Marinha do Brasil promove Centenário de nascimento do Vice-Almirante Paulo Moreira

 

 

A Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM) promoveu no dia 01 de outubro de 2019 a Cerimônia alusiva ao Centenário de nascimento do Vice-Almirante Paulo de Castro Moreira da Silva, nas dependências do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), Organização Militar (OM) que leva o nome desse insigne Chefe Naval, considerado o “patrono da Oceanografia no Brasil”.

A Cerimônia foi presidida pelo Diretor-Geral, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen. Na Ordem do Dia, foi ressaltada a memória, os feitos e a personalidade desse expoente Cientista. No ato, foi efetuado o descerramento do busto e placa comemorativa do Almirante Paulo Moreira, assim como o lançamento do Selo Comemorativo do Centenário.

Mistura prodigiosa de cientista, literato e oficial de Marinha, o Almirante Paulo Moreira influenciou indelevelmente aqueles que encontraram no mar a sua vocação.

O conteúdo de suas obras, de relevância ímpar até os dias atuais, demonstram sua inequívoca capacidade de antever o futuro, ao ter principiado o estudo de temas que somente anos mais tarde ocuparam a agenda de governos e da comunidade científica.