
O 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte (EsqdHU-41), subordinado ao Comando do 4º Distrito Naval, participou da Operação "YANOMAMI”, com uma aeronave UH-15, sob o Comando Operacional Conjunto Amazônia (CmdoOpCjAmz).
No dia 28 de fevereiro, a aeronave N-7105 realizou o transporte de um gerador de energia de 1.050 Kg, da cidade de Boa Vista para o interior da Terra Indígena Yanomami, localizado no Estado de Roraima. A aeronave realizou o transporte que durou aproximadamente 2 horas e 30 minutos e percorreu um trajeto total de 177 milhas náuticas (328Km).
Desta forma, a missão realizada em prol da Operação Escudo Yanomami, entra para a História do Esquadrão com o transporte de carga externa mais longo de toda a história do Esquadrão.
