IEAPM realiza o XV Encontro de Bioincrustação, Ecologia Bêntica e Biotecnologia Marinha

Participantes do XV Encontro de Bioincrustação, Ecologia Bêntica e Biotecnologia Marinha (XIV BIOINC)

 

O Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICT) subordinada ao Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ), na estrutura orgânica da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), realizou, entre os dias 26 e 29 de junho, o XV Encontro de Bioincrustação, Ecologia Bêntica e Biotecnologia Marinha (XIV BIOINC). Após a última edição do evento ter sido realizada na modalidade virtual, o XV BIOINC ocorreu de forma presencial na cidade de Arraial do Cabo (RJ).   O objetivo do Encontro, que é organizado a cada dois anos, foi ampliar e diversificar o intercâmbio científico e tecnológico no país nas áreas relacionadas ao controle da bioincrustação e da bioinvasão, e nos possíveis usos biotecnológicos de espécies marinhas bentônicas no âmbito da Economia Azul, incluindo a indústria naval.

 

Prestigiaram o evento o Assessor-Chefe de Ciência, Tecnologia e Inovação da DGDNTM, Vice-Almirante (RM1) Alfredo Martins Muradas e o Diretor do Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ), o Contra-Almirante (EN) Alexandre de Vasconcelos Siciliano

 

Durante os quatro dias do XV BIOINC foram realizadas palestras e apresentações orais, em que foram debatidos temas como a Ecologia Bêntica, Bioincrustação, Bioinvasão e Economia Azul. A Conferência de Abertura do evento, que teve como tema “O Desafio do Mar – Biologia Marinha e Biotecnologia do Projeto Cabo Frio aos Dias Atuais: 50 anos de História”, contou com a participação do Professor Doutor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Jean Louis Valentin e a Doutora Yocie Yoneshigue Valentin, Pesquisadora de Produtividade Sênior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os profissionais compartilharam suas experiências ao trabalharem com o Almirante Paulo de Castro Moreira da Silva. Foi realizado, ainda, um tributo a ex-Diretora do IEAPM, Pesquisadora Titular, Doutora Eliane Gonzalez Rodriguez, ressaltando a sua contribuição para a pesquisa no Brasil. Prestigiaram o XV BIOINC o Assessor-Chefe de Ciência, Tecnologia e Inovação da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), Vice-Almirante (RM1) Alfredo Martins Muradas e o Diretor do Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro, o Contra-Almirante (EN) Alexandre de Vasconcelos Siciliano.