A Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) oficializou, em 14 de setembro, a ativação do Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional (SAGITARIO), em substituição ao antigo X-4000. Esse novo sistema proporciona diversas vantagens na prestação dos serviços de tráfego aéreo, otimizando recursos humanos, uniformizando modelos e práticas operacionais e dinamizando procedimentos de coordenação entre órgãos de controle.
O SAGITARIO é um software nacional desenvolvido pela Atech, empresa do grupo EMBRAER, que permite ao controlador, basicamente, uma melhor capacidade de ordenação de fluxo na execução do controle das aeronaves no espaço aéreo. A tecnologia do SAGITARIO foi desenvolvida com a participação de profissionais controladores de tráfego aéreo (ATCO), seguindo as melhores práticas e recomendações existentes no mercado internacional, como as adotadas nos sistemas especificados pela Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea (EUROCONTROL) e pela Organização Internacional da Aviação Civil (OACI).
A BAeNSPA tem sob sua responsabilidade o espaço aéreo delimitado pela Região dos Lagos do Rio de Janeiro e parte da região oceânica a sul e ao norte de Cabo Frio. Ademais, além de controlar os voos militares do Complexo Aeronaval, tem sob sua responsabilidade todos os tráfegos da aviação civil que circulam no espaço aéreo sob sua jurisdição.
O Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante Emerson Gaio Roberto, durante a cerimônia de ativação do Sistema destacou: “é de grande importância a implantação do SAGITARIO, sendo este um investimento relevante para a Marinha e para todos os clientes da BAeNSPA - nossos Esquadrões e toda a aviação civil - especialmente pela segurança de voo que ele propicia”.