Alunos do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Marinha IEAPM/UFF realizam Palestras em Comemoração ao Dia Mundial dos Oceanos

Palestrantes e organizadores do ciclo de palestras alusivo ao Dia Mundial dos Oceanos

 

No mês de junho celebra-se o Dia Mundial dos Oceanos e, em comemoração a esta importante data, os alunos do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia Marinha (PPGBM) do IEAPM/UFF realizaram um ciclo de palestras informativas para ressaltar a importância dos Oceanos e alertar sobre os impactos e danos causados por ações antropogênicas.

As palestras ocorreram no dia 06 de junho, no Hotel de Trânsito “A Ressurgência”, e foram abertas à comunidade local. Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de realizar uma dinâmica onde escreveram e debateram acerca da temática ‘Mudanças de hábito no dia-a-dia que posso adotar para reduzir a poluição nos oceanos’. Na dinâmica, os participantes escreveram frases e penduraram em um ‘Varal de Ideias’, cujas citações geraram a ‘Nuvem de palavras’ representada pelo gráfico abaixo, onde as palavras mais frequentes ganham destaque com tamanhos maiores.

Nuvem de palavras ilustrando as palavras mais frequentemente relatadas na dinâmica do “Varal de Ideias”

 

De um modo geral, observou-se uma maior evidência para ações voltadas à redução da geração de resíduos, tanto orgânicos como descartáveis, como principal frente para reduzir a poluição sobre os oceanos. Estas questões levantadas pelos próprios participantes após as palestras demonstra a importância desses eventos para a disseminação do conhecimento e para a construção da mentalidade ambiental, aproximando cada vez mais o conhecimento científico e a sociedade.