Arquivo da Marinha

Integrante do Sistema Nacional de Arquivos (SINAR), é reconhecido pela Lei no 8.159, Cap. IV, Art. 17, como uma Instituição Arquivística Pública. Tendo o seu acervo sido tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural do Estado do Rio de Janeiro (INEPAC), o Arquivo da Marinha tem por finalidade a custódia, o processamento técnico, a conservação e o acesso aos documentos para o público em geral. Está estruturado em três divisões: Divisão de Documentos Escritos, Divisão de Documentos Especiais e Divisão de Acesso à Documentação.

Possui em seu acervo documentos que datam do século XVIII aos dias atuais incluindo, também, coleções completas das edições do Diário Oficial da União, dos Boletins de Pessoal Civil e Militar e Boletins Administrativos, Leis do Brasil, Almanaques dos Corpos e Quadros, Relatórios dos Ministros e Comandantes da Marinha, fotografias, vídeos, distintivos e filmes institucionais de diversas Organizações Militares da Marinha, gravações sonoras, livros dos estabelecimentos e dos navios de guerra e mercantes, róis de equipagens e todos os documentos administrativos produzidos ou recebidos pela Marinha enviados ao Arquivo pelas Organizações Militares. Com base nestes documentos, emite certidões comprobatórias para fins legais. À vista da riqueza do seu acervo, constitui-se numa das mais importantes fontes de pesquisa do País.

O Arquivo da Marinha é, ainda, o responsável pelo acompanhamento e pela implementação da Política Nacional de Arquivos no âmbito da Marinha do Brasil.



ARQUIVO - INFORMAÇÕES
Atendimento: 3ª a 6ª feira, de 8h30 às 16h.
Endereço: Praça Barão de Ladário s/n, Ilha das Cobras, Centro, Rio de Janeiro, RJ.
Telefones: 2104-6994 / 2104-6723 / 2104-5488 / 2104-5487
Email: dphdm.arquivo@marinha.mil.br