser realizada em qualquer ambiente, sem necessidade do uso de materiais específicos. É possível trabalhar o corpo como um todo e, assim, contemplar várias valências físicas dentro de um mesmo treino, potencializando os resultados e minimizando o tempo de execução. Tem sido usado também na reabilitação, bem como prevenção de doenças do sistema músculo-esquelético.
O PROA-TFM conta com uma equipe formada por profissionais da área da Educação Física que realiza palestras, assessoria e condução de treinos com exercícios específicos baseados na exigência física necessária à atividade laboral exercida pelos militares. O objetivo é propor e difundir o treinamento funcional como alternativa de TFM em toda MB, principalmente para as OM que não possuem meios para tal, como submarinos e navios.