A realização de auditorias não é uma atribuição direta do IEAPM. Como Organização Militar da Marinha do Brasil, o Instituto tem sua gestão e seus processos periodicamente avaliados por auditorias e ações de controle conduzidas pelos órgãos competentes.
O Sistema de Controle Interno da Marinha do Brasil (SCIMB) adota o modelo de "Três Linhas de Defesa", uma estrutura amplamente utilizada na administração pública para garantir a eficiência na gestão de riscos e na conformidade.
Nesse modelo, o IEAPM e seus gestores compõem a Primeira Linha de Defesa. Isso significa que são os responsáveis primários por identificar, avaliar e mitigar riscos, bem como por executar os controles internos durante a realização de suas atividades e tarefas diárias.
Para garantir a devida articulação com os órgãos de controle, o Instituto possui mecanismos internos de coordenação. Tais mecanismos facilitam a comunicação e asseguram que o IEAPM, como Primeira Linha, responda de forma organizada, tempestiva e eficaz às solicitações e aos monitoramentos realizados pelas demais linhas de defesa e por órgãos de controle externo. Esse processo envolve o acompanhamento de prazos e a consolidação das informações técnicas dos setores, fortalecendo a governança e a transparência.
Para mais informações sobre as atividades de auditoria no âmbito da Marinha do Brasil, visite a página do Centro de Controle Interno da Marinha: