DPHDM promove Seminário em Comemoração aos seus 80 anos


A Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) promoveu, no dia 21 de novembro de 2023, o Seminário em Comemoração aos seus 80 anos. O encontro reuniu Oficiais Generais especialistas em Cultura, que apresentaram ao público um panorama atual das perspectivas sobre esse tema nas Forças Armadas Brasileiras.

Visando ampliar a articulação sobre o assunto no âmbito do Ministério da Defesa, a DPHDM realizou o encontro como espaço para permutar metodologias relacionadas com a preservação e divulgação do Patrimônio Histórico e Cultural.


Palestra do Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército Carlos Machado

O Almirante de Esquadra Eduardo Machado Vazquez, Secretário-Geral da Marinha, proferiu a palestra de abertura seguida da palestra do General de Exército Francisco Carlos Machado Silva, Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA); da palestra do Vice-Almirante (RM1) José Carlos Mathias, Diretor do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha; da palestra Major-Brigadeiro do Ar R/1 José Roberto Scheer, Subdiretor de Cultura do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica e do General de Brigada Luciano Antônio Sibinel, Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército. O evento contou com a presença do Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho, Diretor do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica; Vice-Almirante Gilberto Santos Kerr, Comandante da Escola Superior de Guerra; além de autoridades civis, ex-Diretores da DPHDM e comitivas das 3 Forças.

Na sequência, foi realizado o lançamento do “Livro Comemorativo dos 80 anos da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha” no Pátio d´Armas do Museu. O livro, produzido pela Editora Letras Marítimas, registra a história da Diretoria.


Vice Almirante Mathias entrega 1º exemplar do “Livro Comemorativo dos 80 anos” ao Almirante de Esquadra Vazquez

//