IEAPM inicia retomada gradual das atividades do Programa Forças no Esporte

IEAPM inicia retomada do Programa Forças no Esporte em Arraial do Cabo

O Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM) retomou, entre os dias 21 e 23 de setembro, as atividades do Programa Forças no Esporte (PROFESP). No dia 28 de setembro, a Diretora do Instituto, Dra. Eliane Gonzalez, junto ao Vice-Diretor, Capitão de Mar e Guerra (EN) William Romão, recebeu os beneficiados para desejar as boas-vindas e ressaltar a importância das medidas sanitárias para a retomada gradual do Projeto.


 

Diretora do IEAPM recebe beneficiados

Devido à pandemia do COVID-19, o Programa teve suas ações presenciais suspensas em março de 2020, quando passou a contar apenas com ações de entrega de Kits Alimentação. O retorno do PROFESP-IEAPM objetiva atender as necessidades das crianças e jovens que vivem em áreas de vulnerabilidade em conformidade com os protocolos de segurança sanitária recomendados e a retomada do calendário escolar, fundamentados nas orientações emitidas pela Prefeitura de Arraial do Cabo (RJ).

Para o regresso das atividades, ainda com números reduzidos, estão programadas oficinas sobre o uso de máscara e lavagem das mãos, consultas odontológicas, palestras, atividades físicas para o desenvolvimento da psicomotricidade do movimento e da cognição e alimentação dos beneficiados.


Oficina sobre uso de máscara e lavagem das mãos

O Programa Forças no Esporte (PROFESP) é uma vertente do Programa Segundo Tempo do Governo Federal, desenvolvido pelo Ministério da Defesa com o apoio da Marinha, Exército e Aeronáutica. Seu objetivo é a democratização do acesso à prática e à cultura do esporte e a promoção do desenvolvimento integral de crianças e adolescentes como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social. O PROFESP no IEAPM já atendeu a 900 crianças e adolescentes, de 9 a 17 anos.

O IEAPM é uma Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICT) subordinada ao Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ) e tem como missão ampliar áreas estratégicas de conhecimento relacionadas às ciências do mar, visando a preservação do meio ambiente marinho e a exploração sustentável dos recursos vivos, contribuindo para a ampliação do conhecimento, a preservação marinha e também para o desenvolvimento socioeconômico do País.