Pular para o conteúdo principal

Projeto COLUSO - Arquivo da Marinha

Projeto COLUSO de  digitalização, descrição e e indexação do acervo da Secretaria de Estado e Negócios da Marinha sob guarda do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro

 

  O Projeto é gerenciado pelo Departamento de Arquivos da Marinha em convênio com o CONARQ (Conselho Nacional de Arquivos), com apoio do CETREINA (Departamento de Estágios e Bolsas)-UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) no âmbito da Comissão Luso-Brasileira para Salvaguarda e Divulgação do Patrimônio Documental (COLUSO). O Projeto tem coma objetivo a digitalização, descrição e indexação dos registros do Fundo “Secretaria de Estados e Negócios da Marinha - SENM", custodiados no Instituto Histórico e Geográfico Braseiro (IHGB), com base na Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE), possibilitando a identificação, recuperação e localização destes registros, bem como acesso on-line aos mesmos, por meio da plataforma de acesso AtoM.

O acervo é constituído de documentos como correspondências entre navios e forças navais, concentradas em períodos da Marinha Imperial. Esses documentos traduzem a Marinha do Brasil em sua função primária, perpetuando sua ação nos conflitos regenciais e nas "Guerras do Prata".  

A plataforma utilizada para descrição e controle das informações contidas no acervo da SENM, utiliza o "Access to Memory" (AtoM), desenvolvido pelo Conselho Internacional de Arquivos - ICA e a empresa “Artefactual Systems”. O AtoM é fundamentado em ambiente “web” e utiliza aplicativo de código fonte aberto. Destina-se ao gerenciamento de descrições arquivísticas, em conformidade com es normas do Conselho Internacional de Arquivos e com a Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE).     

Os documentos são digitalizados no IHGB por dois bolsistas do Projeto utilizando equipamento do Arquivo da Marinha e cinco bolsistas são responsáveis por descrever e inserir os objetos digitais na Plataforma AtoM.

 

Coordenador: Mestrando Magno Vinícius da Silva Monteiro
 

Compartilhe: