
No período de 16 de março a 6 de abril, o 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-2) participou da Operação “Jeanne D’Arc 2025” , um exercício planejado pela Marinha do Brasil em conjunto com a Marinha Nacional da França, sendo realizado no litoral da cidade de Fortaleza no Ceará.
Dentre os diversos exercícios feitos, destacam-se a realização de uma Operação Anfíbia, exercício que simula um desembarque militar realizado a partir do mar, utilizando embarcações de assalto e veículos anfíbios e Operação de Evacuação de Não-Combatentes, destinada a resgatar civis ou membros das Forças Armadas que não estejam envolvidos em um conflito, garantindo sua segurança em cenários de crise.
Nessa comissão foi empregada uma aeronave do modelo AH-15B, a qual realizou transporte administrativo, desfile aéreo e apoio aéreo, demonstrando sua capacidade multifuncional em evacuações aeromédicas, busca e salvamento e suporte às tropas em terra.
A possibilidade de atuar numa comissão operativa com militares de outro país permitiu reforçar a interoperabilidade entre as forças e fortalecer as relações estratégicas entre os dois países, além de demonstrar a versatilidade e profissionalismo dos integrantes do Esquadrão HU-2.
