Deputada Federal Chris Tonietto visita IEAPM
Em 02 de julho de 2021, o Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICT) subordinada ao Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ), recebeu a visita institucional da Deputada Federal pelo Rio de Janeiro Chris Tonietto (PSL), acompanhada pelo Superintendente de Cultura de Arraial do Cabo, Mackson Marvila Magalhães.
Com o objetivo de apresentar as atividades desenvolvidas pelo Instituto, desde junho de 2016, referentes ao Programa Forças no Esporte (PROFESP) e as necessidades de emendas parlamentares que assegurem a continuidade do Projeto, foram apresentadas as instalações esportivas e de apoio, além dos projetos de engenharia e construção – como a reforma da quadra poliesportiva – idealizados para atender às atividades do PROFESP.
A Parlamentar, que reconhece o Projeto como vetor eficaz de ação social, cooperando com a formação do cidadão e a iniciação esportiva nas diversas modalidades, foi a responsável pela indicação de Emenda para o Programa executado no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN). A fim de fomentar os projetos sociais desenvolvidos em Arraial do Cabo, a visita ao núcleo do PROFESP no IEAPM foi coordenada juntamente a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer e Cultura do município.
Alunos beneficiados pelo Projeto recebem a Deputada
Durante o encontro, a Parlamentar também visitou os Laboratórios de Química e de Recursos Marinhos, onde conheceu as atividades de pesquisa desenvolvidas no Instituto, e as dependências dos Programas de Pós-Graduação em Biotecnologia Marinha e Acústica Submarina.
O Programa Forças no Esporte (PROFESP) é uma vertente do Programa Segundo Tempo do Governo Federal, desenvolvido pelo Ministério da Defesa com o apoio da Marinha, Exército e Aeronáutica. Seu objetivo é a democratização do acesso à prática e à cultura do esporte e a promoção do desenvolvimento integral de crianças e adolescentes como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.
O PROFESP no IEAPM já atendeu a 900 crianças e adolescentes, de 9 a 17 anos. Atualmente, conta com um público-alvo de 200 beneficiados por ano - divididos em dois núcleos de 100 alunos -, que participam ativamente de diversas modalidades esportivas, atendimentos odontológicos, e programas culturais. Em março de 2020, o programa foi suspenso em decorrência das medidas de enfrentamento à COVID19, tendo sido realizado, nos dois meses seguintes, a entrega de Kits Alimentação aos beneficiados. O Projeto, em Arraial do Cabo, deve ser retomado após o reinício das aulas na rede municipal de ensino.
O IEAPM é uma ICT de referência no âmbito do Sistema de CT&I da Marinha (SCTMB). O Instituto tem por missão ampliar áreas estratégicas de conhecimento relacionadas às ciências do mar, visando à preservação do meio ambiente marinho e à exploração sustentável dos recursos vivos, contribuindo para a ampliação do conhecimento, a preservação marinha e também para o desenvolvimento socioeconômico do País.