IEAPM recebe visita de alunos do Curso de Segurança do Tráfego Aquaviário

 

O Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM) recebeu, no dia 21 de outubro de 2019, em iniciativa inédita, Visita de Instrução do curso de Segurança do Tráfego Aquaviário do Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA). Estiveram presentes 31 alunos e 09 instrutores. Na ocasião, os discentes tiveram a oportunidade de conhecer parte do trabalho conduzido pela Marinha do Brasil em relação à prevenção da poluição ambiental causada por petróleo e derivados.
 

Foram apresentados, durante a visita, diversos aspectos relacionados a condução das análises químicas de investigação de autoria em incidentes com óleo, abrangendo diversos aspectos técnicos da legislação e de segurança envolvidos em ocorrências deste tipo. As apresentações abordaram desde o conhecimento básico da química, usos do petróleo e seus derivados, até aspectos técnicos e legais desta atribuição conferida à Marinha, incluindo a realização de uma aula prática sobre a coleta de amostras e visita aos laboratórios.

 

 

O IEAPM atua como braço técnico em um sistema, coordenado pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), que visa o controle da contaminação ambiental de nossas águas em cumprimento as disposições da Lei Federal nº 9966/2000, relativa à prevenção da poluição por óleo e outras substâncias nocivas ou perigosas nas Águas Jurisdicionais Brasileiras. O laboratório de Geoquímica Ambiental do IEAPM realiza as análises químicas para a identificação forense de derramamentos em nossas águas, conhecidas como a determinação do “DNA” ou “impressão digital” desses resíduos.

A visita marca um grande avanço na capacitação do pessoal que será lotado nas Capitanias dos Portos, suas Delegacias e Agências, ao possibilitar a redução da distância entre os responsáveis pelas coletas de amostras e pelas análises destes casos, especialmente quando a fonte causadora de um episódio não é prontamente identificada.