
V Alte Kerr apresenta palestra no CIAW
No dia 20 de maio, a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) realizou uma palestra para os 194 Guardas-Marinha do Curso de Formação de Oficiais (CFO) 2025, no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW).
A palestra teve como tema “As Atividades Culturais da Marinha do Brasil, Revista Marítima Brasileira e o Programa Patronos da Cultura Naval” e foi conduzida pelo Diretor do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, Vice-Almirante Kerr, acompanhado do Editor-Chefe da Revista Marítima Brasileira (RMB), Capitão de Mar e Guerra Giucemar, e do senhor Rômulo Lisboa.
Na primeira parte da apresentação, foram detalhadas as diversas atividades realizadas pela DPHDM no que diz respeito a promoção da história e da cultura marítima brasileira, bem como a conservação dos bens histórico-culturais da Marinha. Em seguida, os alunos foram apresentados à RMB e sua importância para o conhecimento de assuntos relacionados ao poder marítimo.
Encerrando a palestra, foi apresentado o Programa Patronos da Cultura Naval, que visa angariar colaboradores que permitam, por meio de aporte financeiro (doações diretas ou via Leis de Incentivo à Cultura), desenvolver os projetos culturais da DPHDM, em conjunto com o Departamento Cultural do Abrigo do Marinheiro (DCAMN).
