De 07 a 29 de junho de 2021, foi realizada a digitalização de mais de 180 imagens de mapas e atlas dos séculos XVI, XVIII e XIX, que estão sob a guarda da Biblioteca da Marinha, Departamento subordinado à Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM). O processamento digital foi possível graças ao patrocínio da POUPEX e o apoio do Departamento Cultural do Abrigo do Marinheiro (DCAMN).
A digitalização faz parte de um programa de atividades para as comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil, que contempla a exposição intitulada “O Atlântico Sul na construção do Brasil Independente”, a ser inaugurada no segundo semestre de 2021, e um catálogo com as obras digitalizadas, com previsão de publicação em 2022.
Entre as obras digitalizadas estão mapas manuscritos raros que representam o território brasileiro, como a coleção de cartas aquareladas da região amazônica e obras da Sociedade Real Marítima Militar e Geográfica. Também foi digitalizado o Theatrum Orbis Terrarum, um dos quatro exemplares existentes no mundo do primeiro atlas a ser impresso, em 1571, feito pelo cartógrafo Abraham Ortelius.
A digitalização do acervo cartográfico foi realizada utilizando conjuntos digitais fotográficos de alta resolução, com câmeras digitais específicas para captar imagens em grande formato, como no caso dos mapas raros e preciosos da Biblioteca da Marinha.