Durante o período de 26 de julho a 26 agosto, a Aviação Naval participou das Operações “Cúpula da Amazônia” e “CAMEX Delta do Amazonas”, empregando os seguintes meios: um IH-6B Bell Jet Ranger, do 1° Esquadrão de Helicópteros de Instrução(EsqdHI-1); um SH-16 “Seahawk”, do 1° Esquadrão de Helicópteros de Antissubmarino (EsqdHS-1); e um AH-15B, do 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-2), todos embarcados no Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico (A140).
O EsqdHI-1 realizou voos de adestramento em missões de esclarecimento com a utilização do “Plotting Board”, Qualificação e Requalificação de Pouso a Bordo (QRPB) e cobertura fotográfica da Operação “CAMEX Delta do Amazonas”. Realizou, também, exercício de “Pick-Up” com o Navio Patrulha Macau (P-71), sediado no 3º Distrito Naval, para a qualificação das Equipes de Manobra e Crache (EQMAN) desse navio. O EsqdHU-2 foi empregado em voos táticos de esclarecimento, visando o adestramento de sua tripulação, além da realização de QRPB e transportes administrativos.
A aeronave SH-16 “Seahawk” participou de exercício de Controle de Área Marítima no entorno da Foz do Rio Amazonas, com navios do 4º Distrito Naval e com a Fragata Defensora (F41). Visando ao adestramento dos pilotos e operadores da aeronave e do Controlador Aerotático (CAT) do navio, foram realizados exercícios Controle de Helicópteros em Cobertura (CHC), de Guerra Antissubmarino (ASW) e simulação de Lançamento de Torpedo MK-46, além de QRPB nos períodos diurno e noturno, este último com o uso de Óculos de Visão Noturna (OVN).