Notícias

DPHDM realiza Visitas Técnicas à Fragata Greenhalgh e à Força de Submarinos


Tendo como foco o assessoramento arquivístico e museológico, a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) realizou, em 8 e 14 de abril, Visitas Técnicas (VISITEC), respectivamente, à Fragata Greenhalgh e ao Comando da Força de Submarinos (ComForS).


Museóloga da DPHDM, a Capitão de Corveta (T) Miriam cataloga os itens de interesse histórico na VISITEC à Fragata Greenhalgh



No dia 8, os militares técnicos da DPHDM visitaram a Greenhalgh, por ocasião de seu processo de baixa do Serviço Ativo da Marinha. Encarregada da Divisão de Acervo da diretoria, a Capitão de Corveta (T) Miriam Benevenute Santos, museóloga, fez o levantamento dos materiais de valor histórico-cultural e/ou artístico da fragata e que demandam preservação, conforme preconizado nas “Normas para Gestão de Bens Culturais” da Marinha.

Já o Capitão-Tenente (T) Magno Vinicius da Silva Monteiro, arquivista, Encarregado da Divisão de Microfilmagem, orientou o pessoal da Fragata Greenhalgh quanto à triagem de todo seu acervo documental e o consequente recolhimento ao Arquivo da Marinha, segundo estabelecem as “Normas para Gestão Arquivística”.


VISITEC à ComForS contou com inventário dos materiais de valor museológico do Navio de Socorro Submarino Felinto Perry


Em 14 de abril, a VISITEC consistiu em orientar sobre a transferência do acervo do Museu da ComForS e da Sala de Memória do Mergulho para o Complexo Naval de Itaguaí, local da futura nova sede da Força de Submarinos. Além disso, foram dadas instruções para retirada de objetos decorativos de grande volume, como o Submarino de Pedra (monumento em frente da atual sede do ComForS, na Ilha de Mocanguê, em Niterói), e a catalogação dos objetos oriundos da baixa, em dezembro de 2020, do Navio de Socorro Submarino Felinto Perry.