IEAPM promove Visita de Instrução aos alunos do Curso de Segurança do Tráfego Aquaviário do CIAA

No dia 10 de novembro de 2020, o Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM) recebeu Visita de Instrução de 26 alunos e 09 instrutores do curso de Segurança do Tráfego Aquaviário do Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA). Na ocasião, a segunda em que militares em formação são treinados – especificamente – para a coleta de amostras em incidentes com derramamento de óleo, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco do trabalho conduzido pela Marinha do Brasil referente à prevenção da poluição ambiental.

Durante a visita, foram abordados diversos aspectos relacionados à condução das análises químicas decorrentes da necessidade de investigar a autoria em incidentes deste tipo, sendo orientados com relação a aspectos técnicos, da legislação e de segurança que podem estar envolvidos nestas ocorrências. 
As apresentações abordaram desde conceitos básicos da química e usos do petróleo até aspectos técnicos e legais desta atribuição conferida à Marinha a partir da promulgação da Lei Federal nº 9966/2000.