Chefe da Educação e Cultura do Ministério da Defesa visita o Complexo Cultural da Marinha

A Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) recebeu, no dia 04 de abril de 2024, o novo Chefe de Educação e Cultura (CHEC) do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), General de Exército Francisco Humberto MONTENEGRO Junior, acompanhado de sua comitiva. O general foi recepcionado pelo Diretor, Vice-Almirante (RM1) Gilberto Santos KERR, que proferiu uma palestra sobre as diversas atividades da DPHDM.

Ao final da apresentação, percorreu o Museu Naval e conheceu a exposição de longa duração "O Poder Naval na Formação do Brasil" e a mostra temporária: “Mar e vento na alma” do artista contemporâneo Marcus Penido, que conta com pinturas de tinta acrílica em canvas e dacron, tecido utilizado nas velas dos barcos.


CT (T) Deminicis apresenta a exposição "O Poder Naval na Formação do Brasil"


Na sequência, o General e sua comitiva seguiram para o Espaço Cultural da Marinha, localizado no Boulevard Olímpico e administrado pela DPHDM. Por fim, chegaram à Ilha Fiscal onde visitaram a Galeota D. João VI, a mais antiga embarcação preservada no Brasil e considerada um dos bens mais relevantes do acervo da Diretoria. O grupo viu também a exposição “Ilha Fiscal: um neogótico em terras tropicais”, que aborda a construção, a história e o papel de destaque que a Ilha Fiscal teve na história do Brasil. Os convidados puderam admirar o passado, a arquitetura e as belezas deste local tão importante no âmbito cultural do Rio de Janeiro.




O General visita a exposição “Ilha Fiscal: um neogótico em terras tropicais”