Cerimônia da DPHDM marca Encerramento do Ano Cultural da Marinha


A Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) realizou, no Museu Naval, a Sessão de Encerramento do Ano Cultural da Marinha em 2023 na última terça feira, 12 de dezembro. O evento prestigiou àqueles que ajudam a escrever continuamente a história da Marinha do Brasil e fez um balanço das realizações em prol da cultura e memória marítima.

Na tradicional Sessão das Efemérides Navais, em que são homenageadas personalidades que contribuíram com relevantes serviços prestados à Força, a Diretoria celebrou o centenário de nascimento do Almirante de Esquadra Paulo de Bonoso Duarte Pinto, Vice Almirante (EN) José Carlos Coelho de Sousa, Vice Almirante Ibsen de Gusmão Câmara, Vice Almirante Dilmar de Vasconcellos Rosa, Vice Almirante (Md) Médico Miguel de Siervi, Contra Almirante Arnaldo Courrége Lage, Contra Almirante (Md) Braz Itapacy Magalhães e Guarda Marinha Milton Jansen de Faria.



Familiares do Almirante de Esquadra Bonoso, que faria 100 anos em 2023, recebem homenagem com histórico de sua carreira na Marinha

Na ocasião, houve a entrega da Medalha Colaborador Emérito, destinada a ratificar o reconhecimento e gratidão às instituições e personalidades que contribuíram de forma marcante para a consecução das tarefas atinentes a esta Diretoria. Dando prosseguimento à cerimônia, aconteceu a outorga da Medalha Revista Marítima Brasileira (RMB), cujo propósito é estimular o estudo e a pesquisa de assuntos técnico-navais. O prêmio é concedido a cada três anos e republica se o artigo premiado. O Capitão de Mar e Guerra (RM1) Luciano Ponce Carvalho Judice, autor do artigo “Plano Estratégico da Marinha (PEM 2040): O Combate pelo Mar no Brasil Marítimo do século XXI”, publicado na RMB do 4º trimestre de 2020, foi agraciado com a medalha. Na sequência, foram distinguidos com Menção Honrosa, relativa ao triênio 2020 2022, os artigos: “Reatores Duais”, publicado na RMB do 2º trimestre de 2020 escrito pelo Capitão de Mar e Guerra (Refº) José Augusto de Abreu Moura e o artigo “Perspectivas tecnológicas para a guerra do futuro: Imaginai vos a Guerra!” publicado na RMB do 3º trimestre de 2020 dos autores: Capitão de Mar e Guerra (Refº FN) José Cláudio da Costa Oliveira; Prof. Nival Nunes de Almeida e o Capitão de Fragata (RM1 FN) Rodolfo Castelo Branco Wadovski.


Capitão de Mar e Guerra (RM1) Ponce recebe a Medalha RMB

Além dos familiares dos almirantes homenageados, prestigiaram a cerimônia o antigo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, Oficiais Generais; ex Diretores da DPHDM; representantes de Instituições Culturais Congêneres, e membros da Sociedade Amigos da Marinha no Rio de Janeiro.

Após a cerimônia, a DPHDM lançou o livro “INHAÚMA” e realizou uma tarde de autógrafos com as autoras do livro “Pioneiras: Militares que Marcaram a História da Mulher na Marinha do Brasil”. O livro INHAÚMA conta a história do herói marinheiro do Brasil, Almirante Joaquim José Inácio de Barros, o Visconde de Inhaúma, durante a condução da Campanha Naval na Guerra do Paraguai, a participação no processo de Independência do Brasil e atuação nos conflitos no período imperial. Já o livro PIONEIRAS, que teve lançamento do e book durante a Sessão de Encerramento, aborda a jornada das mulheres na Força Naval, destacando a carreira de militares pioneiras em atividades que, até então, eram realizadas somente por homens. Para adquirir os livros, acesse: https://www.marinha.mil.br/bibliotecadamarinha/catalogo ou entre em contato com a Editora Letras Marítimas pelo telefone: (21) 99797 0076.


Palavras do autor Comandante Alves de Almeida no lançamento do livro “Inhaúma”