História

O Departamento de História tem sua origem na Divisão de História Marítima do Brasil, criada em 1937, no Estado-Maior da Armada (EMA). Esta Divisão era responsável pela organização e análise dos títulos e documentos existentes na Biblioteca e no Arquivo da Marinha, visando à escrituração da História Naval brasileira.

Com a criação do Serviço de Documentação da Marinha (SDM), em 1943, a Divisão de História Marítima do Brasil foi transferida para essa nova organização militar como Seção de História Marítima do Brasil, tornando-se mais tarde, o Departamento de História Marítima e Naval.

Com a reformulação administrativa ocorrida em 1º de julho de 2008, que provocou a mudança de denominação do SDM para Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM), passou a ser designado como Departamento de História,possuindo as divisões de História Marítima e Naval; Pesquisas Históricas; e Arqueologia Subaquática. Tem como missão:

Supervisionar o estudo, a pesquisa e o registro da história marítima e naval brasileira, em seus múltiplos aspectos, e os eventualmente ligados à estrangeira; coordenar a produção de volumes e tomos da História Naval Brasileira, da Revista Navigator e outras publicações de registro da história administrativa da Marinha, dos navios, estabelecimentos navais e biografias; propor os calendários de eventos históricos da MB; promover intercâmbios com órgãos nacionais e estrangeiros, e eventos culturais relacionados com as atividades-fim do Departamento; e supervisionar e fiscalizar, as atividades relativas a Arqueologia Subaquática e História.



INFORMAÇÕES
Endereço: Praça Barão de Ladário s/n, Ilha das Cobras, Centro, Rio de Janeiro, RJ.
Telefones: (21) 2104-5491 / 2104-6722
E-mail: dphdm.historia@marinha.mil.br