NOTÍCIAS

DPHDM realiza XXI Reunião da
Rede de Bibliotecas Integradas da Marinha


Em 23 de outubro de 2019, a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) realizou, no Museu Naval, a XXI Reunião da Rede de Bibliotecas Integradas da Marinha (Rede BIM). Contando com representantes das 44 bibliotecas integrantes da Rede, o encontro promoveu a interação dos bibliotecários e auxiliares de biblioteca, reconhecendo a dedicação destes profissionais no suporte à atividade de Biblioteconomia na Marinha do Brasil (MB).


Primeiro-Tenente (RM2-T) Gabriela Gonçalves, bibliotecária, apresenta
o projeto de modernização da biblioteca do CIAW, reinaugurada em agosto


Na reunião, foram divulgadas as boas práticas que vêm sendo empregadas nas atividades desenvolvidas pela Rede BIM, como o projeto de um Portal de Periódicos da MB, ainda em desenvolvimento, a ser gerenciado pela DPHDM; o projeto de criação de uma biblioteca na nova Estação Antártica Comandante Ferraz, pela Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM); e o projeto de modernização da Biblioteca Almirante Álvaro Alberto, do Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW).

Foram debatidos também temas como as marcas de proveniência das obras, que contam sobre sua origem e história, e a elaboração de projetos culturais. Além disso, a Primeiro-Tenente (RM2-T) Alessa Fabíola dos Santos Ceslinski e a Primeiro-Tenente (T) Jéssica Pereira do Nascimento, bibliotecárias da DPHDM, traçaram um panorama, em 2019, do Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) e da Rede BIM, respectivamente.

O encontro contou ainda com homenagens a grandes colaboradores da Rede BIM em seus 15 anos de existência, como o professor Edson Schettine de Aguiar, filho do Capitão-Tenente José Maria de Aguiar, o “Patrão-Mor Aguiar”, que dá nome à biblioteca da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE).


Intercâmbio de experiências entre bibliotecários
e auxiliares de biblioteca enriqueceu a XXI Reunião da Rede BIM


Transmitida também por videoconferência aos representantes fora de sede, a reunião permitiu uma rica troca de experiências aos Encarregados e Auxiliares de bibliotecas de 30 Organizações Militares presentes no auditório do Museu Naval, dentre as quais: Estado-Maior da Armada (EMA); Escola Superior de Guerra (ESG); Diretoria de Engenharia Naval (DEN); Diretoria de Sistemas de Armas da Marinha (DSAM); Hospital das Forças Armadas (HFA), cuja biblioteca foi recém-inserida à Rede BIM; Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP); Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN); Procuradoria Especial da Marinha (PEM); e Tribunal Marítimo (TM).