Museu Oceanográfico promove série de imagens para a 14ª Primavera dos Museus

Entre os dias 21 e 27 de setembro de 2020 foi realizada a “14ª Primavera dos Museus”, evento organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Em referência ao evento, considerando o período de pandemia e suas consequências logísticas, o Museu Oceanográfico da Marinha do Brasil, subordinado ao Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), produziu uma série de imagens que retratam parte importante de sua história e de seu acervo.

O material foi pensado como forma de participação digital ao evento, como uma “exposição virtual”, para promover o Museu localizado em Arraial do Cabo (RJ) e criado em 1984. Nestes mais de 35 anos de existência, a coleção do Museu cresceu consideravelmente. Além do esqueleto da Orca e de instrumentos que eram utilizados nas pesquisas desenvolvidas no Projeto Cabo Frio, foram sendo doados esqueletos de golfinhos, mandíbulas de tubarões, animais conservados em soluções aquosas, como o tubarão anequim, o tubarão martelo, entre outros. Apesar de ser um museu voltado para a Ciência, apresenta também variado acervo de arqueologia subaquática, com objetos recolhidos em locais de naufrágios na região de Arraial do Cabo, e de outros temas.

Veja abaixo a série de imagens e conheça um pouco mais do Museu Oceanográfico.

Almirante Paulo Moreira

O que você encontra na coleção do Museu Oceanográfico sobre o Almirante Paulo Moreira e o Projeto Cabo Frio: O prédio em que atualmente funciona o Museu foi a primeira sede do Projeto, tendo abrigado os laboratórios da década de 70. Também estão disponíveis reproduções fotográficas do Almirante Paulo Moreira e do Projeto Cabo Frio.

 

Oceanografia Física

O que você encontra na coleção do Museu Oceanográfico sobre Oceanografia Física: A coleção possui grande variedade de equipamentos que foram utilizados em pesquisas nesta área, como batitermógrafos, boias, disco de secchi, correntógrafos, garrafas de nasen, entre outros.

 

Oceanografia Biológica

O que você encontra na coleção do Museu Oceanográfico sobre Oceanografia Biológica: Esqueletos de animais marinhos, como golfinhos e baleias, baratas de profundidade e caranguejos de profundidade. Também é possível encontrar réplicas de animais marinhos como o peixe serra, a tartaruga verde, o peixe papagaio e o peixe marlim – todos em tamanho natural.

 

Orca

O principal item da coleção do Museu é o esqueleto completo da Orca que encalhou na Ilha do Cabo Frio. Este esqueleto pode ser considerado o principal motivo da criação do Museu, pois foi necessária a criação de um espaço para colocá-lo em exposição.

 

Ilha do Cabo Frio

O que você encontra na coleção do Museu Oceanográfico sobre Ilha do Cabo Frio: O Museu possui maquete da Ilha do Cabo Frio, na qual o visitante pode obter um olhar geral sobre a constituição morfológica do lugar, além de contar a história do Farol Velho (1836) e do Farol Novo (1861).  O visitante também é convidado a entender um pouco sobre os sambaquis presentes na Ilha, que datam de cerca de 3.000 anos. Para que a experiência se torne mais lúdica, é apresentada uma caixa de arqueologia onde o público infantil é convidado a praticar uma escavação arqueológica.

 

Naufrágios em Arraial do Cabo

O que você encontra na coleção do Museu Oceanográfico sobre naufrágios ocorridos na região de Arraial do Cabo: Com uma coleção de mais de 200 itens recuperados de naufrágios ocorridos nos séculos XIX e XX, o Museu Oceanográfico possui pratos, talheres, garrafas de vinho, botijas de grés, moedas, canhão, munições de armamentos, sino de tolda, entre outros, que ajudam a contar a história de naufrágios como o da Fragata Thetis (1830), da Fragata Dona Paula (1827) e do Navio Mercante Wakama (1940).

 

Blimp K-32

O que você encontra na coleção do Museu Oceanográfico sobre a queda do dirigível Blimp K-36: Na coleção existe um fragmento do Blimp K-36, resgatado por militares americanos e doado a um antigo morador de Arraial do Cabo. Por muito anos, até ser doado para a coleção do Museu, o fragmento foi utilizado como calha para recolher a água da chuva.

________________________                                                

Atualmente, o Museu Oceanográfico encontra-se fechado para a realização de melhorias estruturais. O Museu retornará em 2021 com nova exposição.