Alunos da Marinha Mercante visitam Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira

Capitão de Mar e Guerra (RM1-T) Simões durante apresentação do Departamento de Acústica Submarina

 

No dia 27 de julho, o Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), Instituição de Ciência e Tecnologia subordinada ao Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ), recebeu a visita de 24 alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante – Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA).

Na ocasião, os alunos foram recebidos com uma apresentação do Vice-Diretor do Instituto, Capitão de Mar e Guerra Vicente Barroso Júnior. Durante a visita ao Laboratório de Geoquímica Ambiental Forense (LGAF) foram abordados diversos aspectos relacionados à condução das análises químicas decorrentes da necessidade de investigar a autoria em incidentes com óleo, sendo orientados com relação a aspectos técnicos, da legislação e de segurança.

A visitação, que teve como objetivo a apresentação de atividades voltadas para a defesa do meio ambiente – conduzidas pelo setor de Ciência e Tecnologia da Marinha do Brasil em Arraial do Cabo (RJ) –, passou ainda pelo Laboratório de Recursos Marinhos (LAREMAR), onde foram apresentadas áreas da Biotecnologia Marinha, como os estudos de bioincrustação e da propagação de espécies invasoras, como o Coral-Sol, oportunidade em que puderam conhecer um pouco dos projetos de pesquisas em desenvolvimento.

Alunos da EFOMM participam de apresentação sobre Programa de Pós-Graduação

 

Os alunos também puderem conhecer algumas das atividades de pesquisa desenvolvidas pelo Departamento de Acústica Submarina, assim como tiveram a oportunidade de conhecer as dependências do Prédio Amazônia Azul, onde são desenvolvidos os Programas de Pós-Graduação em Biotecnologia Marinha e de Acústica Submarina.