Comandante da Marinha realiza visita às instalações do IEAPM e às obras do Museu Oceanográfico

Comandante da Marinha e representantes do setor de CT&I em foto oficial no IEAPM

O Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) subordinada ao Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ), recebeu em 11 de janeiro de 2021 a visita do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra ILQUES Barbosa Júnior, acompanhado pelo Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), Almirante de Esquadra Marcos Sampaio OLSEN, e pelo Diretor do CTMRJ, Contra-Almirante Marcelo GURGEL de Souza.

A Comitiva assistiu a uma apresentação sobre processos e projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) na Marinha gerenciados pelo CTMRJ, assim como sobre as áreas de atuação e perspectivas futuras do IEAPM. A visita propriamente dita contemplou os Departamentos de Oceanografia, Biotecnologia Marinha e de Acústica Submarina, respectivos laboratórios e os Programas de Pós-Graduação.

Na oportunidade, o Almirante Ilques também acompanhou as obras do Museu Oceanográfico, cujo término está previsto para o primeiro semestre de 2021. O espaço revitalizado contará com módulos expositivos sobre arqueologia de naufrágios, oceanografia, biodiversidade e sobre o Projeto Cabo Frio, além de área para exposições itinerantes, com o objetivo de projetá-lo a uma dimensão mais abrangente junto às comunidades científica, cultural e acadêmica.

Comandante da Marinha, acompanhado pelo AE Olsen e Diretora do IEAPM, verifica informações da planta baixa do futuro Museu Oceanográfico

Em coordenação com a Academia, instituições e órgãos afins do Estado, o IEAPM é uma ICT de referência que contribui para a ampliação das áreas estratégicas de conhecimento ligadas às Ciências do Mar, em benefício da preservação do meio ambiente marinho e do desenvolvimento socioeconômico do País.