IEAPM recebe visita de Escola Municipal que recebe o nome de seu fundador

Como parte das comemorações alusivas ao centenário de nascimento de seu idealizador, o Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM) recebeu, no dia 25 de outubro de 2019, visita da Escola Municipal Vice Almirante Paulo de Castro Moreira da Silva, localizada no Rio de Janeiro.

O grupo, formado por 60 pessoas – entre alunos do ensino fundamental, familiares, professores e membros da direção –, teve a oportunidade de conhecer parte do trabalho conduzido pela Marinha do Brasil no que concerne a pesquisas, desenvolvimentos, inovações e serviços tecnológicos na área de Ciências do Mar.

A Diretora do IEAPM, Dra. Eliane Gonzalez Rodriguez, deu as boas-vindas e realizou a apresentação do Instituto, abordando as principais pesquisas em andamento, os programas de pós-graduação, o funcionamento da Organização e os cuidados com a ilha do Cabo Frio. Os representantes da Escola puderam acompanhar a cerimônia militar alusiva ao Dia do Servidor Público e visitar as instalações da Sede. No Laboratório de Recursos Marinhos  (LAREMAR) tiveram a oportunidade de conhecer exemplares da coleção científica (corais, algas e outros animais), roupa seca de mergulho antártico, placas de teste de tintas antiincrustantes e outras pesquisas dos alunos da pós-graduação em biotecnologia marinha.

Conheceram, ainda, as instalações do Museu Oceanográfico do IEAPM, tendo acesso a materiais como instrumentos oceanográficos, réplicas de animais marinhos, esqueleto completo de orca e aquários com espécimes da região de Arraial do Cabo. Com a visita, os alunos puderam aprender, no ano comemorativo, a importância do Instituto de Pesquisa fundado pelo Almirante que dá nome a Escola e um pouco de sua história.