Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira participa da 11ª Conferência Internacional em Bioinvasão Marinha

Dr. Ricardo Coutinho proferindo palestra sobre o papel da salinidade na sobrevivência do coral invasor Tubastraea coccinea (Lesson, 1829)

 

O Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação subordinada ao Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ), participou, no período de 15 a 19 de maio, da 11ª Conferência Internacional de Bioinvasão Marinha, que ocorreu em Baltimore, EUA. O objetivo da conferência é divulgar as melhores práticas e estudos científicos relevantes para contribuir para elaboração de políticas de prevenção da Bioinvasão Marinha, além da troca de experiência entre os pesquisadores do mundo inteiro. A conferência ocorre a cada dois anos e o Dr. Ricardo Coutinho do IEAPM foi convidado pela organização do evento para ser palestrante.   

Durante a conferência, foram realizadas diversas apresentações e mesas redondas sobre a Biologia e Ecologia das Bioinvasões. Ressaltou-se a importância da tecnologia de e-DNA para identificação prematura da Bioinvasão, Bioinvasão por Água de Lastro e por Bioufouling e uso de metódos moleculares para pesquisa de Bioinvasão Marinha.