Treinamento da Rede de Bibliotecas Integradas da Marinha capacita militares no Sistema Pergamum

Nos dias 24 e 25 de abril, a Rede de Bibliotecas Integradas da Marinha (Rede BIM) promoveu um treinamento abrangente destinado a auxiliares e encarregados não bibliotecários. O evento, sediado na Sala de Treinamento da Biblioteca da Marinha (BM), envolveu representantes de 16 Organizações Militares da Marinha do Brasil, que constituem parte dos 44 membros ativos da Rede BIM.

O foco do treinamento recaiu sobre a imersão no Sistema Pergamum, ferramenta web de gerenciamento de acervos bibliográficos amplamente utilizada. Os participantes foram conduzidos através de uma série de módulos e atividades que abordaram diversos aspectos do sistema: catalogação, cadastro de usuários, empréstimos, devoluções e renovações de livros.


Participantes do treinamento da Rede BIM na Biblioteca da Marinha


Durante o treinamento, houve também a introdução aos recursos digitais disponíveis através da plataforma "Minha Biblioteca", da qual a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) é assinante. Essa plataforma multidisciplinar oferece acesso a uma vasta gama de livros digitais, enriquecendo consideravelmente o repertório de recursos disponíveis para os militares e servidores públicos da Marinha. Além das sessões teóricas, os participantes tiveram a oportunidade de realizar um tour pelas instalações da Biblioteca da Marinha. Essa imersão prática proporcionou um maior entendimento dos recursos físicos disponíveis para complementar o aprendizado digital.