Notícias

DPHDM digitaliza mapas e atlas raros para os 200 anos da Independência do Brasil


De 07 a 29 de junho de 2021, foi realizada a digitalização de mais de 180 imagens de mapas e atlas dos séculos XVI, XVIII e XIX, que estão sob a guarda da Biblioteca da Marinha, Departamento subordinado à Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM). O processamento digital foi possível graças ao patrocínio da POUPEX e o apoio do Departamento Cultural do Abrigo do Marinheiro (DCAMN).




Digitalização na Divisão de Materiais Especiais, da Biblioteca da Marinha, seguiu padrões de imagens digitais dos maiores órgãos de guarda de acervo do mundo



A digitalização faz parte de um programa de atividades para as comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil, que contempla a exposição intitulada “O Atlântico Sul na construção do Brasil Independente”, a ser inaugurada no segundo semestre de 2021, e um catálogo com as obras digitalizadas, com previsão de publicação em 2022.

Entre as obras digitalizadas estão mapas manuscritos raros que representam o território brasileiro, como a coleção de cartas aquareladas da região amazônica e obras da Sociedade Real Marítima Militar e Geográfica. Também foi digitalizado o Theatrum Orbis Terrarum, um dos quatro exemplares existentes no mundo do primeiro atlas a ser impresso, em 1571, feito pelo cartógrafo Abraham Ortelius.




Considerado o primeiro atlas moderno, o Theatrum Orbis Terrarum foi uma das obras raras digitalizadas sob guarda da Biblioteca da Marinha


A digitalização do acervo cartográfico foi realizada utilizando conjuntos digitais fotográficos de alta resolução, com câmeras digitais específicas para captar imagens em grande formato, como no caso dos mapas raros e preciosos da Biblioteca da Marinha.