A DAdM tem o propósito de contribuir para a Gestão Administrativa da Marinha do Brasil (MB).
Para a consecução do seu propósito, cabem à DAdM as seguintes tarefas:
I - prestar assessoria em Gestão às Organizações Militares (OM) da Marinha;
II -supervisionar as atividades relacionadas com a elaboração de Licitações e Acordos Administrativos da Marinha;
III - executar as atividades previstas no Sistema de Planejamento de Pessoal (SPP), nas áreas de conhecimento atribuídas à DAdM, de acordo com as normas em vigor;
IV - acompanhar o desenvolvimento dos sistemas digitais administrativos de responsabilidade da DAdM; e
V - acompanhar os Cursos de Carreira da Intendência, bem como assessorar o Secretário-Geral da Marinha e os Oficiais-Generais Intendentes nos diversos processos da carreira para os quais o Corpo de Intendentes da Marinha (CIM) contribua com o Setor de Pessoal.
Em situação de mobilização, conflito, estado de defesa, estado de sítio, intervenção federal e em regimes especiais, cabem à DAdM as tarefas concernentes à mobilização e à desmobilização que lhe forem atribuídas pelas Normas e Diretrizes referentes à Mobilização Marítima e as emanadas pela SGM.