Notícias




SEMINÁRIO
“A INDEPENDÊNCIA
DO BRASIL E O MAR”


Nos dias 17 e 18 de novembro 2022, a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) promove, em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), o Seminário “A Independência do Brasil e o Mar – aspectos relacionados à ação da Marinha Imperial na Guerra da Independência”. O evento, gratuito, conta com o apoio da empresa Itaipu Binacional e do Departamento Cultural do Abrigo do Marinheiro.


Ao longo de duas tardes (das 13h30 às 17h45), o auditório do Museu Naval, no Rio de Janeiro (RJ), recebe esse encontro, que integra o calendário de eventos da Marinha do Brasil em comemoração ao Bicentenário da Independência de nosso País. Reunindo especialistas do Brasil, Paraguai e Portugal, o encontro irá se debruçar sobre a formação da vitoriosa Esquadra brasileira e seu papel decisivo na Guerra de Independência, garantindo nossa emancipação política e a soberania nacional, bem como assegurando a manutenção da integridade e unidade do vasto território que formou nossa Nação.


O Seminário “A Independência do Brasil e o Mar” contará com transmissão ao vivo no canal oficial da Marinha no YouTube — www.youtube.com/c/marinhaoficial — e tradução simultânea em espanhol. As inscrições devem ser feitas pela plataforma Sympla, em www.sympla.com.br/evento/a-independencia-do-brasil-e-o-mar/1766375 (é preciso marcar a aquisição de um ingresso).


Confira, a seguir, a programação e temática de cada dia do evento e os currículos dos palestrantes:


DIA 17 DE NOVEMBRO (quinta-feira)

Temática: As lutas da Independência na América Luso-Espanhola


  • 13h30 – 14h: Abertura e Palavras de Boas-vindas, pelo Presidente do IHGB, Dr. Victorino Coutinho Chermont de Miranda.
  • 14h05 – 14h50: “A Independência do Brasil, a Royal Navy e a hegemonia britânica no Atlântico Sul”, pelo professor doutor Luiz Felipe de Alencastro (Université de Paris-Sorbonne / Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas).
  • 14h55 – 15h40: “A Guerra de Independência e seu instrumento estratégico: a participação da Marinha do Brasil nas operações militares”, pelo ministro doutor Hélio Franchini Neto (Ministério das Relações Exteriores).
  • 16h – 16h45: “A Independência do Brasil e sua repercussão no Paraguai do doutor Francia”, pelo mestre Eduardo Nakayama (Academia Paraguaya de la Historia).
  • 16h45 – 17h25: Debates.

DIA 18 DE NOVEMBRO (sexta-feira)

Temática: O papel da Marinha Imperial na Independência


  • 13h30 – 13h40: Abertura do 2º dia de palestras.
  • 13h45 – 14h30: “A Armada, e a Construção Naval, do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. A génese da Marinha Imperial do Brasil”, pelo professor doutor Nuno Saldanha (Universidade Europeia / Centro de Humanidades da Universidade de Lisboa / Academia de Marinha).
  • 14h35 – 15h20: “A Formação da Marinha Imperial Brasileira no Processo de Independência”, pelo ministro doutor Hélio Franchini Neto (Ministério das Relações Exteriores).
  • 15h40 – 16h25: “Thomas Cochrane e a consolidação da Independência do Brasil”, pelo mestre Eduardo Nakayama (Academia Paraguaya de la Historia).
  • 16h30 – 17h10: Debates.
  • 17h15 – 17h25: Palavras de Encerramento do seminário, pelo Diretor da DPHDM, Vice-Almirante José Carlos Mathias.

Currículo dos palestrantes